quarta-feira, 16 de maio de 2007

Caruaru:150 anos de muita cultura




Uma cidade com mais de 280 mil habitantes, á 136 quilômetros do Recife, a maravilhosa cidade de Caruaru fica no agreste meridional pernambucano. Berço de grandes mestres do artesanato, como por exemplo, o grande e querido mestre Vitalino com seus bonecos de barro. Um povo bem acolhedor e que desfruta muito bem de suas belezas naturais e culturais. Tem o melhor São João do mundo. Reúne todo ano centenas de pessoas no pátio Luiz Gonzaga, no centro da cidade, pra dançar o melhor do forró e festejar o evento junino.
Caruaru tem 77% de sua economia baseada no comércio, especificamente nas feiras livres de confecções. Exemplo claro, a própria feira de Caruaru, conhecida mundialmente por sua variedade. Lá você encontra de tudo. Você encontra o mercado da farinha, onde tem: massa de mandioca, bejus, tapiocas, etc. Temos também o mercado dos doces. Hum, uma delicia.Pirulitos,bolos de goma,pé-de-moleque,paçoca,nego-bom e muito mais.Além de ser uma das maiores feiras do Brasil(conhecida há pouco tempo com patrimônio histórico),encanta com o carisma dos vendedores.A hora que você chegar,vai ter de tudo para você comprar.Se você chegar a fim de comprar algum tipo de carne,a mais exótica possível,você encontra:mão-de-vaca,sarapatel,buchada,rabada,galinha guisada,cabidela,entre outras delicias regionais,que você encontra com qualidade nessa valiosa feira.Ah,sem esquecer também dos queijeiros:Queijo coalho,queijo manteiga e manteiga de garrafa.Fora os vendedores de bugiganga e usados,como:cofres de barro,panelas usadas,redes,panelas de barro,alguns utensílios rústicos para cozinha,brinquedos e muito mais. Caruaru encanta a qualquer um.
Parabéns para a cidade de Caruaru, que na próxima sexta-feira completa 150 anos. A cidade comemora com shows, exposições de arte, livros, cordéis e muito mais, além das solenidades políticas da cidade. Parabéns Caruaru.
Texto: Afonso Bezerra
Foto: Priscila Alcon

3 comentários:

Thiago Leite disse...

Só fui uma vez em Caruaru com o Codai..mas a feira num tava totalmente aberta...mt legal lá;;;

Por Afonso Bezerra disse...

Pois é meu caro.Caruaru continua de braços abertos para te receber.
Abraços e parabéns pra caruaru.

Naná Kehrle disse...

Eu só passei por lá mas muito rápido nem deu tempo de conhecer!
mas a cidade é bem legal mesmo e deve ser mais ainda no São João né!
^^

Parabéns a Caruaru pelo aniversário e pra Afonso pelo texto!
Beijos!