quarta-feira, 18 de abril de 2007

Coisas da mídia brasileira



Beba com moderação.
Essa é uma das mais famosas frases da televisão brasileira, não é verdade? Segundo leis de regulamentação da propaganda, os comerciais relacionados ás bebidas alcoólicas devem ser veiculados nos meios de comunicação no seguinte horário: das 21hs ás 6hs da manhã. Você meu caro leitor, tem certeza de que essas regulamentações estão sendo cumpridas. Está óbvio que não. Além de não passar no devido horário, deixa jovens expostos, tomando a bebida como se ela fosse exemplo de felicidade, sucesso ou de uma vida eterna, e alguns comerciais dizem claramente que se você não beber é um Zé Ruela. Portanto, o órgão regulador das propagandas á partir desta semana estará fiscalizando-as .Após serem produzidas,passarão três meses sendo avaliadas.
As propagandas que passam em horário ilegal elas incentivam ainda mais o desejo de jovens pela bebida e está tangenciado pra todo mundo ver que o índice de jovens bebendo está cada vez maior. Dentro de toda essa regulamentação, que está previsto para começar á partir dessa semana, está uma das principais temáticas dessa restrição, que vem a respeito de um dos motes mais famosos da TV brasileira: Aprecie com moderação. O autor dessa frase ele é fascinante. Conseguiu juntar palavras, que no seu contexto se contradizem de uma forma extraordinária. Vamos entender melhor: Apreciar com moderação: refere-se ao ato de você tomar aquela bebida de forma moderada,então cabe a você ter a consciência da quantidade de cerveja que está ingerindo,sabendo que uma das principais funções da bebida alcoólica é comprometer a capacidade de racionalizar. Isso é que faz com que, depois de alguns copos de cerveja e se dizendo totalmente sóbrio,enfie 200 por hora no carro e acabe se chocando com o poste na esquina.Essa frase também diz que qualquer bebedor tem plena consciência de exercer essa “moderação”Ela não sabe que existe os compulsivos e aqueles cujo o organismo demora mais a acusar o efeito do álcool,sem esquecer também aqueles que já são viciados.Essas figuras citadas,são super capazes de se conterem na bebida.Incrível o cinismo dessa frase que,há tanto tempo está em circulação em sua casa através da mídia alienadora.
Apreciar, beber com moderação é uma cínica contradição. Coisas da mídia brasileira.

Texto de Afonso Bezerra
Imagem Tarcisio Camelo

2 comentários:

Terencio Amazonas Camelo disse...

É isso mesmo meu caro Afonso, onde iremos chegar com tudo isso, Parabens pelo texto e continue assim dedicado como sempre.Você tem Futuro...

Unknown disse...

PARABENS TARCISIO, PARABENS AFONSO...

ACADA DIA Q PASSA ME SURPREENDO MAIS COM O DOM DO JORNALISMO D VCS...

CONTINUEM NESSE CAMINHO Q VCS SO TEM A CRECER MAIS AINDA..


ABS.