O Consulado Geral da Venezuela promove, de 05 a 10 de julho, a Semana da Venezuela no Recife, para comemorar os 200 anos do processo revolucionário e de emancipação do país, iniciado em 19 de abril de 1810. A programação traz a mostra de filmes do novo cinema venezuelano, no Cinema São Luiz, com sessões sempre às 19h, e no dia 09, às 15h, no Consulado da Venezuela (Avenida Conselheiro Aguiar, em Boa Viagem). Já na área da música, a cantora Cecília Todd faz apresentação no dia 8, às 20h, no Sítio Histórico de Igarassu, e no dia 10 de julho, às 20h, no Teatro de Santa Isabel, Recife. Todo o evento tem a entrada gratuita.
Confira a programação:
Dia 5
Manuela Sáenz - A Libertadora do Libertador (2000)
De Diego Rísquez. Em 1856, em um navio baleeiro, chega a Paita o último reduto do Peru, o jovem marinheiro Herman Melville. Ao descobrir que, naquele lugar, vive Manuela Sáenz, o maior amor de Simon Bolívar, ele resolve procurá-la e conhecer a história da mulher que chocou o continente há 30 anos.
Dia 6
El Caracazo (2005)
De Román Chalbaud. Em 27 de fevereiro de 1989, uma manifestação contra o aumento do preço das passagens desencadeia protesto que chega até Caracas, provocando violenta repressão por parte do governo de Carlos A. Pérez, com centenas de vítimas. Mara Caparigua transmite seu testemunho dos fatos.
Dia 7
Zamora, terras e homens livres (2009)
De Luis Britto García. Em meados do século XIX, a polarização entre liberais e conservadores marca a agenda política da Venezuela. Camponeses e escravos vivem sob a tirania da oligarquia colonial e Ezequiel Zamora lidera luta pela distribuição equitativa das terras, marcando o fim das desigualdades sociais.
Dia 8
Miranda Regresa (2007)
De Luis Alberto Lamata. Um jovem jornalista entra na cela do general Francisco Miranda, na Caracas de 10 de julho de 1816, para que o militar lhe conceda uma entrevista. Durante o encontro, desencadeou-se uma volta ao passado, fazendo uma retrospectiva da vida daquele que é considerado o mais universal dos venezuelanos.
Dia 9
Macuro (2009)
De Hernán Jabes. Macuro, vila de pescadores do nordeste da Venezuela, é afetada por falta de energia. A comunidade procura ajuda de grande fábrica de cimento, que tem uma usina geradora. A resposta negligente da empresa provoca reação inesperada da população, acarretando consequências importantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário