Estão abertas, a partir desta segunda (03) à sexta-feira (07), as inscrições para oficinas culturais no Sítio Trindade (Estrada do Arraial, Casa Amarela). Das sete atividades oferecidas, cinco serão realizadas no Sítio e as outras duas acontecerão em comunidades do Recife. Todas as atividades serão gratuitas e destinadas a jovens a partir de 16 anos. Informações pelos telefones: (81) 3232.4180 e 3232.4311.
Programação Oficinas no Sítio:
1. Planejamento de Projeto Cultural (Unicap/ Fundaj/ CJC/ TGI) - Curso de extensão, dividido em dois módulos, com aulas de segunda a quinta-feira, das 14h às 17h40. O aluno terá toda a orientação de como montar um projeto cultural. A oficina se divide nos seguintes tópicos: Economia da Cultura; História da Tradição Cultural; Marketing Cultural; Montagem e monitoramento; e Planejamento administrativo.
2. Arte Circense (Escola Pernambucana de Circo) - As aulas serão nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 14h às 17h, e tem como objetivo introduzir o aluno na arte circense, enfocando a montagem e confecção de malabares; treino com acrobacias; e pernas de pau e equilíbrio.
3. Cinema e Vídeo (Hipérion Escola de Artes) - Professores da Hipérion Escola de Artes irão ministrar aulas de cinema que serão divididas em duas etapas: vídeo documentário; e vídeo clip. Durante o curso, os alunos terão aulas de roteiro, produção e direção. As aulas serão realizadas pela manhã, das 9h às 12h, nas segundas e quartas-feiras, no Centro Comunitário Irmãs Salesianas.
4. Dança Contemporânea (Grupo Grial) - Será formado um grupo de 20 alunos, selecionados em uma audição após a inscrição. É exigida a experiência mínima de três anos de dança. As vagas serão preenchidas por alunos com idades entre 17 e 26 anos. A oficina, que será diária e terá duração de seis meses, tem o objetivo de unir o rapel e a dança. Será montada uma estrutura, similar a um paredão de 15 metros, onde os alunos irão aprender técnica da corda; funcionamento dos nós; consciência corporal; medo de altura. A idéia é obter um resultado estético no final das atividades e fazer uma apresentação pública no Recife.
5. Instrumentistas Musicais (Maestro Ademir Araújo) – As aulas de iniciação musical com o maestro Ademir Araújo tem como objetivo formar uma banda de música do Sítio Trindade com cordas, sopro e bateria. Será ensinada toda a parte teórica e leitura de partitura. Todas as músicas e ritmos trabalhados pelos alunos serão da cultura nordestina, como xote, frevo, forró, entre outros ritmos. Aulas nas terças, quintas e sextas-feiras, das 9h às 12h.
Oficinas descentralizadas:
1. Rádio Comunitária – Será realizada na Rádio Alto Falante, localizada na Praça de Terminal de Ônibus do Alto José do Pinho, n.º 350, box 07. A oficina tem duração de três meses e as aulas acontecem nas terças e quintas-feiras, das 19h às 21h. O professor Paulo Xavier vai ministrar o curso. Durante as aulas, o s alunos vão aprender noções de como trabalhar em Rádios Comunitárias de acordo com a lei; produção de programas; aprendizado sobre saúde bucal; locução; e consciência de desenvolvimento da cidadania. Os programas elaborados pelos alunos serão veiculados na rádio, podendo até serem agregados à programação. As inscrições serão feitas no local, não é preciso ter experiência. Informações pelo telefone 81.8803.6405.2.
Percussão - O Grupo de Mulheres vai oferecer uma oficina na sua sede, localizada na rua Amoz, n.º 120, Córrego do Euclides. Durante o curso, serão enfocados temas como a história da percussão e batuques das alfaias; a conscientização racial e a história dos batuques; e a prática de apresentação com as alfaias. A idéia da oficina é formar um grupo de percussão só de mulheres, apesar da oficina ser aberta a pessoas de ambos os sexos. O curso tem duração de três meses, com aulas nas segundas e quintas-feiras, a partir das 14h. Informações pelo telefone 81. 3268.9582.
Nenhum comentário:
Postar um comentário