quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Lista dos melhores discos de 2017



2017 está chegando ao fim e como de costume listo os discos nacionais lançados este ano que mais tocaram na minha playlist e me chamaram atenção. Lembrando que a ordem não é de preferência. É por ordem alfabética. Essa será a última postagem do ano. Feliz Ano novo para todo mundo e que 2018 seja ainda melhor para os nossos ouvidos.


Criolo - Espiral de Ilusão


Curumin - Boca


Hamilton de Holanda - Casa de Bituca


Kalouv - Elã


Macaco Bong - Deixa Quieto


My Magical Glowing Lens - Cosmos


Otto - Ottomatopeia


Rincon Sapiência - Galanga Livre


Tchida Afrikanu - Reggae no Deserto (*Tchida é cabo verdiano radicado no Recife e esse disco tem muito da cidade por isso coloco aqui na conta)


The Raulis - The Raulis

Tulipa Ruiz - Tu


Ilustração: Cássia Pernambuco


terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Terça do Vinil especial Roberto Carlos

O DJ 440 apresenta a Terça do Vinil especial Roberto Carlos hoje (19) na Galeria Joana D'arc (Avenida Herculano Bandeira, 513, Pina, Recife-PE). O evento começa a partir das 19h30 e será cobrado o couvert mesa de R$ 7,50 (por pessoa).

sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Sacoleja - Mostra Livre de Cinema de Pernambuco

O Cinema São Luiz (Recife-PE) recebe a Sacoleja - I Mostra Livre de Cinema de Pernambuco, de 16 a 20 de dezembro. Na programação curtas e longas metragens que foram selecionados de forma colaborativa e horizontal levando em consideração filmes inéditos ou que tiveram apenas uma exibição nas salas de cinema/circuito de festivais da cidade. A Mostra é uma realização coletiva do MAPE - Mulheres no Audiovisual PE e a ABD/Apeci (Associação Brasileira de documentaristas e curta-metragistas / Associação Pernambucana de cineastas). Confira a programação completa clicando na imagem.

quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Programação do Festival Cena Brasil



Será realizado neste sábado (16) e domingo (17) a 15º edição do Festival Cena Brasil na Praça do Fortim (Olinda-PE). Na programação nomes como Pisada do Mestre, Valdir Afonjá, Carranza!, Pax Nindi (Inglaterra), Ancestral (Jorge Riba), Maracatu Nação Camaleão e Lamento Negro. O evento é aberto ao público e começa no sábado a partir das 18h e no domingo, às 15h.

15º Festival Cena Brasil | Edição 2017

No pátio do Fortim do Queijo, Carmo, Olinda

Sábado (16.12), a partir das 18h, shows do Coco na Pisada do Mestre, Valdir Afonjá, Carranza e Zé Lamúria.

Domingo (17.12), às 15h, acontecem as apresentações das bandas e grupos Marlevou, Pax Nindi, Ancestral (Jorge Riba), Maracatu Nação Camaleão, Lamento Negro e o projeto Vem Dançar Olinda.

Aberto ao público.

quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Programa de Rádio De Boca a Ouvido terá gravações abertas ao público

A ONG Auçuba – Comunicação e Educação realiza neste domingo, 17 de dezembro, 04 gravações do programa de rádio De boca a ouvido – música da diáspora africana em Pernambuco, sendo 02 sobre maracatus de baque virado e 2 sobre Afoxés. As Gravações serão na Praça do Bongi (Zona Oeste do Recife) e o horário de início é de 16h. Tocando e participando do programa estarão o Maracatu Nação Almirante do Forte e o Afoxé Omô Nilê Ogunjá.

De boca a ouvido – música da diáspora africana em Pernambuco é uma série de 40 programas para rádio, com trinta minutos cada um, o projeto nasce do reconhecimento de que na formação da matriz cultural pernambucana, a herança africana deixou marcas que se desdobram em diversas áreas, formando, moldando e transformando nossa cultura e sociedade. Tendo como foco a música produzida no Estado - que tem como marca a diáspora africana - a série reflete sobre essa presença transformadora visibilizando que em sua origem tem-se a escravização. No diálogo com músicos, produtores, pesquisadores, os programas abarcam amplo recorte de tempo e de temas, estéticas desse fazer musical, seus gêneros, usos, a relação com a espiritualidade e a memória. As gravações iniciaram em setembro de 2017 e seguem até março de 2018. A série será veiculada em 2018 em emissoras públicas, oferecida gratuitamente a rádios comunitárias e disponibilizadas na internet para download gratuito. O projeto tem incentivo do FUNCULTURA.

quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Projeto Brincadeira de Criança realiza Mostras Cine Comunitário de Rua



 
Para encerrar o ciclo de formações do projeto Brincadeira de Criança, a ONG Auçuba - Comunicação e Educação - realizará duas mostras contemplando as produções realizada pelos estudantes do 6º e 4º ano das Escolas Estadual Monsenhor Manuel Marques e a Municipal Luiz Lua Gonzaga. Durante os seis meses da formação, entre junho e novembro de 2017, as educandas e os educandos aprenderam brincando conteúdos em audiovisual, jogos e brincadeiras populares e direitos humanos. 


A primeira mostra será nesta terça, dia 05, em frente à Escola Municipal Luiz Lua Gonzaga, na Rua Aurilandia, Bomba do Hemetério. Já na quinta, dia 07, a mostra será em frente à Escola Estadual Monsenhor Manuel Marques, Na Rua Desembargador Heráclito Cavalcante, na Mangabeira. Na programação das mostras exposições de fotografia, exibições de vídeos, animações em praxinoscópio, teatro de sombras, brincadeiras populares e brinquedos artesanais, além da apresentação do Boi Malabá e muito mais. 


O projeto Brincadeira de Criança tem como objetivo contribuir para democratizar o acesso e a produção de produtos audiovisuais que valorizem as brincadeiras populares locais na comunidade escolar, por meio de atividades de formação em técnicas de comunicação para o audiovisual. Neste projeto também foram realizadas workshops com professores e professoras das duas escolas, com as temáticas: Cinema nas escolas; Ludicidade e audiovisual nas práticas pedagógicas; Leitura crítica da mídia. O projeto tem o apoio do Fundo de Incentivo à Cultura do Estado de Pernambuco – FUNCULTURA.


Serviço:

Mostras Cine Comunitário de Rua Brincadeira de Criança

Terça, Dia 05 de dezembro
Local: Escola Municipal Luiz Lua Gonzaga (Rua Aurilandia, Bomba do Hemetério)
Horário: a partir das 16h
Acesso gratuito


Quinta, Dia 07 de dezembro
Local: Escola Estadual Monsenhor Manuel Marques (Rua Desembargador Heráclito Cavalcante, na Mangabeira)
Horário: a partir das 16h
Acesso gratuito

sábado, 4 de novembro de 2017

Biblioteca Multicultural Nascedouro comemora 17 anos



Para celebrar os 17 anos da Biblioteca Multicultural Nascedouro (Peixinhos), será realizada de 06 a 10 de novembro 2017, uma intensa programação cultural. Entre as atividades estão as oficinas “Fotografia e outras histórias”, “Boizinho Menino do Nascedouro”, “Ecologia lúdica” e de “Produção Literária”. Além das mostras “Olhar Abstrato”, de Pitela Assunção (obras compostas por arte abstrata com uso de caneta) e uma minha (Tarcísio Camêlo, autor deste blog) chamada “Micrônicas Carimbadas”, que traz micronarrativas sobre o cotidiano. A exposição “ORI 50 anos de Poeta” (apresenta a trajetória de Oriosvaldo Almeida); roda de conversa sobre Cultura Popular com o Maestro Ademir Araújo e a exibição de curtas metragens na mostra Convivência CineCREED.
Para encerrar a semana de celebração no dia 10, terá apresentação do processo das oficinas “Ecologia lúdica” e “produção literária”, e às 18h30, haverá o SARAU NASCEDOURO POÉTICO, com poetas convidados, além da performance do grupo Surreal Clube e da apresentação eletroacústico da Banda Colírio Elétrico que lança também na ocasião o seu 2ª videoclipe oficial.

Serviço:
Oque? Celebração dos 17 anos da Biblioteca Multicultural Nascedouro.
Onde? Biblioteca Multicultural Nascedouro, Av, Jardim Brasília, s/n Nascedouro de Peixinhos – Olinda/Recife.
Quando? De 06 a 10 de novembro 2017

quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Programação do Cinema São Luiz

Programação do Cinema São Luiz de 05 a 11 de outubro de 2017. Confira clicando na imagem.

Programação do Cinema da Fundação Museu

Programação do Cinema da Fundação Museu (Avenida 17 de Agosto, Casa Forte, Recife-PE) de 05 a 11 de outubro de 2017. Para conferir clique na imagem.

quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Programação do Cinema São Luiz

Confira a programação do Cinema São Luiz de 21 a 27 de setembro clicando na imagem.

Programação do Festival No Ar: Coquetel Molotov 2017

Saiu a programação do Festival No Ar: Coquetel Molotov 2017, que será realizado no dia 21 de outubro no Caxangá Golf & Country Club. Na lista, nomes como Curumin (SP), Arnaldo Baptista (SP), Kalouv (PE), Soledad (CE), Kiko Dinucci (SP) e Lia de Itamaracá (PE). Para conferir a programação completa é só clicar na imagem. Os ingressos podem ser adquiridos no link https://www.sympla.com.br/skol-apresenta-no-ar-coquetel-molotov-2017__154705 . Outras informações no site http://www.coquetelmolotov.com.br/http://www.coquetelmolotov.com.br/ ou no telefone (81) 3048-0558.

segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Programação da IV Feira de Leitura do Centro de Educação



Será realizado nos dias 20 e 21 de setembro a IV Feira de Leitura do Centro de Educação. O tema deste ano será "Territórios Interculturais da Leitura. #Nenhum direito a menos". Na programação, palestras e mesas temáticas; lançamento de revista, rodas de diálogos; relato de experiências; conversa com escritores; oficinas e minicursos; exposições, recital poético; atividades culturais e trocas e comercialização de livros. O homenageado deste ano é a Oriosvaldo Limeira de Almeida – Ori “Poeta de Peixinhos”, pelos seus 50 anos de Poeta. Na ocasião será celebrado também os 10 anos da RELEITURA – Rede de Bibliotecas Comunitárias da Região Metropolitana do Recife.

A feira tem como objetivos: dinamizar e aproximar a literatura dos estudantes universitários, professores, técnicos e sociedade, de um modo geral, valorizando o texto literário como principal ferramenta de incentivo à leitura literária. Neste sentido, a Feira de Leitura, se trata de uma feira para além da relação comercial com livros, com enfoque nas experiências literárias que valorizem bibliotecas e a relação dos sujeitos com a palavra escrita e falada.

A IV Feira de Leitura é realizada pelo CEEL – Centro de Estudos em Educação e Linguagem, a RELEITURA – Rede de Bibliotecas Comunitárias da Região Metropolitana do Recife e a Biblioteca Comunitária Caranguejo Tabaiares.

Confira a programação nas imagens:



Outras informações na página do facebook: https://www.facebook.com/feiradeleituraceufpe/  

Cineclube Avalovara exibe animações do Studio Ghibli

O cineclube Avalovara exibe neste domingo, 24 de setembro, duas animações do Studio Ghibli, um dos mais renomados quando se trata de animação. As animações escolhidas foram “Meu Vizinho Totoro” (Hayao Miyazaki, 1988) e “O Túmulo de Vagalumes” (Isao Takahata, 1988). A primeira leve e otimista (dentro daqui que esperamos de uma animação), enquanto a segunda é um drama forte, mostrando a dura realidade da II Guerra Mundial, do abandono, das pessoas que viveram esse terror e mesmo assim tem toda uma delicadeza ao tratar desse tema tão pesado. A sessão será no Teatro Silogeu do IHGVSA - Instituto Histórico e Geográfico da Vitória de Santo Antão (Praça Diogo Braga, s/n, Martriz) às 17h e a entrada é gratuita.


SERVIÇO

Cineclube Avalovara apresenta Sessão Dupla “Meu Vizinho Totoro”; “O Túmulo de Vagalumes”
Classificação indicativa: Livre/12 anos
Data e hora: 24/09/2017 (dom), às 17h
Local: Teatro Silogeu do IHGVSA - Instituto Histórico e Geográfico da Vitória de Santo Antão (Praça Diogo Braga, s/n, Martriz)
Entrada Franca

quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Programação​ do Cinema São Luiz

Confira a programação do Cinema São Luiz de 14 a 20 de setembro clicando na imagem.

19º FestCine está com inscrições abertas para as mostras competitivas



Estão abertas as inscrições de curtas-metragens para 19º edição do FestCine – Festival de Curtas de Pernambuco, que será realizado no Cinema São Luiz (foto) entre os dias 4 e 9 de dezembro. Os interessados poderão se inscrever até o dia 13 de outubro. As inscrições deverão ser feitas exclusivamente pelo e-mail festcinepe@gmail.com, com o título de inscrição + nome do filme, e, junto à ficha de inscrição devidamente preenchida e assinada, anexar três fotos de divulgação do filme, além da documentação descrita no edital disponível no link. Cada proponente poderá inscrever até três filmes por diretor/a, desde que em categorias diferentes (animação, ficção, documentário, videoclipe e experimental), e apenas dois filmes na mostra competitiva de Formação. O prêmio oficial do evento é o Troféu Fernando Spencer, concedido aos melhores nos quesitos Direção, Fotografia, Montagem, Roteiro, Produção, Direção de arte, Trilha sonora, Som, Ator e Atriz. Os três melhores filmes de cada categoria da competição geral e os melhores da mostra competitiva de formação receberão prêmios em dinheiro, em valores que variam entre R$ 2 mil e R$ 4,5 mil. Outras informações pelo telefone (81) 3184-3076 ou pelo e-mail audiovisualpe@gmail.com.



quarta-feira, 12 de julho de 2017

Projeto Brincadeira de Criança inicia formações de audiovisual em escolas públicas da zona norte do Recife

A ONG Auçuba iniciou as atividades do projeto Brincadeira de Criança, proposta de formação em audiovisual voltada a estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental I, da Escola Municipal Luiz Lua Gonzaga, localizada na Bomba do Hemetério, e do 6º ano da Escola Estadual Monsenhor Manuel Marques, localizada na Mangabeira.



O projeto foi aprovado no 9º Edital do Fundo de Incentivo à Cultura do Estado de Pernambuco FUNCULTURA - 2015-2016.  O projeto tem como objetivo contribuir para democratizar o acesso e a realização de produtos audiovisuais valorizando as brincadeiras populares locais na comunidade e nas escolas públicas, por meio de atividades de formação em comunicação e o audiovisual. Está é a segunda edição do Brincadeira de Criança, a primeira foi realizada em 2015 e também foi apoiada pelo FUNCULTURA.



O projeto consiste também em sensibilizar professores e demais profissionais de educação das escolas para o uso das mídias no processo de aprendizagem, bem como o fortalecer a ação dos/as educadores e educadoras. A ação, propõe realizar junto aos profissionais de educação das escolas de 3 workshops temáticos intitulado: Cinema nas  escolas; Ludicidade e audiovisual nas práticas pedagógicas e Leitura crítica da mídia.



Ao longo do projeto serão realizadas visitas a espaços culturais da cidade, com os participantes da ação, além de mostras nas escolas que serão divididas em 2 momentos: o Cine Experimental na escola, com mostra das produções para todos da comunidade escolar e familiares; e Mostra Comunitária na rua com exibição de todos os trabalhos das crianças e de filmes selecionados sobre os temas, trabalhados em sala para toda a comunidade do entorno da escola.

Integram a equipe do Projeto Brincadeira de Criança Paula Ferreira, coordenadora executiva, Ana Paula Ferreira, Coordenadora Pedagógica, Edimilson Assunção (Pitela), Yane Mendes, Paula Basso e Tarcísio Camêlo, educadores e educadoras sociais de tecnologias do audiovisual e Rogério Bezerra, educador de jogos e brincadeiras populares e ludicidade.





Auçuba – Comunicação e Educação
é uma organização da sociedade civil que atua há 28 anos na área da comunicação, educação, arte e mobilização social com foco na defesa dos direitos de crianças, adolescentes e jovens. Investir na formação audiovisual sempre esteve no escopo de atuação da organização como forma não só de desvelar aspectos da realidade, mas de trazer para o centro da ação, pedagógica, criativa e produtiva, os sujeitos que desta realidade fazem parte. Em foco, portanto, estão a nortear as diversas iniciativas formativas até então desenvolvidas pela organização na linguagem audiovisual, e no seu encontro com educação, questões relativas a capacidade de elaboração, reflexão e expressão desses sujeitos sobre si mesmos e sobre seu entorno, capacidade portanto de autorrepresentação. É esta trajetória, traduzida em projetos como o Escola de Vídeo, Comunicação e Educação, Oi Kabum! Escola de arte e Tecnologia Recife, Cine Bomba Cultura e Comunidade e com o Programa Só Para Fazer Mídia, que, compreendemos, habilita o Auçuba a continuar investindo em propostas que articula sujeitos e espaços nos quais convivem e vivem, bem como espaços que desejam “ocupar” política e artisticamente: comunidade, escola, cidade.

Projeto de pesquisa na área de dança e música faz convocatória



O Projeto TumTá seleciona artistas em formação para projeto de pesquisa. O TumTá é o nome do primeiro instrumento digital de música e dança fruto da parceria entre o dançarino, músico e ator Helder Vasconcelos e os produtores tecnológicos João Tragtenberg e Filipe Calegario, do Batebit Artesania Digital. O projeto de pesquisa em dança aprovado pelo Funcultura, propõe desenvolver as possibilidades do instrumento a partir de testes e avaliações realizados junto a 5 profissionais e 5 artistas em formação nas áreas de dança e música.

Os estudantes interessados em participar não precisam ter vínculo com instituição formal de ensino, mas é imprescindível o interesse na pesquisa e a disponibilidade para a participação em todas as atividades propostas, que serão realizadas entre os meses de agosto e outubro. A convocatória está disponível no site tumta.wordpress.com, onde também se encontra o formulário a ser preenchido e enviado até o dia 23 de julho.

O TumTá é um instrumento a ser tocado com os pés, acoplado aos sapatos, e seu grande potencial reside no fato de ter sido concebido para fazer música e dança ao mesmo tempo, com base na experiência do artista junto à tradição, onde essas duas formas artísticas estão intrinsecamente ligadas e partem de um mesmo impulso.


SERVIÇO

Convocatória para participação na pesquisa Tum Tá
Inscrições: de 12 a 23 de julho de 2017.
Público: artistas em formação (formal ou informal) nas áreas de música e dança.
Mais informações e formulário de inscrição: tumta.wordpress.com.

sexta-feira, 7 de julho de 2017

quarta-feira, 28 de junho de 2017

Ouvindo Música no Museu


O projeto Ouvindo Música no Museu do Estado de Pernambuco divulga programação do inicio do segundo semestre de 2017. As apresentações são sempre aos sábados às 17h. Os ingressos custam R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (meia). O Museu do Estado fica Av. Rui Barbosa, 960, Graças – Recife Confira a programação dos dois próximos meses na imagem.

sexta-feira, 9 de junho de 2017

A Casa do Cachorro Preto encerra atividades na casa de Olinda

A Casa do Cachorro Preto divulga nota oficial sobre encerramento  das  atividades  no  número  99  da  rua  13  de  maio,  em Olinda. Confira:


Nota Oficial dA Casa do Cachorro Preto:

A Casa do Cachorro Preto encerra, oficialmente, as atividades no número 99 da rua 13 de maio, em Olinda. Fomos (in)devidamente notificadxs para cessar todas as nossas ações. Recebemos uma notificação da Prefeitura determinando o nosso fechamento alegando "irregularidade", "perturbação da ordem" e "inadequação das atividades" no setor do Sítio Histórico. Passamos março, abril e maio procurando responder o que não tinha sido perguntado e debater o que foi ignorado. Procuramos as autoridades para apresentar A Casa, mostrar nossa programação, solicitar orientação para adequação às regras da cidade e nossa disposição e propósito de continuar desenvolvendo nossos trabalhos em Olinda, uma cidade com plena vocação, histórica, boêmia, transgressora, inspiradora, e não merece ficar parada. O reconhecimento público do papel que cumpre A Casa do Cachorro Preto para a cultura, infelizmente, não cabe nos poderes públicos de Olinda na atual conjuntura... O que grita para gente como a ausência de um equipamento sequer funcionando com atividade regular, perturba muito mais a ordem, com toda certeza. E Olinda está assim, com vários espaços de atividades diversas sendo compulsoriamente fechados. O conceito e as atividades da Casa são integradas. Um lugar de convivência. Um espaço cultural. Artes visuais, literatura, teatro, circo, música, aqui tem lugar. E pra gente só tem sentido se for assim. Por isso viramos matilha. Cheia de gente que cria, batalha e se junta pras coisas acontecerem. Não temos como permanecer sendo "irregulares". Como todo trabalho, precisamos nos manter, pagar as contas, cuidar e investir no espaço. Para quem vive do que produz, parar por 3 meses inviabiliza a sustentabilidade de qualquer atividade. Não somos um endereço. E da nossa natureza solta, estaremos de andada, passeando com o Cachorro em outros ares. Levar a Casa pra onde a gente for. Cada umx que passou nesse endereço está destinadx a ganir por onde passar. Não vamos parar por aqui. O movimento é constante e ainda temos muita coisa pra ajeitar por dentro e por fora das nossas ideias. Esse será um chamado pra nos reunir e enfrentar o que tiver de atrasado e retrógrado pela frente. Enquanto estivermos livres vamos nos juntar pra fazer nossos barulhos e nossos rabiscos e nossas mungangas, e tudo mais que a liberdade nos permitir. Por enquanto não teremos novo endereço. Aqui, vamos manter o escritório, a lojinha física e vamos dividir o espaço com outros parceiros No dia 18 de junho (domingo), vamos fazer um desapego generalizado do acervo, móveis, peças e produtos. Queremos retomar a lojinha redimensionada e repaginada em julho 

Olinda, 08 de junho de 2017

A Casa  do  Cachorro  Preto http://lojinha.acasadocachorropreto.com.br/

quinta-feira, 25 de maio de 2017

Forró com Cláudio Rabeca na Casa Astral


Cláudio Rabeca faz apresentação neste sábado, 27, na Casa Astral (Rua Joaquim Xavier de Andrade, 104, Poço da Panela, Recife-PE). O baile de forró com Cláudio Rabeca começa às 18h30 e a entrada custa é de R$ 15,00 (na hora) e R$ 10,00 (antecipado).

terça-feira, 23 de maio de 2017

Programação do Conservatório Pernambucano de Música desta semana

O Conservatório Pernambucano de Música (Avenida João de Barros, 594, Santo Amaro, Recife-PE) recebe, no próximo dia 24, no projeto Quartas Musicais – Recital de Canto, a soprano Marly Montoni e o barítono Leonardo Neiva que serão, acompanhados pelo pianista Rafael Andrade. Na ocasião, será apresentado um repertório de duos e árias da ópera Porgy and Bess e clássicos de musicais famosos. Já na quinta-feira (25), haverá apresentação do compositor e violinista Guinga mostrando canções e peças instrumentais autorais fazendo uma retrospectiva de sua carreira. Na sexta-feira, no projeto Cesta de Música, será a vez do pianista e compositor Benjamim Taubkin apresentar uma mostra dos seus 20 anos de carreira.

As apresentações serão no Estúdio/Auditório Cussy de Almeida do Conservatório e começam às 19h30.

Orquestra Sinfônica do Recife realiza concerto no Teatro Santa Isabel


A Orquestra Sinfônica do Recife faz apresentação nesta quarta-feira (24) no Teatro de Santa Isabel (Praça da República, s/n, Santo Antônio, Recife-PE). O concerto começa às 20h e a entrada é gratuita com distribuição dos ingressos 1 hora antes na bilheteria do teatro.


Confira o programa do concerto:


– Felix MELDELSSOHN( 1809-1847) , Marcha Nupcial ( alegro vivace) , da peça Sonhos de Uma Noite de Verão”, inspirada em Shakespeare.

– Padre José Maurício NUNES GARCIA ( 1767-1830) – Abertura em Ré, peça instrumental dos tempos do Brasil Império. Tributo da OSR aos seus 250 anos de nascimento.

– Wolfgang Amadeus MOZART (1756-1791) – Sinfonia número 40 em sol menor, K-550 em quatro ​movimentos.​ (​Trata-se de sua sinfonia mais conhecida, ​devido ao filme “Amadeus”​)​.

Comentários, regência e direção artística ​de ​​Marlos Nobre.

Festival de cinema de animação Animage abre inscrição

O Animage – Festival Internacional de Animação de Pernambuco abre as inscrições para a Mostra Competitiva de curta metragem para a sua 8ª edição. As inscrições podem ser realizadas até o dia 08 de agosto pelo site do festival (http://inscricoes2017.animagefestival.com/ ). Podem ser inscritos filmes a partir de 2016, que contemplem técnicas de animação e com duração máxima de 30 minutos. A mostra competitiva tem premiação em dinheiro para os melhores filmes selecionados nas categorias “Melhor Curta-Metragem”, “Melhor Curta Infantil”, “Melhor Curta Brasileiro” e “Prêmio do Público”. As demais categorias recebem premiação com troféu: melhor Direção, Roteiro, Direção de Arte, Técnica e Som.

quarta-feira, 26 de abril de 2017

Abril Pro Rock 2017


No próximo final de semana, sexta (28) e sábado (29), será realizada a 25ª edição do Festival Abril Pro Rock, no Classic Hall (Av. Agamenon Magalhães, s/n, Salgadinho, Olinda-PE). A programação conta com 18 atrações, sendo 11 nacionais e 07 internacionais. Na lista, nomes como Krisiun (RS), Matanza (RJ), Camarones Orquestra Guitarrística (RN), Serrapilheira (PE), Diablo Angel (PE), Suicidal Tendencies (EUA) e Cockney Rejects (ING). Os ingressos custam R$ 70,00 (inteira), R$ 35,00 (meia), R$ 40,00 + 1 kg de alimento (social). Para quem vai os dois dias tem promoção: R$ 70,00 + 2kg de alimento (Promo dois dias inteira) e R$ 60,00 (Promo dois dias meia). Os ingressos estão à venda no site www.sympla.com.br/abrilprorock, na bilheteria do Classic Hall e nas lojas Seaway. A abertura dos portões na sexta-feira será a partir das 21h, já no sábado, a partir das 18h. 

Programação:

SEXTA • 28 de abril

Suicidal Tendencies (EUA)

Tiger Army (EUA)

Death (EUA)

Camarones Orquestra Guitarrística (RN)

Serrapilheira (PE)

Diablo Angel (PE)

Saga HC (PE)


• SÁBADO • 29 de abril

Cockney Rejects (ING)

Nocturnal (ALE)

Krisiun (RS)

Matanza (RJ)

Voodoopriest (SP)

Violator (DF)

One Arm Way (PE/SP)

John Wayne (SP)

Mystifier (BA)

Nervosa (SP)

Evocati (PE)



ABRIL PRO ROCK 2017

Dias: 28 e 29/04/2017

Local: Classic Hall - Av. Agamenon Magalhães, s/n, Salgadinho

Produção: Astronave Iniciativas Culturais

http://www.abrilprorock.com.br/

A abertura dos portões na sexta-feira será a partir das 21h, já no sábado, a partir das 18h.

terça-feira, 25 de abril de 2017

Espetáculo de Dança “Ah! Se tu Soubesses” no Teatro Luiz Mendonça

O Teatro Luiz Mendonça (Parque Dona Lindu, Boa Viagem, Recife-PE) recebe, nesta sexta, 28 de abril, o espetáculo de dança “Ah! Se tu Soubesses” baseado na trajetória do cantor carioca Orlando Silva (1925-1978), também conhecido como “O Cantor das Multidões”. O espetáculo pretende trabalhar a fusão de musicalidade e poesia embalando a dança que será realizada por 08 bailarinos em cena.  O espetáculo “Ah! Se tu Soubesses” começa às 20h e os ingressos custam R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia). O espetáculo tem produção independente da Cia de Dança Ferreira e está sob a direção da diretora e também bailarina Valéria Barros.

Karol Conka no Recife

A cantora Karol Conka (foto) faz apresentação no Recife neste sábado, dia 29 de abril, no Catamaran (Cais das 5 Pontas, s/n, São José), a partir das 23h. A noite conta ainda com apresentações dos/as DJs Allana Marques, Fuckyeahguigs, GoozGooz, Xande Medeiros, Original DJCopy e Lucio Morais. A festa faz parte da parte da comemoração dos 10 anos da produtora Golarrole. Os ingressos custam R$ 35,00 (pista) e R$ 100,00 (open bar).

BaianaSystem no Recife

A banda BaianaSystem faz apresentação no Recife no próximo dia 28 de abril no Baile Perfumado (Rua Carlos Gomes, Prado, Recife). No repertório, canções do disco lançado no ano passado "Duas Cidades", além de músicas do disco anterior. A festa começa a partir das 22 horas e os ingressos custam  R$ 80,00 (Inteira), R$ 40,00 (meia-entrada) e R$ 50 + um quilo de alimento não perecível ou 1 livro em bom estado ( ingresso social).

quinta-feira, 20 de abril de 2017

Audiência Pública sobre​ a Rádio Frei Caneca FM




Na próxima quarta-feira, 26 de abril, haverá Audiência Pública no Plenarinho da Câmera Municipal do Recife, das 09h às 12h, para discutir a Rádio Frei Caneca FM, que entrou no ar ano passado em caráter experimental nos 101,5 FM do Recife, mas que ainda funciona de forma muito aquém de seu potencial e de sua proposta inicial. A Audiência tem como intuito discutir a importância de garantir que a Rádio Frei Caneca exerça seu papel de comunicação pública, independente das limitações de mercado, e com autonomia de funcionamento, de programação e demais esferas previstas para seu funcionamento.
Para participar da mesa de discussão foram convidados Jorge Vieira, secretário de Planejamento, Administração e Gestão de Pessoas na Cidade do Recife, Diego Rocha, presidente da Fundação de Cultura da Cidade do Recife, Patrick Torquato, gerente de Música da Rádio Frei Caneca e Cátia Patrícia Oliveira, integrante Fórum Pernambucano de Comunicação (Fopecom) e do Coletivo Intervozes. A convocação da Audiência Pública é do mandato do vereador Ivan Moraes (PSOL).


Serviço


Audiência Pública Sobre a Rádio Frei Caneca
Quarta, 26 de abril de 2017
Local: Plenarinho da Câmera Municipal do Recife
Horário: 09h às 12h

Programação do Cinema da Fundação

Programação do Cinema da Fundação Joaquim Nabuco de 20 a 26 de abril de 2017. Para conferir é só clicar na imagem.

segunda-feira, 17 de abril de 2017

Odair José lança disco no Recife



O músico Odair José faz show de lançamento do seu 36º álbum de inéditas “Gatos e ratos”, no Recife. “A Noite Mais Linda do Mundo”, título de uma de suas músicas de grande sucesso da o nome da festa, que será realizada no espaço Estelita (Avenida Saturnino de Brito, 385, Cabanga), no dia 23 de abril, às 18h. Na ocasião, haverá também apresentação do músico pernambucano Juvenil Silva. Os ingressos custam R$ 30,00 (1º lote).

João Bosco realiza série de shows no Recife



João Bosco realiza série de apresentações do show inédito Solo, entre os dias 19 e 22 de abril, na Caixa Cultural Recife (Avenida Alfredo Lisboa, 505, Recife Antigo). Na ocasião, o artista vai revisitar seus sucessos e fazer releituras de clássicos da Música Popular Brasileira. As apresentações começam às 20h e os ingressos custam R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia), que estarão à venda a partir das 10h do dia 18 do mês, exclusivamente na bilheteria do espaço.

domingo, 16 de abril de 2017

Inscrições abertas para Festival de Cinema de Triunfo

O Festival de Cinema de Triunfo está com as inscrições abertas e podem ser feitas exclusivamente pela internet. Os interessados em participar da décima edição do festival podem enviar seus trabalhos, curtas ou longas-metragens, até o dia 10/5, através do e-mail: festivaldetriunfope@gmail.com. O edital e a ficha de inscrição podem ser acessados no link. Dúvidas relativas ao festival deverão ser enviadas para o e-mail: audiovisualpe@gmail.com ou entrar  em contato pelo telefone (81) 3184-3076. O festival de Cinema de Triunfo  será realizado no período entre  31 de julho e 12 de agosto de 2017, no Cineteatro Guarany e outros espaços na cidade de Triunfo e na microrregião do Sertão do Pajeú, Estado de Pernambuco. 
 

Inscrições abertas para o Festival Internacional do Filme Etnográfico do Recife

O Festival Internacional do Filme Etnográfico do Recife está com as inscrições abertas até o dia 31 de maio de 2017. Poderão ser inscritas produções nacionais e internacionais de filmes que abordem questões socioculturais contemporâneas sobre pessoas, grupos sociais, processos históricos de temas de interesse antropológico. A inscrição é gratuita e o formulário de inscrição e o regulamento do festival podem ser acessados nos seguintes endereços eletrônicos http:// www.filmedorecife.com.br ou http://www.ufpe.br/filmedorecife. O festival tem por objetivo exibir e premiar produções que abordam, através do olhar etnográfico, a cultura do outro – seus saberes, artes, comportamentos que apresentem qualidade técnica reconhecida na área. O Festival de cinema conta com mostras competitiva e paralelas (não competitivas), além de oficinas promovidas pelo LAV (Laboratório de Antropologia Visual da UFPE). O evento é promovido e realizado pelo Laboratório de Antropologia Visual do programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal de Pernambuco.

quarta-feira, 12 de abril de 2017

Quadrinista Jão lança livros na Casa do Cachorro Preto


O quadrinista Jão, de Belo Horizonte, autor do livro Baixo Centro e da revista PARAFUSO nº0, lançará seus trabalhos pela primeira vez em Olinda neste domingo, às 18h, n’A Casa do Cachorro Preto (Rua Treze de Maio, 99, Cidade Alta, Olinda). O artista estará disponível para autógrafos e trocas de ideias com os interessados, além da venda de suas publicações. O livro Baixo Centro, foi lançada pela Editora Miguilim em novembro de 2015. Os lugares, os personagens e o cotidiano da cidade são inspirações para a obra, que traz uma história de aventura de dois personagens pelas ruas da capital mineira.

Booktrailer do Baixo Centro: https://www.youtube.com/watch?v=MumCzJ2Ur-E&t=8s

Vídeo com as páginas da PARAFUSO nº0: https://www.youtube.com/watch?v=hkgMd_mBZ7c




domingo, 9 de abril de 2017

VerOuvindo: Festival de Filmes com Acessibilidade Comunicacional do Recife




O VerOuvindo: Festival de Filmes com Acessibilidade Comunicacional do Recife será realizado entre os dias 21 e 30 de abril de 2017 nos cinemas do Museu e São Luiz e Paço do Frevo, com entrada gratuita. Na programação mostras de filmes, oficinas e debates. As inscrições para oficinas já estão abertas e podem ser efetuadas no site http://www.verouvindo.com/


PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Dias 21, 22 e 23/04, 14h às 17h, Paço do Frevo
- Oficina Orientações para expressão vocal na audiodescrição, com Leila Freitas (PE)


Dias 24, 25/04, 14h às 17h, Fundaj
- Oficina Iniciação à leitura cinematográfica, com André Dib (PE)

Dias 25/04, 14h às 17h, dia 26/04, 9h às 12h, Paço do Frevo
- Oficina Produção de roteiro de Audiodescrição para filmes com Larissa Costa (RJ)



Dia 26/04

- 18h30, Cinema do Museu
Mesa de abertura
Formação de plateia, atividades de mediação e estratégias de divulgação do produto audiovisual acessível com Lívia Motta (SP); Caminhos para a produção da audiodescrição com Marie Gaumy (FRA); Mediação: Liliana Tavares

- 20h, Cinema do Museu
Sessão de abertura
Todos* (RS, 2017, cor, doc, 81min, Livre), de Luiz Alberto Cassol e Marilaine Castro da Costa

Sinopse: Um historiador viaja por várias cidades do Brasil e exterior em busca de reposta a uma pergunta: o que é acessibilidade? Acompanhando a trajetória de Felipe, que tem deficiência visual, vamos conhecer caminhos acessíveis e caminhos com muitas barreiras. Vamos conhecer o que pessoas com e sem deficiência pensam sobre temas como diversidade humana, educação inclusiva, cultura e tecnologias. Todos é um filme sobre pessoas e suas diferenças.

*estreia no Brasil, com presença dos diretores, da equipe do filme e da acessibilidade.

Dia 27/04, Cinema do Museu
- 17h30: Mostra competitiva iniciante
- Autofagia (12min, 2016, PE), de Felipe Soares
Audiodescrição: Felipe Soares, Mozart Albuquerque e Priscilla Botelho
Locução: Victor Moury

Elekô (7min, 2015, RJ/PE), direção coletiva
Audiodescrição: Amanda Letícia, Hannah Cunha, Giuliana Miguel
Locução: Hannah Cunha
Consultoria: Michelle Alheiros

O Outro par (6min, 2014, EGI/RJ), de Sara Rozik
Audiodescrição: Wilma Lacerda Kauss
Locução: Márcia Caspary
Consultoria: Felipe Monteiro


- 18h30: Mostra competitiva geral
A piscina de Caíque (15min, 2017, GO), de Raphael Gustavo da Silva
Audiodescrição: Alfredo Farah
Locução: Cleber Franceschi
Consultoria: Edgar Jacques

Ilha (15min, PB/RJ), de Ismael Moura
Audiodescrição: Mônica Magnani
Locução: Mônica Magnani
Consultoria: Marilena Assis, André Campelo e Luis D. Medeiros

Lá do alto (9min, 2015, RJ), de Luciano Vidigal
Audiodescrição: Mônica Magnani
Locução: Mônica Magnani
Consultoria: Marilena Assis, André Campelo e Luis D. Medeiros

Òrun Àiyé - A criação do mundo (12min, 2015, BA), de Jamile Coelho e Cintia Maria
Audiodescrição: Bárbara Carneiro
Locução: Odilon Camargo
Consultoria: Sandra Farias


Sexta série (18min, 2012, PE), de Cecília da Fonte
Audiodescrição: Rodrigo Sanches
Locução: Rodrigo Sanches
Consultoria: Ana Rosa Bordin Rabello

Dia 28/04, Cinema do Museu
- 18h: Mostra Curtas Pernambucanos*

Catimbau (2015, DCP, cor, doc, 23min, 12 anos), Lucas Caminha
Sinopse: Catimbau é um curta-metragem experimental, desenhado como uma experiência sensorial em um parque de preservação ambiental no nordeste do Brasil chamado Vale do Catimbau, no estado de Pernambuco. Cosmo Grão compôs uma trilha sonora original inspirada no parque nacional que foi posteriormente reproduzida em localização por Lucas Caminha e sua equipe filme. Este é um filme sobre como um lugar tanto pode inspirar quanto ser inspirado pela música.


FotogrÁfrica (2016, DCP, cor, doc, 25min, 12 anos), de Tila Chitunda

Sinopse: Dona Amélia é uma angolana refugiada de guerra que recomeçou a vida em Olinda. A partir do seu mural de fotografias, sua filha mais nova, nascida no Brasil, vai em busca de suas raízes.



Um brinde (2016, DCP, cor, fic, 16min, 12 anos), Jean Vigo

Sinopse: Elias sempre se evitou ir a enterros e velórios. Até o dia em que Cacau exigiu a presença do amigo em seu próprio enterro.


*debate após a sessão com diretores e profissionais da acessibilidade.

Dia 29/04, Cinema São Luiz
- 14h às 17h: Oficina Iniciação à leitura cinematográfica, com André Dib (PE)

- 17h30: Master class - Uso da Linguagem cinematográfica no roteiro de audiodescrição com Marie Gaumy (FRA)

- 18:30h: Sessão Memória 16 anos

Amigos de Risco* (PE, 2007, DCP, cor, fic, 88min, 16 anos), de Daniel Bandeira.

Sinopse: Após uma temporada longe do Recife, Joca está de volta. No reencontro com os melhores amigos, Nelsão e Benito, o grupo se joga em uma jornada pela vida noturna da cidade. Buscando aventuras e passando por situações adversas, os amigos se veem correndo contra o tempo para salvar Joca, que inesperadamente passa mal. Sessão comemorativa de 10 anos, com filme restaurado em 2K.
*com presença do diretor, da equipe do filme e da acessibilidade.


20:30h: Sessão GloboNews
Trans* (RJ, 2016, cor, doc, 53min, 18 anos), de Fernanda Dedavid e Renata Baldi.
Sinopse: João é escritor. Nasceu Joana em 1950. Giowana, advogada, se assumiu mulher há 6 anos. Wallace deixou de se definir como homem ou como mulher em 2010. Atua no Teatro Oficina.

O estudante Luan, 16 anos, era menina até os 14. Trans conta como se sente e como é a vida de quem nasce num corpo com o qual não se identifica. A trajetória, a ambiguidade, a dúvida, o medo, a coragem de ser transgênero no Brasil. *com presença da diretora, da equipe do filme e da acessibilidade.


30/04 - Cinema São Luiz
17h - Sessão de encerramento

Shaolin do Sertão* (CE, 2016, DCP, cor, fic, 100min, 12 anos), de Halder Gomes

Sinopse: Aluízio Li, um aficionado e alienado por filmes de artes marciais no interior do Ceará nos anos 80, vê seu mundo lúdico e inocente em xeque quando um lutador profissional aposentado (Toni Tora Pleura) resolve desafiar todos os "valentões" da cidade. Downtown Filmes.
*com presença do diretor e com a experimentação do óculos para visualização da Libras na tela através do aplicativo MovieReading.

19h - Cerimônia de premiação

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Afoxé Omo Nilê Ogunjá realiza desfile de carnaval

O Afoxé Omo Nilê Ogunjá realiza hoje (21) o desfile oficial de abertura da sua programação de carnaval. A saída do Cortejo será em frente ao Paço do Frevo (Bairro do Recife-PE) a partir das 18h. O tema deste ano é "Pense Negro: Mulher, Negritude, Liberdade".

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Domingueira de férias no CCLF

O Centro de Cultura Luz Freire realiza neste final de semana Domingueira de férias, no quintal da sua sede, localizada na Rua 27 de janeiro, número 181, Olinda. Na programação, Bonsucesso Samba Clube com o projeto “Aquele Abraço” tocando canções de Gilberto Gil, a banda São Jorge, o coco do Raízes do Capibaribe, além dos DJs Bob Silva e Célio do Vinil. A festa começa a partir das 14h e o ingresso custa R$ 15,00. O evento faz parte da campanha de mobilização de recursos para financiamento do projeto “Saber e Luta”, que realizará um ciclo de oficinas sobre Direitos Humanos e ativismo para um total de 100 jovens de coletivos, grupos, etc, da Região Metropolitana do Recife, pensarem e transformarem suas realidades. Até o dia 12 foi realizada uma campanha de financiamento colaborativa com sucesso, disponível aqui: https://benfeitoria.com/sabereluta. Os recursos arrecadados com a festa irão contribuir para proporcionar formação política e fortalecer a incidência de coletivos de juventudes da Região Metropolitana do Recife, por meio da iniciativa do projeto do Centro Luiz Freire.

sábado, 14 de janeiro de 2017

Juliano Holanda & Zé Manoel n'A Casa do Cachorro Preto

A Casa do Cachorro Preto (Rua Treze de Maio, Olinda) recebe o show Juliano Holanda & Zé Manoel neste Domingo (15), às 19h. A entrada custa R$ 15,00.