sexta-feira, 20 de abril de 2007

O cinema recifense movimentado





Estréiam nesta sexta-feira dois filmes brasileiros. Estou falando de Cartola-música para os olhos, com direção de dois pernambucanos: Hilton Lacerda e Lírio Ferreira. O outro filme é do cineasta Helvécio Ratton, Batismos de sangue.
Cartola-música para os olhos- é um documentário sem afetação visual e também foi feito sem a apelação emotiva. Através de imagens e depoimentos de amigos de Agenor de oliveira- o Cartola, o documentário relata momentos importantes da vida de um dos maiores compositores do samba brasileiro. Claro,tem momentos em que emociona,isso tem que acontecer de alguma forma.Por exemplo,como acontece na cena em que Cartola canta para o pai a música O mundo é moinho,ele tocando no seu próprio violão.
Juntando arquivos desde o casamento até o seu funeral, o filme é narrado sem preocupações de data, como é de praxe entre os documentários.
Além de Cartola, teremos também o lançamento de mais uma obra de Helvécio Ratton.O cineasta mineiro que tem outros longas nas costas como,Um onda no ar, lança em Pernambuco mais uma primorosa obra para os olhos.O filme Batismo de sangue,baseado na literatura de Frei Beto,conta o envolvimento de frades dominicanos na luta contra a repressão nos anos 60.Entre eles,está o Frei Beto(Daniel de Oliveira),que futuramente se tornaria um dos mais respeitados escritores e teólogos.Autor de 54 livros,entre eles o que serviu de base para essa obra de Helvécio Ratton.
A história é concentrada nos fatos relatados por Frei Beto e seus amigos que,apoiaram a Ação libertadora Nacional.O filme mostra também o suicídio de Tito que,achando que estava sendo perseguido pelo temido delegado Fleury ,se mata.Além de mostrar também toda aquele agonia que era viver em pleno a ditadura,nos anos 60.
Bem, o fim de semana nos cinemas do Recife está movimentado e é só estréia, algo assim raríssimo de acontecer. Você não pode perder duas grandes expectativas do cinema brasileiro em lançamento nessa sexta-feira. Aproveite!

Você pode assistir os filmes nos seguintes cimenas,Batismo de sangue, no multiplex recife, Cartola, Cinema da fundação Joaquim Nabuco.

Texto de Afonso Bezerra

7 comentários:

Unknown disse...

Adoro o blog, está tudo perfeito!
Os textos de Afonso são muito bem escritos.

E Tarcísio, claro, é uma agenda cultural ambulante...
rsrsrsrsrs


Parabéns meninos!!!

Por Afonso Bezerra disse...

Valeu Lenise,muito obrigadoo.Continue ligada no jornal cultural,você não perde por estar lendo.

Tarcísio Camêlo disse...

Afonso Já faz parte da equipe do Jornal Cultural! e em relação da agenda eu já tenho um ciclo de amizade que me permeti ter esse tipo de acesso, e poder divulgar as bandas da nossa cena é uma maravilha!

Naná Kehrle disse...

Parabéns aos dois!
o blog tá massa mesmo!
e os textos são ótimos Afonso!

=]

Continuem assim!

Beijos!

Por Afonso Bezerra disse...

Muito obrigado,senhoritas!
Continuem ligadas e antenadas aqui no JC-Jornal Cultural-e repassem pra que mais pessoas fiquem ligadas como vcs!

Tarcísio Camêlo disse...

Nada de JC, que JC, Jornal Cultural! JC já é outro Jornal!
e os textos de Afonso são massa mesmo,por isso que coloquei ele na equipe,muito bom,sabia que só veio para Somar.

Sim mais como eu sou presidente, diretor geral,Acessor de impressa,Editor e Redator de textos,e responsavel pela a parte das propagandas do Jornal, não é JC, é Jornal Cultural, esse é o nome,Jornal Cultural.

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
assim tu ti queima Afonso!

Naná Kehrle disse...

hahuaehuhae
dá um desconto pra ele!
;)

;*