segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Balanço da Feira Música Brasil 2009

A Feira Música Brasil chega ao fim e vai deixar saudades devido à movimentação que rolou na cidade durante todos esses dias. Artistas de diferentes gêneros e de vários lugares do país passaram pelos palcos recifenses, como o do Marco Zero e os do Conexão Vivo Off Feira. Produtores culturais, coletivos, movimentos, músicos e jornalistas discutiram e respiraram música durante os 5 dias. Discussões estas que estão longe de encerrar quando se trata da música através dos avanços tecnológicos.
As rádios, produção fonográfica, redes sociais, direitos autorais, música independente, música na tecnologia e diversos outros assuntos do cenário da música foram debatidos na Feira. Rolou até uma certa polêmica por causa de uma resposta do produtor Miranda; questionado sobre o futuro do rádio na era digital, ele afirmou que só quem escuta rádio hoje em dia são os otários.
A maratona de shows trouxe apresentações boas e ruins, como a tão esperada gravação do DVD da Nação Zumbi, que, devido a problemas técnicos, não conseguiu agradar boa parte do público. Vale destacar, no entanto, as belíssimas apresentações de Orquestra Contemporânea de Olinda, Cidadão Instigado e Móveis Coloniais de Acaju, além das ótimas performances de Wilson das Neves, Kassin, Nina Becker e Fino Coletivo.
Ao término da Feira, fiquei com a certeza de que valeu muito pena ter participado como convidado, tanto pelos contatos feitos, como pelas bandas novas que conheci, além de inúmeras outras vantagens que uma feira de negócios pode trazer. Espero que a produção aprenda com os erros deste ano e faça uma edição ainda mais estruturada e organizada da próxima vez. A Feira Música Brasil já divulgou que, em janeiro, abrem as inscrições para 2010.

Um comentário:

Paula Brasileiro disse...

Foi mesmo uma maratona! Nem consegui ver todos os shows que eu queria, mas o que vi agradaram muito! Que venham mais Feiras e feiras!

www.meurecifeassim.blogspot.com