terça-feira, 29 de abril de 2008

Maquinado na Mostra Sapo Cururu


Mais de duas décadas fechado, o Cine Olinda, localizado no Sítio Histórico da Cidade Patrimônio da Humanidade, terá sessão especial na próxima sexta-feira, dia 2 de maio. Embora a reforma do prédio não esteja concluída, o local vai abrigar a mostra de cinema Sapo Cururu. O filme "Diário de Sintra", de Paula Gaitán, e o show do Maquinado, projeto do músico Lúcio Maia, da banda Nação Zumbi, são as principais atrações da noite.
Inédito no Recife, o filme de Paula Gaitán foi lançado em setembro do ano passado e exibido em algumas capitais brasileiras e fora do País. Retrata imagens em super 8 (nunca antes mostradas ao público) e fotos do cineasta Gláuber Rocha com a família na cidade de Sintra, em Portugal. Foi lá, em 1981, que ele morou com Paula e os dois filhos, Eryk e Ava. A película revela fatos dos últimos meses de vida do cineasta. Serão mostrados também dois curta-metragens. No final, está programada a entrega do Prêmio Sapo Cururu, concedido a pessoas de destaque no cenário artístico pernambucano.
Terminadas as projeções e a premiação, a festa continua no Clube Atlântico, vizinho do Cine Olinda. Com o aval do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (Iphan), será aberta uma passagem entre os prédios para que o público possa circular nos dois espaços. Antes dos músicos do Maquinado subirem ao palco, o DJ Rossi Love vai colocar som. Enquanto rolar música, serão exibidos vídeos selecionados no You Tube. A produção do Sapo Cururu vai criar um link para que qualquer pessoa que fez um filme (em câmeras digitais, em celulares) envie seu trabalho para ser mostrado durante a noite.

O projeto Maquinado, sob o comando de Lúcio Maia, traz os músicos Dengue, Toca Ogan (também da Nação Zumbi), além de Catatau (Cidadão Instigado), Siba (Fuloresta do Samba) e Marcelo Campello (Mombojó), entre outros.

Mostra Sapo Cururu
Filme: "Diário de Sintra", de Paula Gaitán
Show com Maquinado e DJ Rossi Love
Data / Horario: 2 de maio - 22h
Local: Cine Olinda e Clube Atlântico - Carmo - Olinda
Ingressos: R$ 15,00

Fonte: Coquetel Molotov

Red Bull Music Academy

O Red Bull Music Academy promove hoje, na Livraria Cultura, o workshop com o tema “Novos instrumentos digitais com tecnologia livre”. Os convidados são Jarbas Jácome, autor do software livre ViMus, que será apresentado por ele mesmo no evento e o produtor inglês Gabriel “Salsaman” Finch, que irá falar sobre a história da música visual e apresentar o projeto LiVES, de sua autoria. Na segunda parte do workshop, Ricardo Brazileiro e José Balbino demonstrarão algumas das possibilidades de integração dos chamados softwares livres e de interfaces de produção multimídia, com pick-ups, vinil, webcam, hardwares e controladores.
O encontro do Recife encerra a série de workshops do Red Bull Music Academy pelo Brasil. Ao todo foram seis edições que passaram pelas principais capitais do país durante o mês de abril, cada uma com um tema específico relacionado à produção musical local. Um dos objetivos da iniciativa é promover entre novos talentos brasileiros o encontro internacional organizado anualmente pela academia de música.

Red Bull Music Academy - Workshop Recife
Convidados: Jarbas Jácome, Gabriel “Salsaman” Finch, Ricardo Brazileiro e José Balbino
Data / Horário: Terça - 29 de abril – 18h
Local: Livraria Cultura – Cais da Alfândega - Recife Antigo
Entrada Gratuita
Mais informações: Red Bull Music Academy

segunda-feira, 28 de abril de 2008

Cine PE 2008

Começa hoje o Cine PE, festival do audiovisual, no Centro de Convenções, Complexo Salgadinho, Olinda. O evento vai de hoje, segunda-feira (28 de abril), até domingo (04 de maio).

Confira a programação Completa
Cine PE

domingo, 27 de abril de 2008

Entrevista com China.


Entrevista com China e H. Stern Band concedida no dia 14 de abril de 2008 para o Jornal Cultural, falando do disco novo, a repercussão do Simulacro, projetos futuros e outras coisas mais.

Jornal Cultural - Fala da repercussão do Simulacro.

China- O disco demorou pra sair, mas foi massa. Eu tava comparando as matérias em casa e pelo formato do disco ter saído independente, saiu bem próximo do que rolou com sheik tosado - quando o sheik tosado tinha gravadora e a trama tinha grana pra caralho pra manter disco. Então, em termos de divulgação, o disco saiu igual, e isso pra gente é como se fosse do caralho... Porra, pode falar palavrão véi?

Jornal Cultural- Pode

China - (Risos) Foi mau galera... Porque o nível está igual.O nível de divulgação foi o mesmo. Então, mais uma prova que você na independência, hoje em dia com a internet, você consegue fazer as coisas. O disco foi eleito, ficou entre os melhores do ano em vários sites de música independente, revistas, site de Nelson Mota. Coisas massas. Assim, eu não esperava que o disco fosse chegar a tanto.

Jornal Cultural- Tu agora conseguiu agradar um público que vai da meninada a minha mãe e minha sogra.Como é isso, véi?

China- Isso é por causa da Del Rey né, véi? Uma hora eu ia achar que o Del Rey ia atrapalhar, mas o Del Rey só ajuda, porque a gente toca Roberto Carlos com aquela roupagem e nego fica querendo mais, e não tem disco do Del Rey para vender. Por isso a galera acaba indo atrás do meu som, atrás do mombojó. Mesmo jeito é a minha banda: nego que gostar de Yuri e Perna tocando vai atrás dos outros trampos deles. Eu queria que o negócio continuasse assim. Poder atingir vários públicos é tudo que um cara que faz som quer. O cara que faz uma banda que faz show e dizer que tem um público alvo, não tem! O cara quer tocar em todo lugar. Tomara que role mais assim.

Jornal Cultural – Como é a parte de compor? Eu sei que alguns não participaram do disco, mas como é essa história de compor?

China- Velho, na real.Quando a gente gravou o disco só quem participou foi Yuri e Hugo Gila, ativamente, tocando todas as coisas.Quando a gente montou a banda com André e com Perna, as músicas já tomaram outra cara.Tem a linha do disco,mas é outra história. Fica até mais interessante, porque ao vivo é outro trabalho. E agora a gente começou a fazer música nova, estamos fazendo música juntos, e está fluindo assim: todo mundo mais ou menos com a mesma idéia, está cada vez mais o esquema de banda, que é como eu quero deixar a cara. É o meu trampo, a minha cara na frente, mas tem os caras fazendo um conjunto na história.

Jornal Cultural- Qual a dica que tu daria para a galera que ta começando?

China- Pô, diz ai Yuri, tu que começasse novo!

Yuri – Ouvir pra caralho. Ouvir mais do que falar.

Jornal Cultural - Ouvir o que por exemplo?

China – Além de som, ouvir a galera que ta há um tempo. Comparando com a gente que é uma galera que apareceu depois da história de Chico Science, a gente ouviu muito história desses caras, de Pupilo, de Lúcio, dos caras do Mundo Livre, das bandas mais antigas. A gente ouviu muito a conversa desses caras.Já foi pegando os macetes.Quando a gente saiu pela primeira turnê em São Paulo, já não foi como os caras. Os caras saíram em uma roubada. A galera da Nação e do Mundo Livre saíram numa roubada. Os caras saíram num ônibus daqui, doideira da porra.A gente não, já existe uma estrutura, porque nego já passou esse papo pra gente, ta ligado? E ouvir som pra cacete, ouvir som é fundamental para você criar uma coisa nova, até porque, em Recife, cada banda que nasce quer fazer um som diferente.Nenhuma uma banda é parecida com a outra.Todo mundo tem a obrigação de fazer um som diferente, novo.

Jornal Cultural – Tu tem o teu projeto solo e a Del Rey. O que tu faz, além disso?

China- Além disso, eu tenho um estúdio, junto com Chiquinho e Homero. Homero Basílio, que é músico da Sinfônica, e Chiquinho do Mombojó. A gente tem esse estúdio em sociedade, que é o Das Caverna, além de produzir trilha para filme, desfile, a gente pegou uma trilha para ESPN, fazer umas coisas lá pra aquele canal de esporte. Tem os discos que a gente ta produzindo, que é o disco de Catarina, que ta saindo agora, e o disco de Júnior Black. E fora isso tudo tem o lance de compor com a galera. Vai sair música minha agora no disco da irmã de Yuri; tem umas coisas minhas e com André que a gente mandou para festival; Dado Villa Lobos gravou música minha. Até o doido do pagode, Leandro Le Hart, gravou. Os meninos do mombojó. E tem esse outro lado que é bacana, porque são músicas que eu não tenho a manha de cantar, mas consigo fazer de um jeito que a galera interprete bem e fica mais bacana na voz dos interpretes do que na minha.

Jornal Cultural - Quando é que vai ter show no Alto José do Pinho?

China – Então, véi. Canibal ta com uns papos comigo de a gente arrumar um show lá. To muito a fim de tocar lá no alto, já pela história do lugar, e também é outro caminho que você pode tomar. Você não precisa cobrar em um show lá o que você cobra no Spirit. Você pode fazer uma coisa bem mais bacana, pequena e, quem sabe, tocar ali em cima, naqueles bares que ficam ali no cruzeiro - Perna deve saber melhor do que eu. Rolando isso, já é mais um canal pra tocar, já que não tem um lugar pra tocar.

Jornal Cultural E o que tu acha de não ter onde tocar?

China- É uma merda não ter onde tocar, né véi? Não tem lugar nenhum para a gente fazer show. Um lugar que caiba 400, 500 pessoas não existe. Ou você fica tocando pela prefeitura, que um negócio massa, aberto, dá muita gente, mas pra você fazer showzinho seu. Não é nem o lance da galera não pagar ingresso, nego paga. A prova disso é a Academia da Berlinda, que tocou agora e deu mais gente do que o Abril pro Rock. O show da Academia da Berlinda, vários outros eventos que aconteceram na mesma época do abril pro rock, aconteceram do mesmo jeito. Você nota que nego paga o ingresso para ir ao show.O problema é que não tem casa de show.

Yuri – Deveria ficar os palcos descentralizados o ano todo! (Risos)

Jornal Cultural – Manda esse projeto pra prefeitura. Nunca pensasse, não?

China – Ta valendo, viu? A idéia ta no ar, Canibal. Se liga ai!

Risos...

China – Rolou lá no alto o União Aurora, que é uma história que, além da gente tem Catarina, Júnior Black e o Mombojó, que são todas as coisas que a gente gravou no estúdio, lá no Das Caverna, rolando no show. Rolou no Alto e foi bem engraçado. O "União Aurora" é meio que toca de tudo. Assim, nego entendeu legal o show e chegou junto pra ver.

Jornal Cultural - O "União Aurora" rolou no Teatro Arsenal também, mas esse do Alto não teve muita divulgação né, véi?

China- Rolou no Arsenal também. Aquele foi o primeiro. O segundo já foi mais curtição, a galera mais ajeitada, mais ensaiada. A única coisa ruim desse negócio de pólo descentralizado é que não tem muita divulgação. Ou você pega aquele papelzinho da prefeitura, ou você fica meio sem saber o que ta acontecendo.

Jornal Cultural - Eu Fiz uma entrevista com os caras da Júlia Says e eles falaram que já tentaram fechar várias parcerias de shows contigo, mas não conseguiram. No carnaval os caras te chamaram para participar do Rec-Beat. Como é a relação de vocês?

China – Porra, velho! Nunca rola. No Carnaval eu toquei todos os dias. Foi impossível armar, mas o Júlia Says é uma banda que eu gosto muito, descobri por acaso na internet, nem sabia que os caras eram daqui. Mas depois que eu falei, conheci os caras. André disse que eles eram amigos dele.

Jornal Cultural – Eles falaram que iria te chamar para participar do próximo disco.

China – Mas vai rolar umas paradas, nem que seja gravar umas músicas lá, compor alguma coisa junto. Os caras gravarem lá no estúdio. Sei lá, mas vai rolar né, véi? Tem que rolar. Porque essas coisas boas não pode deixar passar.Tem que ta junto das paradas que são legais, ta ligado?

Jornal Cultural – A gente falou de Carnaval, como foi essa história de tocar frevo.

China - Foi massa, véi! Eu curti pra cacete. Toquei com uma orquestra clássica, que era a de Ademir lá e a turma;Toquei com Spock.É outra linha de música, mas ao mesmo tempo eu ouço isso desde pequeno.Sabia tudo de cor. Foi massa, gostei. É hardcore pra caralho. O galo foi punk. Meio-dia nego virando monstro quando tocava vassourinhas. Muito bom.



Yuri Como é a história de tocar fora de Recife


China – A gente ta indo agora em maio, véi, pra São Paulo e Rio, talvez Brasília, fazendo uma temporada junto com o Mombojó que é um show que a gente montou junto, inclusive a idéia inicial desse projeto tinha o devotos também, que uma hora a gente pretende retomar a história que era eu, mombojó e devotos. As três bandas tocando música de todo mundo e todo mundo no palco ao mesmo tempo. Vai rolar Rio e São Paulo comigo e com Momboj
Uma hora quem sabe rola também com Devotos que, pô, pra gente vai ser uma honra né, véi? Escuto os caras desde moleque.

Jornal Cultural – Como é que tá a aceitação dos shows por lá?

China – A primeira vez que a gente foi um show foi muito bom e o outro foi muito ruim. Não tinha ninguém, só os meninos do Mombojó na platéia e a gente tocando. Mas o ultimo que a gente fez já deu uma galera, que foi em Brasília. Tinha mil pessoas no show.Foi classe, classe total, véi. Cada vez melhor né, véi? Querendo ou não, pô, além de mim, os caras têm outros trabalhos.Então, quando nego diz "Ah, China ta indo pra lá", não é só eu, né? Vai Hugo, Perna e os caras que já sacam de outros trampos.

Jornal Cultural – Já tem outro disco na agulha, já começaram a pré-produção, já tem música nova?

China – Pô, a gente tá fazendo devagarzinho. Assim, tem músicas novas.Eu tenho umas oito em casa que estão meio que prontas. Eu vou gravando umas coisas em casa e mostro para os caras. Esse disco vai ser mais colaborativo, (pausa para se despedir de Yuri: "falou Yuri") todo mundo trabalhando junto é o que eu pretendo.

Jornal Cultural – Vou te fazer uma pergunta que já virou clichê, mas vou modificá-la. Por que Anti-herói não entrou nesse disco. A pergunta é se ela vai entrar no próximo?

China – Pô, espero que entre né, véi? Porque nego já ripou o áudio, já ta na internet e não entrou no Simulacro porque não era a hora dela ainda. Uma hora ela vai entrar. É massa porque quando eu botar no próximo disco, a galera já conhece E não entrou no simulacor porque não era a hora para esse disco, acho que não era. A internet ta ai pra isso.

Jornal Cultural – Como é tocar com esses caras?

China- É massa!Só menino bom né, véi? peguei o melho, né? Os melhores caras estão tocando comigo, então não tem tempo ruim não véi. A gente marca três, quatro horas de ensaio e acaba por ensaiar duas e já resolveu. O lance da gente é estar sempre conversando, mostrando o som e tal,e e eu chamei os caras porque eu sabia que iriam contribuir né, véi? Não é apenas os caras que vão tocar, eles vão contribuir com o som. É muito foda, cada um colocar o seu na parada.

Jornal Cultural – Beleza, China. Valeu pela a entrevista.

China - Valeu, um abraço ai. Perna, quer mandar um abraço pra Vovô! Manda um beijo pra vovô! Vai, manda um beijo pra Vovô. Vá, diga: beijo vovô! Porra, Perna. Vai para o Alto e tu não quer mandar um beijo pra Vovô? (Risos)

Jornal Cultural – O Jornal sempre deixa um espaço para tu falar o que quiser,véi. Fiquem á vontade.

André Édipo A humildade é a chave da vitória né, bicho?

China – Sábias palavras de André Édipo.

Confira mais sobre China

Por: Tarcísio Camêlo.

quinta-feira, 24 de abril de 2008

Agenda Cultural


Sexta-feira 25/04

Traga a Vasilha

Sexta 25/04

Local: Rua da Moeda (Recife Antigo-PE)

Horário: 23hs

Preço: Grátis

Encontro de Maracatu na rua da moeda, Recife Antigo.

EL Mocambo
Sexta 25/04
Local: Burburinho (Rua Tomazina, Recife Antigo-PE)
Horário: 23hs
Preço: R$ 5,00
EL Mocambo todas as Sextas no Burburinho ao som de muito blues e Rock and roll

Estação Arte
Sexta 25/04
Local: Estação central do Metrô do Recife (Recife-PE)
Horário: 17hs
Preço: 1,20
O projeto Estação Arte, Realizado pela Gerência de Música da Fundação de Cultura da Cidade do Recife, traz nesta sexta a banda Martinez.

Os Ordinários
Sexta 25/04
Local: Spirit Music Hall (Rua do Futuro, Aflitos, Recife-PE)
Horário: 22hs
Preços: R$ 25,00 (Homens) e R$ 20,00 (Mulheres)
A banda Os Ordinários faz releituras dos clássicos da Jovem Guarda com uma roupagem mais instigante.

Elza Soares
Sexta 25/04
Local: Clube das Pás (Rua Odorico Mendes, Campo Grande, Recife-PE)
Horário: 22hs
Preço: R$ 15,00
Atrações: DJs Edinho Jacaré e Waldir Português, Elza Soares, Orquestra do Clube das Pás (Encerramento).

Abreu pro Rock
Sexta 25/04
Local: Abreu e Lima (Em frente ao Fórum)
Horário: 20hs
Preço: Grátis
Atrações: Nanica Papaya, Zé Povinho, Relles, Especulum, O Calibre.

Kenny Brown
Sexta 25/04
Local: Quintal do Lima (Rua do Lima, Santo Amaro, Recife-PE)
Horário: 22hs
Preço: R$ 10,00
Em turnê pelo Nordeste, o guitarrista Kenny Brown, de New Orleans (EUA), é o convidado da Uptown Band para show do CD do Mississipi ao Capibaribe, no Quintal do Lima.

Sábado 26/04

Toquinho e MPB4
Sábado 26/04
Local: Teatro da UFPE (Campus universitário, Recife-PE)
Horário: 21hs
Preço: R$ 80,00 (Inteira) e R$ 40,00 (Meia)
Atrações: Toquinho e MPB4.

Del Rey no Spirit
Sábado 26/04
Local: Spirit Music Hall (Rua do Futuro, Aflitos, Recife-PE)Horário: 21hs
Preço: R$ 20,00
A banda Del Rey faz releituras dos clássicos do rei Roberto Carlos.

Tarja Preta no Burburinho
Sábado 26/04
Local: Burburinho (Rua Tomazina, Recife Antigo-PE)Horário: 21hs30
Preço: R$ 5,00
A banda Tarja Preta apresenta clássicos do rock n´roll em show no burburinho e a estreante Alcatéia abre o show, tocando Secos e Molhados e Mutantes.

Livraria Cultura apresenta Kadu Viana
Sábado 26/04
Local: Livraria Cultura (Paço Alfândega, Recife Antigo-PE)
Horário: 17hs
Preço: 1 kg de alimento não perecível
A livraria Cultura apresenta Kadu Viana, que transita pelo MPB, pop, jazz e rock. O seu ingresso é 1 kg de alimento não perecível que será destinado para o “Lar dos pequeninos de Jesus”.

Chá de Zabumba Lançamento oficial do novo CD
Sábado 26/04
Local: Pátio de São Pedro (Recife-PE)
Horário: 20hs
Preço: Grátis
Lançamento oficial do novo disco da banda Chá de Zabumba “Sem Regra”.

Aniversário da Casa da Rabeca
Sábado 26/04
Local: Casa da Rabeca (Rua Curupira, Cidade Tabajara, Olinda-PE)
Horário: 22hs
Preço: R$ 10,00
Nádia Maia, Cristina Amaral, Rogério Rangel, Ed Carlos, Toninho de Barreiros, Márcia Lima, Banda Sintonia do Forró e o Mestre Salustiano são algumas das atrações do grande show de comemoração dos seis anos da Casa da Rabeca do Brasil.


Domingo 27/04

Lançamento do disco da Orquestra Contemporânea de Olinda
Domingo 27/04
Local: Praça da preguiça (Carmo, Olinda-PE)
Horário: 17hs
Preço: Grátis
Orquestra Contemporânea de Olinda faz show de lançamento na Praça da Preguiça em Olinda.

Abril Pro Rock 2008
Domingo 27/04
Local: Chevrolet Hall (Complexo Salgadinho, Olinda-PE)
Horário: 20hs
Preço: R$ 80,00 (Inteira) e R$ 40,00 (Meia)
Atrações: Helloween e Gamma Ray.

Trio Pouca Chinfra e a Cozinha na UK Pub.
Domingo 27/04
Local: UK Pub (Rua Francisco da Cunha, Boa Viagem, Recife-PE)
Horário: 21hs
Preços: R$ 20,00 (Homens) e R$ 10,00 (Mulheres)
O Trio Pouca Chinfra coloca todo mundo para sambar na UK Pub nesse domingo.

Uptown Band
Domingo 27/04
Local: Livraria Cultura (Paço Alfândega, Recife Antigo-PE)
Horário: 17hs
Preço: 1 kg de alimento não perecível
A Uptown Band é pioneira da cena do blues em Pernambuco. Com nove anos de estrada, destacou-se por ser a única banda do Nordeste a ter tocado com os principais nomes nacionais e internacionais do estilo. Suas principais influências vêm da música vintage em geral, principalmente das raízes da música negra norte-americana – blues, jazz. O seu ingresso é 1 kg de alimento não perecível que esse mês será destinado para “O Lar Pequeninos de Jesus”.

Funpark Lança CD experimental
Domingo 27/04
Local: Downtown Pub (Recife Antigo-PE)
Horário: 15hs
Preço: R$ 10,00 (Antecipado)
Bandas: Martinez, Funpark, Flor de Liz e Bon Vivant.



O Jornal Cultural não se responsabiliza por qualquer alteração nos eventos.

Por: Tarcísio Camêlo.
Foto: Lila Ribeiro.

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Orquestra Sinfônica do Recife


A Orquestra Sinfônica do Recife abre a temporada 2008 da série dos concertos ao Pôr do Sol hoje, dia 23 de abril, no teatro Santa Isabel. O acesso é livre, os interessados devem retirar o ingresso na bilheteria do teatro a partir das 17 horas.

Orquestra Sinfônica do Recife
23 de Abril de 2008
Local: Teatro Santa Isabel (Praça da República)
Horário: 18hs30
Preço: Grátis

terça-feira, 22 de abril de 2008

The Playboys na UK Pub.

A banda The Playboys é a atração desta terça-feira na UK Pub. A banda pernambucana atua desde 1996 com um som que transita pelo rock clássico dos anos 50 e punk rock. Além disto, a The Playboys faz experimentações sonoras com instrumentos de brinquedo e realiza shows bem performáticos. A banda é conhecida por fazer shows em lugares inusitados; eles criaram o Rock na Tamarineira (que era realizado no hospital psiquiátrico) e foram os criadores do palco 3 do Abril pro Rock. Em 2005, quando o terceiro palco ainda não existia oficialmente, a banda montou-o clandestinamente em um stand da feira dentro do festival e fez a sua apresentação.

The Playboys

Local: UK Pub (Rua Francisco da Cunha, 165 - Boa Viagem, Recife, Pernambuco)

Horário:22hs
Preço:5,00
Observação: Mulheres de graça até 22h e Clone de chopp até 00h.

Vindo pela Domingos Ferreira entre na Antônio Falcão (Banco Real de esquina) e logo em seguida na primeira à direita "Rua Francisco da Cunha, 165 - UK Pub".

quinta-feira, 17 de abril de 2008

Agenda Cultural


Sexta-feira 18/04

Traga a Vasilha

Sexta 18/04

Local: Rua da Moeda (Recife Antigo-PE)

Horário: 23hs

Preço: Grátis

Encontro de Maracatu na rua da moeda, Recife Antigo.

EL Mocambo
Sexta 18/04
Local: Burburinho (Rua Tomazina, Recife Antigo-PE)
Horário: 23hs
Preço: R$ 5,00
EL Mocambo todas as Sextas no Burburinho ao som de muito blues e Rock and roll.

China e H. Stern Band em Olinda
Sexta 18/04
Local: Clube Vassourinhas (Largo do Amparo, Olinda-PE)
Horário: 22hs
Preço: R$ 10,00
China e H. Stern Band faz apresentação nesta sexta no clube vassourinhas em Olinda. O show ainda conta com a participação de Zé Cafofinho.

Bluestamontes no Vapor 48
Sexta 18/04
Local: Vapor 48 (Forte das 5 pontas, ao lado do Catamarã)
Horário: 21hs
Preço: R$ 5,00
Atrações: Bluestamontes, Estrógenos, Blues Label, Seu Fulô, Varina e Black Dreams.

Estação Arte
Sexta 18/04
Local: Estação central do Metrô do Recife (Recife-PE)
Horário: 17hs
Preço: 1,20
O projeto Estação Arte, Realizado pela Gerência de Música da Fundação de Cultura da Cidade do Recife, traz nesta sexta a banda La Garantia.

Calourada do CAC 2008
Sexta 18/04
Local: Centro de Artes e Comunicação (Campus da UFPE)
Horário: 17hs
Preço: Grátis
Atrações: Arts N Crafts, Seu Biu, Lucas Freitas, Valentino e Deixa Clarear. O evento conta ainda com Exibição de esquetes, recitais, exposição de fotografia, pintura, escultura e mostra de curtas com o Cineclube Cabidela.

Reginaldo Rossi e Petrúcio Amorin
Sexta 18/04
Local: Fashion Club (Avenida Fernando Simões Barbosa, Boa Viagem, Recife-PE)
Horário: 22hs
Preço: R$ 15,00
Atrações: Reginaldo Rossi e Petrúcio Amorin.

Fado
Sexta 18/04
Local: Aliança Francesa do Recife (Auditório André Malraux, Rua Amaro Bezerra, Derby, Recife-PE)
Horário: 19hs
Preços: R$ 10,00 (Inteira) e R$ 5,00 (Meia)
A Aliança Francesa do Recife convidou a fadista Margot Cavalcanti para uma noite especial que marca a edição de abril do Café Concert. A cantora se apresentará ao lado de Fernando Rodrigues (guitarra portuguesa), Renato Bandeira (viola) e Israel Silva (baixo acústico). A apresentação será nesta sexta, a partir das 19h, no auditório André Malraux.


Sábado 19/04

Bande Ciné na Toca da Joana

Sábado 19/04
Local: Toca da Joana (Rua Conselheiro Nabuco, Casa Amarela, Recife-PE)
Horário: 21hs
Preço: R$ 7,00
A bande Ciné faz apresentação neste sábado na toca da Joana levando clássicos da música pop francesa.

Cedro na Livraria Cultura
Sábado 19/04
Local: Livraria Cultura (Paço Alfândega, Recife Antigo-PE)
Horário: 18hs
Preço: 1 kg de alimento não perecível
A Livraria Cultura apresenta neste sábado a banda Cedro. O seu ingresso é um 1 kg de alimento que será destinado para o "lar dos Pequeninos de Jesus", o seu ingresso vai direto para quem precisa.

Alexandre Seixas Toca Raul
Sábado 19/04
Local: Pedra de Toque (Rua João Tude de Melo, 77, Recife-PE)

Horário: 22hs
Preço: R$ 10,00
Alexandre Seixas toca Raul neste sábado no Pedra de Toque.


Domingo 20/04

La Garantia na Livraria Saraiva
Domingo 20/04
Local: Livraria Saraiva (Shopping Center Recife, Boa Viagem, Recife-PE)
Horário: 17hs
Preço: Grátis
Formada no Recife em 2005 por quatro amigos, a banda La Garantia é a atração deste domingo do Coquetel Molotov na Saraiva, projeto mensal que realiza pocket-shows com bandas independentes no Espaço Manuel Bandeira, na Saraiva Mega Store, no Shopping Center Recife.

Livraria Cultura apresenta Camilla Inês
Domingo 20/04
Local: Livraria Cultura (Paço Alfândega, Recife Antigo-PE)
Horário: 17hs
Preço: 1 kg de alimento não perecível
Dona de uma voz aveludada e de interpretação singular, nesta apresentação, Camilla Inês apresentará canções de amor dos grandes compositores de jazz. A cantora busca proporcionar aos ouvintes uma harmonia mágica, produzida pelo encontro entre a voz e a música, interpretando Duke Ellington, Cole Poter e Nat King Cole, acompanhada pela Jazzmine Band, composta por Braulio Araújo (baixo), Renato Bandeira (guitarra e violão), Marcos Diniz (piano) e Augusto Silva (bateria).

EL Mocambo na Toca da Joana
Domingo 20/04
Local: Toca da Joana (Rua Conselheiro Nabuco, Casa Amarela, Recife-PE)
Horário: 19hs
Preço: R$ 5,00
EL Mocambo da continuidade a temporada na Toca da Joana e leva muito blues e rock and roll a casa.

Bande Ciné no Quintal do Lima
Domingo 20/04
Local: Quintal do Lima (Rua do Lima, Santo Amaro, Recife-PE)
Horário: 16hs
Preço: R$ 7,00
Atrações: Bande Ciné e Ínsula.

Seu Chico
Domingo 20/04
Local: Restaurante Amadeu (Rua Professor José Brandão, Boa Viagem, Recife-PE)
Horário: 20hs
Preços: R$ 25,00 (Homens) e R$ 20,00 (Mulheres).
Seu Chico Faz releituras dos clássicos de Chico Buarque deste domingo no Restaurante Amadeu.

O Jornal Cultural não se responsabiliza por qualquer alteração nos eventos.

Por: Tarcísio Camêlo.
Foto: Ana Siqueira.

Teatros municipais iniciam programação nesta Quinta.



Dança, música, teatro infantil e adulto são algumas das opções dos teatros municipais para este fim de semana. Confira:

Teatro Santa Isabel - Nesta quinta (17) e sexta (18), às 20h30, o Teatro de Santa Isabel apresenta o show Sassaricando. O musical é uma celebração à marchinha e ao carnaval carioca. O projeto traz nomes como Eduardo Dussek, Soraya Ravenle, Pedro Paulo Malta, Alfredo Del Penho, Juliana Diniz e Sabrina Korgut. No repertório, músicas de Noel Rosa, Lamartine Babo, Haroldo Barbosa e Braguinha. O projeto marca as comemorações dos 200 anos do Banco do Brasil, que está levando o show às principais capitais do país. Os ingressos custam R$ 15 (inteira) e R$ 7,50 (meia). No sábado (19), também às 20h30, os poetas declamadores e repentistas se apresentam no Festival Nordestino de Poesia Popular. Ivanildo Vila Nova e Sebastião Dias afinam a viola e fazem um desafio improvisado. A dupla de cantadores reveza o palco com a apresentação dos poetas Chico Pedrosa, Raudênio Lima, Vassula, Zé Laurentino, Diomedes Mariano e Antônio Marinho Neto. Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). O Teatro de Santa Isabel fica na Praça da República (Centro do Recife).

Teatro do Parque - Nesta quinta-feira (17), às 20h, o Teatro do Parque recebe o cantor e compositor Walgrene Agra, que apresenta o musical de lançamento do seu novo CD No Vale do Eco. Ele mostra seu novo trabalho com Charlie Braw, Apolo Natureza e Rommel Pontes. O show mistura maracatus, cocos, cirandas, sambas e torés com ritmos modernos como funk, blues e rock. Ingressos: R$ 14 (inteira) e R$ 7 (meia). Nesta sexta-feira (18), a partir das 20h, será encenado no espaço municipal o espetáculo "Eu nasci foi por aqui Ó", com direção de Tiago Ambiel, texto dele e de Mônica Holanda. Trata-se de uma comédia adulta, em que seis atores interpretam crianças que tentam descobrir por onde o bebê nasce. A peça passa por três ciclos: São João, Natal e, por fim, Carnaval, quando se completa os nove meses. Classificação 12 anos. Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia).

A peça Meu Reino Por Um Drama cumpre temporada no Teatro do Parque, até o dia 22 de junho, sempre aos sábados e domingos às 16h30. Os ingressos serão vendidos por R$ 14 (inteira) e R$ 7 (crianças, estudantes e idosos, mediante a apresentação da carteira). O texto, do escritor Cícero Belmar, é uma fábula musical, que conta a história de uma Abelha Rainha em crise por achar que sua vida é boa demais. Em busca de um drama, deixa a colméia e se depara com um mundo não tão amigável. O humor, o drama e a música pontuam todas as situações vividas pelas personagens.

Também em cartaz no Teatro do Parque, a peça Trupizupe – Raio da Silibrina está em cartaz aos sábados e domingos, às 20h. Os ingressos custam R$ 10 e R$ 5. O texto é da autoria do escritor, teatrólogo e roteirista Bráulio Tavares. É uma peça musical que faz uma homenagem aos cordéis populares e vários personagens do humor nordestino. O Trupizupe é um andarilho, tocador de ganzá que chega a um reino dominado pela corrupção, ele se passa por nobre e é preso. Na cadeia ele conhece um atrapalhado ladrão que roubou um anel do Rei e descobre que a filha do Rei, a princesa Genoveva lança adivinhações para os nobres da corte. Quem conseguir o feito ganha a sua mão, então Trupizupe irá entrar no desafio. A direção é de José Manoel; direção musical de Walmir Chagas; direção de arte de Manuel Carlos; iluminação de Eron Villar; coreografias de Sandra Rino; preparação vocal de Demétrio Rangel. Classificação 14 anos. A peça contou com apoio da Funcultura/Governo do Estado de Pernambuco.

No domingo, às 10h, o Teatro do Parque será das crianças, com a apresentação do espetáculo Hipopocaré – O Rei da Galhofa. A peça ficará em cartaz até junho, sempre aos domingos, no mesmo horário. O texto é do escritor pernambucano Antônio Guinho e traz temas como preservação ambiental, cooperação, respeito à diferença e também sobre valores como a amizade, o amor e a compreensão. A linguagem é clara e acessível às crianças.

O ingresso custará R$ 10 - preço único. O Teatro da Parque fica localizado na rua do Hospício, 81, Boa Vista. Informações: 81. 3232.1553

Fonte: Prefeitura do Recife.

terça-feira, 15 de abril de 2008

Júlia Says na UK Pub.


O projeto musical Júlia Says foi formado em agosto de 2007 por Anthony Diego e Pauliño, com o conceito de fazer música livre, ou seja, poder passear pelas diversas vertentes musicais tendo identidade. A banda tem inspiração do livro infantil “A Casa das idéias”, de Pedro Veludo, que aborda a história da Menina Júlia. Trecho extraído do texto: “Há muito tempo Júlia tinha vontade de escrever um livro, inventar uma história, mas... achava que não tinha idéias. Às vezes ficava rabiscando no papel, mas nada! Nem o comecinho sequer! Ela só não queria que o seu livro começasse com “Era uma vez...” e terminasse com “... casaram e foram muito felizes para sempre”. A banda Júlia Says se despede hoje na UK Pub e partirá (dia 16 de abril) para uma temporada em São Paulo.

Júlia Says


15/04
Local: UK Pub (Rua Francisco da Cunha, 165 - Boa Viagem, Recife, Pernambuco) Horário: 22hs
Preço: 5,00
Observação: Mulheres de graça até 22h e Clone de chopp até 00h.


Confira também a entrevista que a Júlia Says concedeu para o Jornal Cultural: Júlia Says

segunda-feira, 14 de abril de 2008

Cimena do Parque Abre Temporada 2008


O Cinema do Parque dá início nesta segunda-feira à sua programação para 2008. O preço continua o mesmo, R$ 1 para todos.
Os filmes exibidos são:

Piaf - Um Hino ao Amor -
Produção tríplice da França / Inglaterra / República Tcheca (2007), e com direção de Olivier Dahan, o drama/biográfico mostra a extraordinária vida da cantora Edith Piaf, de menina abandonada pela mãe, até o seu reconhecimento internacional, tornando-se uma das maiores intérpretes de todos os tempos. Oscar de melhor atriz para Marion Cotillard.

A Casa de Alice – A produção brasileira, de 2007, é do diretor Chico Teixeira. Num bairro popular da cidade de São Paulo, Alice, uma manicure de 40 anos, mora com a mãe, o marido e três filhos em um pequeno apartamento. O marido tem casos com mulheres mais jovens, mas Alice não releva o fato porque também sai com outros homens. Até que reencontra um ex-namorado. Melhor atriz e Prêmio Especial do Júri no Festival de Guadalajara.

Serviço:

Cinema do Parque
Rua do Hospício, 81, Boa Vista

Piaf - Um hino ao amor
Sessões: segunda (14) e quarta (16), às 15h e 19h30
Terça (15), às 16h50
Ingressos: R$ 1,00 (único)

A Casa de Alice
Sessões: segunda (14) e quarta (16), às 17h40
Terça (15), às 15h e 19h30

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Agenda Cultural


Sexta 11/04

Traga a Vasilha
Sexta 11/04
Local: Rua da Moeda (Recife Antigo-PE)
Horário: 23hs
Preço: Grátis
Encontro de Maracatu na rua da moeda, Recife Antigo.

EL Mocambo

Sexta 11/04
Local: Burburinho (Rua Tomazina, Recife Antigo-PE)
Horário: 23hs
Preço: R$ 5,00
EL Mocambo todas as Sextas no Burburinho ao som de muito blues e Rock and roll.


Abril Pro Rock 2008
Sexta 11/04
Local: Chevrolet Hall (Complexo Salgadinho, Olinda-PE)
Horário: 21hs
Preços: R$ 25,00 (estudante) R$ 50,00 (Inteira) e R$ 30,00 + 1 kg de Alimento (Ingresso Social)
Atrações: Abertura dos portões: 21h Amp (PE), The Sinks (RN), Project 666 (PE), Zumbis do Espaço (SP), Mukeka di Rato (ES), The New York Dolls (EUA), Vamoz (PE), Bad Brains (EUA).

Baile Envernizado
Sexta 11/04
Local: Catamarã (Próximo ao Forte das Cinco Pontas).
Horário: 22hs
Preço: R$ 10,00
Atrações: Academia da Berlinda (PE), Caronas do Opala (PB), DJ Catarina Dee Jah e DJ Pezão.

Abril Pro Brega
Sexta 11/04
Local: Quintal do Lima (Rua do Lima, Santo Amaro, Recife-PE)
Horário: 21hs
Preço: R$ 10,00
Atrações: Tanga de Sereia, Victor Camarote e banda Arquibancada, Só Brega, DJ Lala K e DJ Rossi Love.

Os Ordinários no Spirit
Sexta 11/04
Local: Spirit Music Hall (Rua do Futuro, Aflitos, Recife-PE)
Horário: 22hs
Preços: R$ 25,00 (Homens) e R$ 20,00 (Mulheres).

Os Ordinários executam canções da Jovem Guarda nesta sexta no Sprit.

Toca da Joana apresenta: Na Calçada
Sexta 11/04
Local: Toca da Joana (Rua Conselheiro Nabuco, Casa Amarela, Recife Antigo-PE)
Horário: 20hs
Preço: R$ 8,00
A banda Na Calçada anima a roda de samba da Toca da Joana nesta Sexta.

Estação Arte
Sexta 11/04
Local: Estação Central do Metrô do Recife (Recife-PE)
Horário: 17hs
Preço: 1,20
Evento realizado pela Gerência de Música da Fundação de Cultura da Cidade do Recife, que trás essa semana a banda Samba D+.

Calourada do CFCH - UFPE
Sexta 11/04
Local: Concha Acústica da UFPE (Campus da UFPE, cidade Universitária-PE)
Horário: 19hs
Preço: Grátis
Atrações: Forró de Cana, Dunas do Barato (Tropicália), Black Dreams (Rock dos anos 60 e 70), Ínsula (Experimental).

Sábado 12/04

Abril Pro Rock 2008
Sábado 12/04
Local: Chevrolet Hall (Complexo Salgadinho, Olinda-PE)
Horário: 17hs
Preços: R$ 25,00 (estudante) R$ 50,00 (Inteira) e R$ 30,00 + 1 kg de Alimento (Ingresso Social).
Atrações: Madalena Moog (PB), Erro de Transmissão (PE), Sweet Fanny Adams (PE), Barbiekill (RN), Céu (SP), Violins (GO), Autoramas (RJ), Vitor Araújo (PE),Wander Wildner (RS), Rockassetes (SE), Jupiter Maçã (RS), Superguidis (RS), The Datsuns (Nova Zelândia), Pata de Elefante (RS), Lobão (RJ).

Bossa Sempre Nova
Sábado 12/04
Local: Teatro da UFPE (Campus da UFPE, Cidade Universitária, Recife-PE)
Horário: 20:30
Preços: R$ 15 e R$ 7,50 (clientes Banco do Brasil, idosos e estudantes)
Carlos Lyra, Emilio Santiago, Fernanda Takai e Leny Andrade participam do show Bossa Sempre Nova, em comemoração aos 200 anos de fundação do Banco do Brasil e aos 50 anos da Bossa Nova.

Maria Bethânia no Teatro Guararapes
Sábado 12/04
Local: Teatro Guararapes (Centro de Convenções de Pernambuco, Complexo Salgadinho, Olinda-PE)
Horário: 21hs
Preço: R$ 150 e R$ 75 (12 primeiras filas), R$ 100, R$ 50 (platéia) e R$ 80 e R$ 40 (balcão)
A cantora Maria Bethânia divide o palco do Teatro Guararapes com a cubana Omara Portuondo. No repertório, clássicos de Antonio Maria, Dolores Duran, Gonzaguinha e Adauto Santos e dos cubanos Facundo Rivero, Julio Brito e Orlando De la Rosa.

Seu Chico e Pedro Quental no Sprit

Sábado 12/04

Local: Sprit Music Hall (Rua do Futuro, Aflitos, Recife-PE)

Horário: 22hs

Preço: R$ 20,00

Seu Chico (executa releituras de Chico Buarque) e Pedro Quental.

Sábado Mangue
Sábado 12/04
Local: Pátio de São Pedro (Recife-PE)
Horário: 20hs
Preço: Grátis
O cantor Ívano é atração do projeto Sábado Mangue, no Pátio de São Pedro. No show Solano Meu Nêgo Trindade, o cantor faz uma homenagem ao escritor e militante negro Francisco Solano Trindade.

Domingo 13/04

Homenagem a Noel Rosa
Domingo 13/04
Local: Livraria Cultura (Paço Alfândega, Recife Antigo-PE)
Horário: 17hs
Preço: 1 kg de alimento não perecível
Noel foi capaz de retratar a evolução da sociedade carioca sem esquecer-se da boemia. Seu amor pelo samba e seu senso de humor sarcástico e irônico mostraram, com muita poesia, os pequenos detalhes do cotidiano das pessoas e dos lugares por onde andava. Neste show, Cláudia Beija, acompanhada de sua banda, apresentará essas 'crônicas musicais', que dão ao trabalho de Rosa um aspecto singular e fascinante.

EL Mocambo na Toca da Joana
Domingo 13/04
Local: Toca da Joana (Rua Conselheiro Nabuco, Casa Amarela, Recife-PE)
Horário: 19hs
Preço: R$ 5,00
A banda EL Mocambo leva muito blues à Toca da Joana.

O Jornal Cultural não se responsabiliza por qualquer alteração nos eventos.
Por: Tarcísio Camêlo.

Foto: Rafael Dantas.


Nuda, Amps & Lina e Tabacos de Guevara


Na véspera do Abril pro Rock: as bandas Nuda, Amps & Lina e Tabacos de Guevara se apresentam hoje, quinta-feira, dia 10 de abril, no Burburinho, Haymonne, do Mellotrons, vai estar discotecando.


Nuda, Amps & Lina e Tabacos de Guevara

10/04

Local: Burburinho (Rua Tomazina, Recife Antigo-PE)

Horário: 21hs

Preço: R$5,00

terça-feira, 8 de abril de 2008

Bande Ciné na UK Pub.


A Bande Ciné é a atração de hoje no projeto “Terças de músicas Autorais” da UK Pub, em Boa Viagem. O grupo propõe fazer releituras de músicas do pop francês – enfatizando a década de 1960 – imortalizadas por artistas como France Gall, Brigitte Bardot e Serge Gainsbourg. Transitam pelo Jazz, balada, bossa nova, iê-iê-iê e salsa com arranjos para ouvir e para e dançar. O ingresso custa R$ 7,00, com mulheres free até 22hs e clone de choop até 00hs.
Como chegar: vindo pela Domingos Ferreira entre na Antônio Falcão (Banco Real de esquina) e logo em seguida na primeira à direita "Rua Francisco da Cunha, 165 - UK Pub".

segunda-feira, 7 de abril de 2008

Mais noticias sobre o Audiovisual.


Além da programação do Cine PE na postagem abaixo, confira mais noticias sobre o audiovisual:

CULTURA NO PONTO


O programa de TV Cultura no Ponto (TVU PE, canal 11) faz uma homenagem ao universo feminino no programa deste domingo (6), às 18h30, destacando pontos de cultura que têm a mulher como enfoque de suas ações. Casa Arte Afro Menina Mulher e Cais do Parto são dois dos projetos que se destacam nas ações em prol do feminino. Os 25 anos do Negras Raízes, no Morro da Conceição, e o Momento Literário, com a poesia do projeto Quartas Literárias são outros destaques. O reprise do programa vai ao ar no dia 12, às 14h30. Outras informações: (81) 8800.2959.

SEMINÁRIO INTERNACIONAL


De 21 a 26 de julho, Salvador (BA) abriga a 4ª edição do Seminário Internacional de Cinema e Audiovisual, que conta com a participação de realizadores, produtores, distribuidores e teóricos de cinema de diversos países. Aberto ao público em geral, o seminário abrange eventos como mesas redondas, workshops, encontros de produtores e distribuidores, além de mostras de filmes e vídeos. A novidade para a edição 2008 é a parceria com o Festival des 3 Continents de Nantes (França), que resultará no Produire au Sud/Salvador, um workshop que visa desenvolver projetos brasileiros de longa-metragem para o mercado internacional. Os interessados em participar do seminário têm até o dia 30 de abril para apresentarem seus projetos. Inscrição e outras informações:
www.seminariodecinema.com.br/.


CURTA LENÇÓIS MA


Estão abertas até o dia 10, as inscrições para projetos em curtas-metragens no 1º Festival Regional de Cine-Vídeo nos Lençóis Maranheses, qua acontece entre os dias 8 e 10 de maio na cidade de Barreirinhas (MA). Podem participar da mostra competitiva curtas-metragens do Norte-Nordeste com temática "Turismo e Meio-Ambiente", finalizados em película (35mm) ou vídeo, de qualquer gênero e com duração máxima de 15 minutos. Além da mostra competitiva, o festival promove oficinas sobre realização nos novos suportes de captação digital. Ficha de inscrição, programação e outras informações: www.festivalguarnice.com.br/.


CINEMA EM TRIUNFO


Estão abertas as inscrições para o 1º Festival de Cinema de Triunfo, que acontece de 12 a 16 de julho em Triunfo (PE). Até 16 de maio, serão aceitos trabalhos nas categorias longa-metragem (até 150 minutos), curta-metragem (até 25 minutos), vídeos originários do concurso Revelando os Brasis (até 25 minutos), além de filmes e vídeos de curta-metragem pernambucanos (até 25 minutos). Edital e outras informações: www.fundarpe.pe.gov.br/.


MIS-CE RECEBE CINEASTA


O Museu da Imagem e do Som do Ceará recebe na terça (8), a cineasta argentina Bárbara Tarcic para a exibição do documentário "Un Pueblo Nuevo". Com duração de 33 minutos, o filme é Inédito no Brasil. A cineasta é convidada a debater as ditaduras militares na Argentina e Brasil, com base nas pesquisas sobre direitos humanos e presos políticos realizadas para o filme e o papel dos acervos arquivísticos no reencontro com estas memórias. Aberta ao público, a sessão acontece no auditório do MIS, às 14h30. Outras Informações: (85) 3101.1204.

JARBAS BARBOSA


A partir de segunda (7), o Cineteatro Apolo (Recife Antigo) lembra dos 80 anos de Jarbas Barbosa, produtor paraibano com uma filmografia que alcança 30 longas-metragens, que esteve envolvido na realização de clássicos do cinema nacional, como "Deus e o Diabo na Terra do Sol" e "Xica da Silva". A mostra, que acontece até a quarta (9), com sessões a partir das 15h, exibe títulos desconhecidos como "Proezas de satanás na Vila de Leva-e-Traz", "Carnaval Barra Limpa", "Soninha Toda Pura", entre outros. As sessões custam R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia). Outras informações: (81) 3232.2030.


EDITAIS


REVELANDO OS BRASIS


Até 15 de abril


O programa Revelando os Brasis tem o objetivo de promover a inclusão e a formação audiovisuais por meio do estímulo à produção de vídeos digitais. Dirigido a moradores de municípios brasileiros com até 20 mil habitantes, o projeto contribui para a formação de receptores críticos e para a produção de obras que registrem a memória e a diversidade cultural do país, revelando novos olhares sobre o Brasil. Para acessar o regulamento e a ficha de incrição de projetos, visite o endereço do programa Revelando os Brasis: www.revelandoosbrasis.com.br/.


FIOCRUZ AUDIOVISUAL


De 10 a 17 de abril A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) vai premiar com R$ 480 mil, seis filmes sobre Saúde Pública: um de ficção, em média-metragem, com R$ 100 mil; dois documentários e três animações de curta-metragem, com R$ 60 mil cada. As inscrições serão aceitas durante a semana Os editais estão disponíveis na página
www.fiocruz.br/. Outras informações: http://fiocruzvideo@fiocruz.br/. EDITAL BNDES Até 24 de abril O edital BNDES de incentivo a projetos na área de cinema está aberto. Em 2008, a empresa destina R$ 12 milhões para projetos de produção e na finalização de obras audiovisuais cinematográficas brasileiras de longa-metragem, nos gêneros Ficção, Animação e Documentário, realizadas por empresas brasileiras independentes de produção audiovisual. Podem concorrer apenas projetos já aprovados pela Ancine e que já tenham Registro de Distribuição de Certificados de Investimento Audiovisual, emitido pela Comissão de Valores Mobiliários - CVM, ou protocolo de solicitação do referido Registro. Edital e outras informações: www.bndes.gov.br/.

FESTIVAIS


MOSTRA TAGUATINGA


Até 11 de abril


Estão abertas as inscrições para a 8ª Mostra Taguatinga - Festival de Cinema e Vídeo, que acontece de 27 de maio a 1º de junho em Taguatinga (DF). Podem ser inscritos filmes e vídeos nos gêneros documentário, ficção e animação, realizados em 16mm, 35mm, beta sp, DVD ou qualquer outro suporte de produção de imagens, concluídos a partir de janeiro de 2003. Inscrição e outras informações: www.mostrataguatinga.com.br/. FESTIVAL PAULISTA Até 18 de abril O II Festival de Cinema e Vídeo de Santa Cruz das Palmeiras (SP) recebe incrições de vídeos produzidos ou concluídos no período de janeiro de 2006 a março de 2008, com duração máxima de 15 minutos, para participarem do Festival entre 17 e 20 de junho. Regulamento, ficha de inscrição e outras informações:
www.moinhodellarte.com/.


CINEMA INFANTIL


Até 30 de Abril


A 7ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis recebe inscrições para filmes e vídeos. Podem participar produções realizadas a partir de janeiro de 2007 ou inéditas em Santa Catarina, de todos os gêneros e formatos. A partir dester ano, a Mostra inicia uma parceria com a Programadora Brasil, da SAV/MinC: os filmes encaminhados para o evento serão sugeridos para inclusão no catálogo de filmes infantis. Inscrição e outras informações: www.mostradecinemainfantil.com.br/.


FESTIVAIS NA FINLÂNDIA


Até 15 de maio


Os realizadores interessados podem se inscrever para a IV edição do Festival de Cinema Latino-americano e Caribenho da Finlândia e a II Mostra de Cinema Infantil e jovem, que acontecem nas cidades de Helsinki e Tampere em outubro. Podem participar curtas e longas-metragens de ficção, documentário e animação realizados por diretores, estudantes de cinema, jovens, crianças e diferentes associações latino-americanas e caribenhas. Outras informações: www.cinemaissi.org/.


SÃO PEDRO DA SERRA


A 5ª edição da Mostra Cinema Popular Brasileiro acontece de 18 a 20de abril,durante o final de semana do feriado de Tiradentes. A mostra apresenta nestaedição um recorte da Mostra do Filme Ambiental e Etnográfico de Rio dasOstras, realizada em novembro passado. Este ano, a mostra firmou parceria como Centro de Arte de Nova Friburgo (RJ) e promove exibições gratuitas no locale no Espaço Cultural São Pedro da Serra. Programação completa e outrasinformações: www.cinemapopularbrasileiro2008.blogspot.com/.


PE NA HOLANDA


O documentário pernambucano "Até Onde a Vista Alcança", dirigido eproduzidopor Felipe Peres Calheiros, está na seleção do festival Camera Mundo -Independent Film Festival, que acontece na cidade holandesa de Roterdã, entre25 e 27 de abril. O curta-metragem, que narra a saga da Comunidade Quilombolado Sambaquim (Panelas-PE) rumo a um primeiro contato com o mar, conquistouainda uma vaga entre os quatro filmes brasileiros escolhidos pelos curadoresdo festival para representar o Camera Mundo no Latin American FilmFestival de Utrecht , também na Holanda, com exibição prevista para o dia 13 de maio. No Recife, a estréia será no CINE PE, sendo o único representante do Estado naMostra Competitiva de Curtas Digitais. Outras informações:perescalheiros@yahoo.com.br/.


POVOS INDÍGENAS


Até 16 de maio


Estão abertas as inscrições para o IX Festival Internacional de Cinema e Vídeo dos Povos Indígenas, que se celebrará em La Paz e Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, de 11 a 20 de setembro. As inscrições podem ser feitas pela internet através do sítio www.plandecomunicacionindigena.org/. Outras informações:
www.clacpi.org/
.


CINE FANTÁSTICO


Até 31 de maio


A 4ª edição do Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre (Fantaspoa) acontece entre 1º e 10 de agosto. O objetivo é criar interesse pelos gêneros fantasia, ficção científica e horror; exibindo títulos que raramente circulam nos cinemas brasileiros. Realizadores podem inscrever suas produções nas mostras competitivas de longa-metragem, curtas-metragens nacionais e curta-metragens internacionais. Inscrições e outras informações: www.fantaspoa.com/.

UNIÃO LATINA

Até 30 de junho


O Prêmio do Filme Documentário União Latina do Festival de Biarritz (França), no valor de três mil euros, será atribuído ao melhor documentário latino que apresente visão original sobre a diversidade das culturas nos contextos sócio-políticos nos paises da União Latina. Os documentários devem ser provenientes dos Estados membros da União Latina e devem ter sido produzidos após 31 de Dezembro de 2006. O Festival de Biarritz acontece de 29 de setembro a 5 de outubro. Outras informações: http://dcc.unilat.org/.

Fonte: Representação Nordeste Ministério da Cultura.

Cine PE divulga a grade de programação Geral


MOSTRA PERNAMBUCO

Dia: 26/04/08 (Sábado)
Curta-metragem: As Scismas do Destino (Direção: Paulo Leonardo Souza, 9’)
Curta-metragem: Doce e Salgado (Direção: Chico Lacerda, 8’)
Curta-metragem: Miro: Petro, Pobre, Poeta e Periférico (Direção: Wilson Freire, 22’)
Curta-metragem: A Última Diva (Direção: Nelson Sampaio, Fernando Victorino e Visgínia Carvalho, 15’)
Curta-metragem: Solidão Pública (Direção: Daniel Aragão, 16’).
Curta-metragem: O Triunfo (Direção: Geórgia Alves, 10’)

Dia: 27/04/08 (Domingo)
Curta-metragem: Venda no Gogó (Direção:Fábio Rocha e Nicole Vergueiro, 10’).
Curta-metragem: Voltage (Direção: Felipe Lira e William Paiva, 5’)
Curta-metragem: Rezas, Curas e Mitos (Direção: Clóvis Fazio e Avir Shamain, 15’)
Curta-metragem: Igbadu: Cabaça da Criação (Direção: Carla Lyra, 16’)
Curta-metragem: O Caso da Menina (Direção:Tuca Siqueira, 12’)

Hora: 19h
Local: Cinema da FUNDAJ (Derby)
Acesso: Venda de ingressos pela FUNDAJ-R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia)

MOSTRA INFANTIL/MOSTRINHA

Dia: 29/04/08 (Terça)
Curta-metragem: “Vida Maria” (Direção: Márcio Ramos, 8’, CE)
Longa-metragem: “Os Porralokinhas” (Direção: Lui Farias, 80’, RJ )

Dia: 30/04/08 (Quarta)
Curta-metragem: “Vida Maria” (Direção: Márcio Ramos, 8’, CE)
Longa-metragem: “Garoto Cósmico” (Direção: Alê Abreu, 77’, SP)

Hora: 9h
Local: Cine Teatro Guararapes / Centro de Convenções
Acesso: Gratuito / Alunos da rede pública de ensino

MOSTRA CINE PE PORTO DE GALINHAS

Dia: 30/04/08 (Quarta)
Longa-metragem: “O Mundo Em Duas Voltas” (Direção: David Schürmann, 92’, SP)

Dia: 01/05/08 (Quinta)
Longa-metragem: “Tapete Vermelho” (Direção: Luiz Alberto Pereira, 100', SP).

Dia: 02/05/08 (Sexta)
Longa-metragem: “O Ano Em Que Meus Pais Saíram de Férias” (Direção: Cao Hamburger, 106', SP).

Dia: 03/05/08 (Sábado)
Longa-metragem: “Saneamento Básico” (Direção: Jorge Furtado, 112', RS).

Hora: 20:30 h
Local: Porto de Galinhas – Ipojuca – PE
Acesso: Aberto ao público


OFICINAS DE ESPECIALIZAÇÃO

I – Fotografia (Instrutor: Pedro Pablo Lazzarini – Diretor de Fotografia /SP)
Período: 28/04/08 a 02/05/08 (Segunda a sexta-feira)
Hora: Das 14h às 18h

II – Interpretação para Desenvolvimento Pessoal – (Instrutor: Luiz Carlos Lacerda – Diretor /RJ)
Período: 28/04/08 a 01/05/08 (Segunda a quinta-feira)
Hora: Das 10h às 13h e 15h às 17h

III – O Cinema e As Organizações Corporativas – (Instrutora: Myrna Brandão – Jornalista /RJ)
Período: 30/04/08 (Quarta-feira)
Hora: Das 9h às 12h e 14h às 17h

Local de Todos os Cursos: Fundação Joaquim Nabuco – Derby
Acesso: Inscrição

SEMINÁRIOS

Dia: 30/04 (quarta-feira)
Tema: “As Perspectivas do Formato e da Convergência Digital no Audiovisual Brasileiro”.
Coordenação de Mesa: Leonardo Monteiro de Barros (Produtor Audiovisual / RJ)
Expositores: Fábio Lima (Diretor da RAIN / SP), Paulo Sérgio Almeida (Cineasta, Jornalista e Diretor da Filme B / RJ), Luiz Gonzaga de Luca (Exibidor e Professor / SP) e Leonardo Puppin (Labocine / RJ).

Dia: 01/05 (quinta-feira)
Tema: “O Dinamismo Econômico da Indústria do Entretenimento e o Papel do Audiovisual”.
Coordenação de Mesa: Petrus Barretto (Advogado Autoralista / RJ)
Expositores: Alfredo Bertini (Produtor e Economista / PE), Leandro Valiati (Professor de Economia da UFRGS / RS), Amir Somoggi (Consultor e Professor / SP), Antônio Leal (Consultor / RJ) e Henilton Menezes (Técnico BNB/CE).

Dia: 02/05 (sexta-feira)
Tema: "O Contexto Atual e as Perspectivas do Roteiro Audiovisual na América Latina"
Coordenação de Mesa: Geraldo Moraes (Diretor, Roteirista e Ex-Presidente do CBC)
Expositores: Bráulio Montovani (Roteirista / SP), Carolina Kotsho (Roteirista / SP), Di Moretti (Roteirista / SP) e Santiago Oves (Roteirista / Argentina)

Hora: 14:30 h
Local: Recife Palace Hotel
Acesso: Aberto ao público

REUNIÕES & ENCONTROS DE ENTIDADES

ENTIDADE 1: FÓRUM DOS FESTIVAIS
Pauta: Apresentação do Diagnóstico Sócio-Econômico dos Festivais de Cinema do Brasil
Acesso: Organizadores de festivais, imprensa e público interessado no tema

ENTIDADE 2: APCNNE - ASSOCIAÇÃO DOS PRODUTORES DE CINEMA DO NORTE E NORDESTE
Pauta: Interna
Acesso: Restrito aos produtores de cinema e vídeo.

Dia: 03/05 (sábado)
Hora: 9h30
Local: Recife Palace Hotel (salas de reuniões)


ENTREVISTAS COLETIVAS/FILMES EXIBIDOS
Período: 29/04/08 a 04/05/08
Hora: 9h30
Local: Recife Palace Hotel
Acesso: aberto ao público

ENTREVISTAS COLETIVAS ESPECIAIS
Entrevistados/Homenageados: Luiz Carlos Barreto (Produtor), Lucélia Santos (Atriz, Diretora e Produtora) e Nélson Xavier (Ator).

Entrevistado Internacional: Fernando Solanas (Cineasta Argentino)

Dia: 03/05 (sábado)
Hora: 14h30
Local: Recife Palace Hotel
Acesso: aberto ao público

LANÇAMENTO DE LIVROS
Dia: 29/04/08 (Terça)
Livro 01: Economia da Cultura: A Indústria do Entretenimento e o Audiovisual no Brasil.
Autor: Alfredo Bertini

Hora: 20h30
Local: Foyer do CINE Teatro Guararapes – Centro de Convenções
Acesso: Aberto ao Público / Livre


GRADE DE PROGRAMAÇÃO DOS FILMES DA MOSTRA COMPETITIVA
Horário: A partir das 18h30
Local: Cine Teatro Guararapes - Centro de Convenções de Pernambuco
Acesso: Ingressos-R$ 8 (inteira) e R$ 4 (meia)

28 de abril (segunda)

MOSTRA COMPETITIVA DE CURTAS-METRAGENS DIGITAIS
§ Amanda e Monick (Documentário, Direção: André da Costa Pinto, 18', PB)
§ Um para Um (Ficção, Dir: Erico Rassi, 11', SP)

MOSTRA COMPETITIVA DE CURTAS-METRAGENS EM 35 MM
§ Pajerama (Animação, Direção: Leonardo Cadaval, 9', SP)
§ Engano (Ficção, Direção: Cavi Borges, 11', RJ)
§ Pugile (Ficção, Direção: Daniel Solferini, 21', SP)
§ Até o Sol Raia (Animação, Direção: Fernando Jorge e Leanndro Amorim, 12', PE)

MOSTRA COMPETITIVA DE LONGAS-METRAGENS
§ Simples Mortais (Ficção, Direção: Mauro Giuntini, 80', DF)
§ Guia Prático, Histórico e Sentimental da Cidade do Recife (Documentário, Direção: Leo Falcão, 70', PE)

29 de abril (terça)

MOSTRA COMPETITIVA DE CURTAS-METRAGENS DIGITAIS
§ O Mascate (Animação, Direção: Fernando Gutiérrez, 4', SP)
§ Coração de Tangerina (Ficção, Direção: Juliana Psaros / Natasja Berzoíni, 15', SP)
§ O Guardador (Documentário, Direção: Diego Benevides, 8', PB)

MOSTRA COMPETITIVA DE CURTAS-METRAGENS EM 35 MM
§ Um Ridículo em Amsterdã (Ficção, Direção: Diego Gozze, 13', SP)
§ O Livro de Walachai (Documentário, Direção: Rejane Zilles, 15', RJ)
§ Saliva (Ficção, Direção: Esmir Filho, 15', SP)

MOSTRA COMPETITIVA DE LONGAS-METRAGENS
§ Brizola: Tempos de Luta (Documentário, Direção: Tabajara Ruas, 93' , RS)

30 de abril (quarta)

MOSTRA COMPETITIVA DE CURTAS-METRAGENS DIGITAIS
§ O Paradoxo da Parada de Ônibus (Animação, Direção: Christian Caselli, 4', RJ)
§ O Filme do Filme Roubado do Roubo da Loja de Filmes (Ficção, Direção: Marcelo Yuka/Júlio Pecly/Paulo Silva, 7', RJ)

MOSTRA COMPETITIVA DE CURTAS-METRAGENS EM 35 MM
§ Câmara Viajante (Documentário, Direção: Joel Pimentel, 20', CE)
§ Satori Uso (Ficção, Direção: Rodrigo Grota, 18', PR)

MOSTRA COMPETITIVA DE LONGAS-METRAGENS
§ Bodas de Papel (Ficção, Direção: André Sturm, 105', SP)

01 de maio (quinta)

MOSTRA COMPETITIVA DE CURTAS-METRAGENS DIGITAIS
§ Porcos Não Olham Para o Céu (Ficção, Direção: Daniel Marvel, 11', RS)
§ Ismar (Documentário; Direção: Gustavo Beck, 12', RJ).

MOSTRA COMPETITIVA DE CURTAS-METRAGENS EM 35 MM
§ Cânone para 3 Mulheres (Animação, Direção: Carlos Eduardo Nogueira, 9’, SP)
§ Dreznica (Documentário; Direção: Anna Azevedo, 15', RJ)
§ Ocidente (Documentário, Direção Leonardo Sette, 6’ PE)
§ Uma (Ficção, Direção: Nara Riella, 14', DF)
§ Décimo Segundo (Ficção, Direção: Leonardo Lacca, 21', PE)

MOSTRA COMPETITIVA DE LONGAS-METRAGENS
§ Olhar de um Cineasta (Documentário; Direção: César Cavalcanti, 75', SC)

02 de maio (sexta)

MOSTRA COMPETITIVA DE CURTAS-METRAGENS DIGITAIS
§ Fabulário Geral de um Delírio Curitibano (Ficção, Direção: Juliana Sanson, 16', PR)
§ Até Onde a Vista Alcança (Documentário, Direção: Felipe Peres Calheiros, 20', PE)

MOSTRA COMPETITIVA DE CURTAS-METRAGENS EM 35 MM
§ Um Ramo (Ficção, Direção: Juliana Rojas e Marcos Dutra, 15', SP)
§ Comprometendo a Atuação (Ficção, Direção: Bruno Bini, 18', MT)
§ Trópico das Cabras (Ficção, Direção: Fernando Coimbra, 22', SP)

MOSTRA COMPETITIVA DE LONGAS-METRAGENS
§ Ouro Negro (Ficção, Direção: Isa Albuquerque, 115', RJ)

03 de maio (sábado)

MOSTRA COMPETITIVA DE CURTAS-METRAGENS EM 35 MM
§ Dossiê Rê Bordosa (Animação, Direção: César Cabral, 15', SP)
§ Os Filmes que Não Fiz (Ficção, Direção: Gilberto Scarpa, 17', MG)
§ Café com Leite (Ficção, Direção: Daniel Ribeiro, 18', SP)


MOSTRA COMPETITIVA DE LONGAS-METRAGENS
§ O Retorno (Documentário, Direção: Rodolfo Nanni, 75', SP)
§ Nossa Vida Não Cabe Num Opala (Ficção, Direção: Reynaldo Pinheiro, 94', SP)

04 de maio (domingo)

Cerimônia de Encerramento e Premiação

18h30 Premiação de Vídeos e Curtas-Metragens
19h30 Exibição de Filme: Chega de Saudade (hors concours)
Premiação dos Longas-Metragens

Fonte:
Cine-PE

domingo, 6 de abril de 2008

Ciclo de palestras do Abril Pro Rock.


Este ano o Abril Pro Rock também prepara um ciclo de palestras que vão acontecer entre os dias 10 e 11 no auditório da Livraria Cultura, ao lado do shopping Paço Alfândega. São eventos direcionados para as bandas e, no lugar de debates, pessoas experientes no mercado de música independente vão vir ao Recife ensinar como se produz uma banda, como se divulgar na Internet e como manter um veículo independente sobre música, entre outros assuntos. A programação das palestras é que a segue abaixo:
10 de Abril, Quinta-feira
14h às 15h
Produção executiva e artística de bandas. Fabrício Nobre (Monstro Monstro) e Iuri Freiberger (produtor musical)
15h30 às 16h30
Turnês pelo Nordeste. Anderson Foca (Centro Cultural DoSol Rockbar) e Rafael Bandeira (HeyHo Rockbar)
17h às 18h
Festivais de música independente. Gustavo Sá (Porão do Rock, Brasília) + Representante do Festival Demo Sul (Londrina)
11 de Abril, Sexta-feira
14h às 15h
Distribuição e circulação de bandas na Internet. Luiz Pimentel (MySpace Brasil) e Fernanda Cardoso (TramaVirtual)
15h30 às 16h30
Mídia independente. Blogs e sites ocupando espaço da imprensa tradicional. Paulo Terron (With Lasers / Rolling Stone) e Bruno Maia (Sobremusica / Rolling Stone)
17h às 18h
Sistemas de Cooperativa. Pablo Capilé (Circuito Fora do Eixo, Cuiabá) e Claudão Pilha (A Obra, Belo Horizonte)


Fonte: Blog do Abril Pro Rock

quinta-feira, 3 de abril de 2008

Agenda Cultural


Sexta-feira 04/04

Traga a Vasilha

Sexta 04/04

Local: Rua da Moeda (Recife Antigo-PE)

Horário: 23hs

Preço: Grátis

Encontro de Maracatu na rua da moeda, Recife Antigo.

EL Mocambo
Sexta 04/04
Local: Burburinho (Rua Tomazina, Recife Antigo-PE)
Horário: 23hs
Preço: R$ 5,00
EL Mocambo todas as Sextas no Burburinho ao som de muito blues e Rock and roll.

Estrógeno faz primeiro show do ano
Sexta 04/04
Local: Vapor 48 (Cais das 5 pontas, Recife-PE)
Horário: 22hs
Preço: R$ 5,00
Bandas: Estrógeno e Bluestamontes.

Seu Riba & Aroeira CIA. Do Samba.
Sexta 04/04
Local: Toca da Joana (Rua Conselheiro Nabuco, Casa Amarela, Recife-PE)
Horário: 22hs
Preço: R$ 8,00
Seu Riba & Aroeira CIA. Do Samba anima a roda de samba na Toca da Joana.


Festival da Juventude
Sexta 04/04
Local: Centro de Convenções de Pernambuco (Complexo Salgadinho, Olinda-PE)
Horário: 17hs30
Preço: Grátis
Atrações: Sinésio Pereira e Arnaldo Ferreira 17h 30min, maracatu rural leão do norte 18h 30min.


Sábado 05/04

Projeto Som Barato
Sábado 05/04
Local: Quintal do Lima (Rua do Lima, Santo Amaro, Recife-PE)
Horário: 22hs
Preço: R$ 3,00
Bandas: Calmax, Chambaril e A Comuna.

Sábado Mangue
Sábado 05/04
Local: Pátio de São Pedro (Recife-PE)
Horário: 22hs
Preço: Grátis
Atrações: San B e Pé Preto.

W.O.A. Metal Battle - Recife

Sábado 05/04

Local: Armazém 14 (Recife Antigo-PE)

Horário: 22hs
Preço: R$ 10,00

Bandas: Decomposed God, Stormblood, Malkuth, Terra Prima e Silent Moon

Festival da juventude
Sábado 05/04
Local: Centro de Convenções de Pernambuco (Complexo Salgadinho, Olinda-PE)
Horário: 12hs30
Preço: Grátis
Atrações: Lourdinha Nóbrega e sua Orquestra 12h 30min, Cavalo-MarinhoBoi Caboclo e o Maracatu Rural 13h 15min, Afoxé Oyá Alxé 18h 30min, A Cantillena 19h 15min, Forro Rabecado 20h 30min.

Na Calçada e Arabiando
Sábado 05/04
Local: Toca da Joana (Rua Conselheiro Nabuco, Casa Amarela, Recife Antigo-PE)
Horário: 20hs
Preço: R$ 8,00
Na Calçada e Arabiando fazem o samba de aniversário, 2 anos da Toca da Joana, com participações de Nena Queiroga, Tatiana Monteiro, Júlio MoraesChris Nolasco,Naara, Rui Ribeiro e Kaíca.

Domingo 06/04
Festival da juventude

Domingo 06/04
Local: Centro de Convenções de Pernambuco (Complexo Salgadinho, Olinda-PE)
Horário: 12hs30
Preço: Grátis
Atrações: Noizé 12h 30min, Casas Populares da BR 232 13h 15min


EL Mocambo na Toca da Joana
Domingo 06/04
Local: Toca da Joana (Rua Conselheiro Nabuco, Casa Amarela, Recife Antigo-PE)
Horário: 19hs
Preço: R$ 5,00
A banda EL Mocambo da continuidade a temporada na Toca da Joana ao som de blues e rock and Roll.

Grupo Bonzar na Livraria Cultura
Domingo 06/04
Local: Livraria Cultura (Paço Alfândega, Recife Antigo-PE)Horário: 17hs
Preço: 1 kg de Alimento não perecível
No mesmo dia do lançamento do livro 'Nação xambá - Do terreiro aos palcos', a Livraria recebe o grupo Bongar para uma apresentação. O grupo apresentará o show 'Chão batido coco pisado', com um repertório montado em cima da religiosidade dos integrantes da banda, que têm influências musicais nos terreiros de candomblé, especialmente o da Xambá. Na apresentação, o grupo canta a história do seu povo, do cotidiano e da cultura vivenciada no Quilombo do Portão do Gelo, em Olinda.

Projeto NegroSambaSim
Domingo 06/04
Local: Mercado da Ribeira (Sítio histórico de Olinda-PE)
Horário: 15hs
Preço: Grátis
o projeto NegroSambaSim, no Mercado da Ribeira, no Sítio Histórico, em Olinda. E na mesa de samba Jorge Riba, roda de capoeira com grupo Abaúna e exibição de vídeo. Os convidados especiais da tarde são Dona Selma do Samba e Ramos Silva.

Seu Chico no Restaurante Amadeu
Domingo 06/04
Local: Restaurante Amadeu (Rua Professor José Brandão, Boa Viagem, Recife-PE)
Horário: 19hs
Preço: R$ 20,00 (Homens) e R$ 10,00 (Mulheres)
A banda Seu Chico inicia nova temporada agora no restaurante Amadeu, em Boa Viagem. O grupo faz releituras dos clássicos de Chico Buarque.


O Jornal Cultural não se responsabiliza por qualquer alteração nos eventos.


Por: Tarcísio Camêlo.

Foto: Lila Ribeiro.

Hoje tem noite Francesa no Recife


Mais conhecida por seu trabalho como backing vocal do grupo Herman Dune, a cantora francesa Lisa Li-Lund tem um prolífico trabalho solo, com mais de sete discos gravados de forma caseira e lançados por selos independentes diferentes em todo o mundo. A cantora folk e de estilo pop bem particular vem pela primeira vez ao país em abril e passa também pelo Recife em show no Cortiço Bar (Praça de Casa Forte), dividindo a noite com a Bande Ciné, sexteto pernambucano, que se propõe a fazer releituras da música pop francesa – enfatizando a década de 1960 – imortalizadas por artistas como France Gall, Brigitte Bardot e Serge Gainsbourg. Jazz, balada, bossa nova, iê-iê-iê e salsa são alguns gêneros musicais visitados pelo grupo, com arranjos para se ouvir e dançar.


Lisa Li-Lund no Recife.

Quinta 03/04

Local: Cortiço Bar (Praça de Casa Forte) – Recife - PE

Horário: 21hs

Preço: R$ 10

Atrações: Lisa Li-Lund e Bande Ciné.

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Amp e Madalena Moog no Abril Pro Rock 2008


Agora a programação do Abril Pro Rock 2008 está completa. Das dez bandas que disputavam uma vaga no concurso do Link Musical para subir ao palco da 16ª edição do Abril Pro Rock, o público elegeu a pernambucana AMP e a paraibana Madalena Moog. As bandas se apresentam nos dias 11 e 12 de abril, respectivamente, no palco 3 do festival, que neste ano será realizado no Chevrolet Hall. Participaram da votação quase 7.500 internautas.
A programação fica assim:


Sexta-feira (11 de abril)

Abertura dos portões: 21h Amp (PE) - Palco 3
The Sinks (RN) - Palco 3
Project 666 (PE) - Palco 2
Zumbis do Espaço (SP) - Palco 2
Mukeka di Rato (ES) - Palco 1
The New York Dolls (EUA) - Palco 1
Vamoz (PE) - Palco 1
Bad Brains (EUA) - Palco 1


» Sábado (12 de abril)

Madalena Moog (PB)-Palco 3
Erro de Transmissão (PE) - Palco 3
Barbiekill (RN) - Palco 3
Sweet Funny Adams (PE) - Palco 2
Violins (GO) - PALCO 2
Vitor Araújo (PE) - Palco 2
Rockasettes (SE) - Palco 2
Superguides (RS) - Palco 2
Pata de Elefante (RS) - Palco 2
Céu (SP) - Palco 1
Autoramas (RJ) Palco 1
Wander Wildner (RS) Palco 1
Júpiter Maçã (RS) - Palco 1
The Datsuns (Nova Zelândia) - Palco 1
Lobão (RJ) - Palco 1


» Domingo (27 de abril)

Abertura dos portões: 20h Gamma Ray (Alemanha) - Palco 1
Hellowen (Alemanha) - Palco 1

Abril Pro Rock 2008


Dias 11, 12 e 27 de abril Chevrolet Hall Abrilprorock

Ingressos: Dias 11 e 12R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia). Ingresso social: R$ 30 + 1kg de alimento não perecívelCamarote: R$ 800 (1º piso), R$ 600 (2º piso) e R$ 500 (3º piso)Dia 27 R$ 80 (inteira) e R$ 40 (meia). Ingresso social: R$ 50 + 1kg de alimento não perecívelCamarote: R$ 1.500 (1º piso), R$ 1.000 (2º piso) e R$ 800 (3º piso).

terça-feira, 1 de abril de 2008

Carfax na UK Pub!



A banda Carfax estará nesta terça-feira, 1° de Abril de 2008, na UK Pub, Boa Viagem. O ingresso custa R$ 7,00, com mulheres free até 22hs e clone de choop até 00hs. Como chegar:
Vindo pela Domingos Ferreira entre na Antônio Falcão (Banco Real de esquina) e logo em seguida na primeira à direita "Rua Francisco da Cunha, 165 - UK Pub".