segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Cobertura MIMO 2012

Ocupando igrejas históricas, parques e praças de Olinda, Recife e João Pessoa, a MIMO – Mostra Internacional de Música de Olinda- chega a sua 9º edição. A maratona nas cidades, que aconteceu entre os dias 03 e 09 de setembro, contou com a realização de 21 concertos e 25 filmes, além da Etapa Educativa. Sempre buscando a união entre a boa música, o cinema e a valorização do patrimônio histórico, nesta edição a MIMO prestou uma homenagem à cidade-mãe do festival, Olinda, que comemora 30 anos de tombamento como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela Unesco.

Entre os concertos favoritos do público, estavam o de Arnaldo Baptista, Chucho Valdés (Cuba), Letieres Leite e Orkestra Rumpilezz e o lançamento do novo disco da Orquestra Contemporânea de Olinda. Entre os filmes, Futuro do Pretérito: Tropicalismo Now!”, “DiMelo - O Imorrível “ , “Tom Zé em A Lavagem das Calcinhas Voadoras” e “Siba - Nos BalésdaTormenta”.
O público lotou o Teatro de Santa Isabel (Recife), na sexta, para assistir à apresentação de Arnaldo Baptista, um dos líderes d' Os Mutantes ao lado de Rita Lee e o do seu irmão Sérgio Dias. No palco, Arnaldo apresentou o seu novo show “Sarau o Benedito?”, cantando e tocando ao piano. Interagiu bastante com a plateia e ainda brincou com clássicos da música nacional e mundial, aproveitando a deixa nos tons de suas canções. A apresentação só aumentou a minha expectativa para ouvir o resultado do seu próximo disco com a produção de Fernando Catatau. 
Um dos bons momentos da MIMO 2012 foi a apresentação do pianista Chucho Valdés, que mesmo sem contar com a participação de Egberto Gismonti, cancelado de última hora, foi bastante aplaudido pelo público que lotou a Igreja da Sé (Olinda), no sábado. Acompanhado por excelentes músicos, o cubano justificou por que foi um dos concertos mais procurados.
Outro destaque deste ano foi o lançamento do disco “Pra Ficar”, da Orquestra Contemporânea de Olinda. No palco da Praça do Carmo (Olinda), no sábado, os olindenses executaram os ótimos arranjos do novo CD e mostraram um entrosamento que só faz crescer. As canções do novo trabalho da Big Band ficaram ainda melhores ao vivo. O show ainda contou com as participações da cantora Isadora Melo, do percussionista Lucas dos Prazeres e do guitarrista e também produtor do disco da Orquestra, Arto Lindsay.
No domingo, para encerrar a 9º edição da MIMO, dois ótimos concertos foram escalados. As atividades nas igrejas foram encerradas com o multi-instrumentista Arismar do Espírito Santo, lançando o seu novo CD “Alegria nos dedos”. Acompanhado pela dupla Léa Freire, na flauta, e Serginho Coelho, no Trombone, Arismar executou para o público presente no Seminário de Olinda temas de gêneros musicais como samba, jazz, xote, valsa e choro-canção.
 A última atração da MIMO 2012 foi Letieres Leite e Orkestra Rumpilezz. Com uma sonoridade bem envolvente e tendo como base a percussão de matriz africana sob a influência do jazz moderno, os músicos colocaram “fogo”na Praça do Carmo. A Mostra Internacional de Música de Olinda terminou em ritmo de festa. Agora, é só esperar o próximo ano, quando a MIMO completará 10 anos.

Nenhum comentário: