A musicalidade da jurema, expressão religiosa de matriz afro-indígena fortemente praticada no Nordeste, será tema de discussão do programa de rádio De Boca a Ouvido - Música da diáspora africana em Pernambuco em gravação de estúdio móvel, hoje, 12 de maio, às 17h, no Quilombo Cultural do Catucá, no bairro do Viana, em Camaragibe, município da Região Metropolitana do Recife. Ao longo dos três programas serão abordados os temas sobre a Jurema, o Coco e a Diáspora Africana, tendo como foco principal a musicalidade, tanto dos rituais como do coco - ritmo e dança com influências indígenas e africanas, fortemente associado a esta prática. Destacando-se ainda: a presença feminina e sua relevância no universo do culto da Jurema. Participam do debate Alexandre L´Omi , historiador, juremeiro e um dos realizadores do Kipupa Malunguinho; Sandra Juremeira, Yalorixá e juremeira, no Ilê Axé Iemanjá Ossí e no Terreiro de Jurema do Caboclo Tupinambá. E Tocam ao vivo e também participam da conversa: os anfitriões do Quilombo com seu Coco de Catucá e a Mestra Ana Lúcia e o Grupo Raízes do Coco.
O programa De Boca a Ouvido é um projeto Realizado pela Ong Auçuba - Comunicação e Educação que tem como objetivo produzir uma série de 40 programas de rádio com duração de 30 minutos cada.
O QUE: ESTÚDIO MÓVEL DE BOCA A OUVIDO MÚSICA DA DIÁSPORA AFRICANA EM PERNAMBUCO
QUANDO: SÁBADO DIA 12 DE MAIO DE 2018
LOCAL: QUILOMBO CULTURAL DO CATUCÁ
Rua Ana Alves, 443. Bairro Viana. Camaragibe.
COMO CHEGAR: De Metrô descer na integração Camaragibe e lá pegar o ônibus Viana - Cosme Damião. Pedir para descer na parada após a quadra de areia. Perguntar onde fica o Quilombo do Catucá. O ônibus Viana - Cosme Damião só circula com cartão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário