quarta-feira, 12 de julho de 2017

Projeto Brincadeira de Criança inicia formações de audiovisual em escolas públicas da zona norte do Recife

A ONG Auçuba iniciou as atividades do projeto Brincadeira de Criança, proposta de formação em audiovisual voltada a estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental I, da Escola Municipal Luiz Lua Gonzaga, localizada na Bomba do Hemetério, e do 6º ano da Escola Estadual Monsenhor Manuel Marques, localizada na Mangabeira.



O projeto foi aprovado no 9º Edital do Fundo de Incentivo à Cultura do Estado de Pernambuco FUNCULTURA - 2015-2016.  O projeto tem como objetivo contribuir para democratizar o acesso e a realização de produtos audiovisuais valorizando as brincadeiras populares locais na comunidade e nas escolas públicas, por meio de atividades de formação em comunicação e o audiovisual. Está é a segunda edição do Brincadeira de Criança, a primeira foi realizada em 2015 e também foi apoiada pelo FUNCULTURA.



O projeto consiste também em sensibilizar professores e demais profissionais de educação das escolas para o uso das mídias no processo de aprendizagem, bem como o fortalecer a ação dos/as educadores e educadoras. A ação, propõe realizar junto aos profissionais de educação das escolas de 3 workshops temáticos intitulado: Cinema nas  escolas; Ludicidade e audiovisual nas práticas pedagógicas e Leitura crítica da mídia.



Ao longo do projeto serão realizadas visitas a espaços culturais da cidade, com os participantes da ação, além de mostras nas escolas que serão divididas em 2 momentos: o Cine Experimental na escola, com mostra das produções para todos da comunidade escolar e familiares; e Mostra Comunitária na rua com exibição de todos os trabalhos das crianças e de filmes selecionados sobre os temas, trabalhados em sala para toda a comunidade do entorno da escola.

Integram a equipe do Projeto Brincadeira de Criança Paula Ferreira, coordenadora executiva, Ana Paula Ferreira, Coordenadora Pedagógica, Edimilson Assunção (Pitela), Yane Mendes, Paula Basso e Tarcísio Camêlo, educadores e educadoras sociais de tecnologias do audiovisual e Rogério Bezerra, educador de jogos e brincadeiras populares e ludicidade.





Auçuba – Comunicação e Educação
é uma organização da sociedade civil que atua há 28 anos na área da comunicação, educação, arte e mobilização social com foco na defesa dos direitos de crianças, adolescentes e jovens. Investir na formação audiovisual sempre esteve no escopo de atuação da organização como forma não só de desvelar aspectos da realidade, mas de trazer para o centro da ação, pedagógica, criativa e produtiva, os sujeitos que desta realidade fazem parte. Em foco, portanto, estão a nortear as diversas iniciativas formativas até então desenvolvidas pela organização na linguagem audiovisual, e no seu encontro com educação, questões relativas a capacidade de elaboração, reflexão e expressão desses sujeitos sobre si mesmos e sobre seu entorno, capacidade portanto de autorrepresentação. É esta trajetória, traduzida em projetos como o Escola de Vídeo, Comunicação e Educação, Oi Kabum! Escola de arte e Tecnologia Recife, Cine Bomba Cultura e Comunidade e com o Programa Só Para Fazer Mídia, que, compreendemos, habilita o Auçuba a continuar investindo em propostas que articula sujeitos e espaços nos quais convivem e vivem, bem como espaços que desejam “ocupar” política e artisticamente: comunidade, escola, cidade.