quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Programação de fim de ano no Recife!


No dia 9 de dezembro, a Prefeitura do Recife abre, oficialmente, na Praça do Marco Zero, os festejos de final de ano na cidade com concerto da Orquestra Sinfônica do Recife e participação especial do Coral da Universidade Federal de Pernambuco. A peça O Messias do compositor alemão Georg Friedrich Haendel foi a escolhida para coroar a cerimônia, que começa às 20h com a participação do prefeito do Recife, João Paulo Lima e Silva, dos homenageados e de representante do Banco do Brasil, patrocinador do evento. O tema deste ano, Luzes e Vozes do Natal na história do Recife. Para sempre, enfoca todas as manifestações do ciclo natalino que envolvam o “canto cantado” ou “falado” como corais, cantos líricos, pastoris, folguedos nordestinos, poetas, cantadores etc, além das luzes natalinas. Os homenageados são dois pesquisadores que dedicaram suas vidas ao estudo e difusão da música, especialmente os corais: Dinara Pessoa e João Hemiliano. Serão quase 30 dias de intensa programação reunindo todas as grandes manifestações culturais do ciclo natalino expressadas pelas vozes rurais e urbanas do Recife, do Nordeste e do Brasil.
O Natal e Reveillon 2007 seguem mantendo os princípios da política cultural da cidade, utilizada em todos os eventos que a Prefeitura do Recife realiza: a multiculturalidade, a descentralização, e a democratização no acesso a cultura. Pensando nisso, a festa se espalha por vários cantos da cidade, com pólos de animação no Marco Zero, Pátio de São Pedro, Praça do Arsenal da Marinha, Refinaria Multicultural Sítio Trindade, Rua Vigário Tenório (que substitui a Tomazina), Boa Viagem (em frente ao Edf. Acaiaca), Brasília Teimosa (Av. Brasília Formosa), Morro da Conceição (na praça), Ibura (UR1) e Refinaria Multicultural Nascedouro de Peixinhos, este último uma novidade em 2007. Além disso, haverá ainda 10 pólos comunitários que recebem o apoio da Prefeitura.O custo total do Natal e Reveillon ficou em torno de R$ 5.163.000, sendo R$ 200 mil provenientes de patrocínio.
Shows – Mais de 370 artistas e grupos estão na grade de programação. Rock, pop, MPB, regional, frevo e samba, entre outros vários ritmos, tomarão os palcos montados pela Prefeitura do Recife com shows gratuitos de grandes nomes da nossa terra e também convidados de outros estados. Mundo Livre S.A., Cascabulho, Alessandra Leão, As Grama, Carfax, Volver, Vamoz, Eddie, Zeh Rocha, Del Rey, Rádio de Outono, Silvério Pessoa, Claudionor Germano e Mombojó, entre outros, além de Arnaldo Antunes e Marina Lima estão entre os nomes que figuram a lista de atrações.Na véspera de Natal haverá shows em quatro pólos.
No Pátio de São Pedro, a festa começa às 18h, com apresentações de coral e de dança. Na seqüência sobem ao palco os grupos Relato Consciente e A Cocada, Pastoril do Velho Dengoso, Zeh Rocha e BPM Trio.
Em Brasília Teimosa e Ibura, haverá pastoril, bumba-meu boi, grupos de dança, DJ, além da cantora Michelle Monteiro e a banda Os Fulanos. Já no Marco Zero, a programação se estende até o dia seguinte, dia de Natal, abrindo às 20h com o espetáculo O Baile do Menino Deus seguido de shows das bandas Vamoz, Eddie e Mundo Livre, no dia 24, e Alessandra Leão e Sa Grama, dia 25.
A contagem regressiva para o Ano Novo começa às 12h do dia 31 de dezembro quando orquestras de frevo tomarão vários pontos da cidade espalhando o clima do Reveillon e aproveitando o horário de saída do trabalho dos cidadãos, das 12h às 16h. Os músicos estarão na Rua Matias de Albuquerque, Pátio de São Pedro, Rua do Hospício e Terminal de Passageiros do Cais de Santa Rita.
À noite, a programação acontece em 5 palcos com queima de fogos. Na Avenida Boa Viagem, a partir das 21h, a bateria da escola de samba Deixa Falar faz um arrastão do Castelinho ao Acaiaca onde estará montado o palco para receber as atrações da noite. Às 22h, Silvério Pessoa levanta a poeira para a Orquestra Popular do Recife e Claudionor Germano, que se apresentam na seqüência até a contagem regressiva. Depois da meia-noite, a cantora Marina Lima faz o primeiro show do ano cantando os grandes sucessos da sua carreira. Depois dela, ainda tem Orquestra de Frevo do Maestro Duda e DJ Lala K até o sol raiar.
No Marco Zero, a noite será aberta às 22h pelo Dj Big e Confluência. Na seqüência, três bandas da nova cena musical pernambucana: Rádio de Outono, Academia da Berlinda e Del Rey. Como convidado de fora do estado, o cantor Arnaldo Antunes apresenta o show do seu mais recente cd “Qualquer”. Nos intervalos tem Dj Bruno Pedrosa.
Em Brasília Teimosa a atração principal da noite é a Orquestra Popular da Bomba do Hemetério, regida pelo maestro Forró, no Ibura são as bandas Tu Es e Samba D+ e no Morro da Conceição a programação ainda está sendo fechada de acordo com discussões feitas com a comunidade.
Programação descentralizada - As festividades se estendem também para os mercados públicos e estações do metrô do Recife com apresentações de pastoris, recitais e corais natalinos. Às vésperas do Natal, nos dias 22, 23 e 24 de dezembro, os mercados da Boa Vista, São José, Casa Amarela, Encruzilhada, Pina, Água Fria e Madalena, freqüentadores e turistas poderão apreciar as riquezas das tradições do nosso natal nos horários das 10h e 11h.

Nenhum comentário: