domingo, 25 de outubro de 2009

Premiação da II Janela de Cinema do Recife

A II Janela Internacional de Cinema do Recife divulgou neste sábado, 24 de outubro, a lista dos premiados deste ano, que concorreram em quatro categorias - melhor filme, melhor imagem, melhor montagem e melhor som. As premiações para os curtas nacionais com melhor filme e melhor imagem foram serviços da empresa de finalização de cinema Link Digital. As demais categorias ganharam troféus do Janela Internacional de Cinema do Recife. Confira abaixo a lista dos premiados.

PREMIAÇÃO - 2ª JANELA INTERNACIONAL DE CINEMA DO RECIFE

Prêmios do Júri Oficial da Mostra Competitiva de Curtas Brasileiros

Melhor Fime
- FLASH HAPPY SOCIETY, de Guto Parente (CE, 2009, 8’, cor, digital)
Justificativa: “Pelo instante que é luz, clichê e morte”

Melhor Imagem – SUMI, de Marina Fraga (RJ, 2008, 13’, cor e P&B, digital)
Justificativa: “Pelo outro que se reafirma e nos foge aos olhos”

Melhor Som – N° 27, de Marcelo Lordello (PE, 2009, 19’, cor, 35mm)
Justificativa: “Pelo aprisionamento dos barulhos e dos silêncios”

Melhor Montagem – NEGO FUGIDO, de Claudio Marques e Marilia Hughes (BA, 2009,16’, cor e P&B, 35mm)
Justificativa: “Pelo corte que refrata a máscara e a experiência”

Não teve Menção Especial

Prêmios do Júri Oficial da Mostra Competitiva de Curtas Internacionais

Melhor Filme - CANÇÃO DE AMOR E SAÚDE, de João Nicolau (Portugal, 2009, 35’, cor, 35mm)
Justificativa: Um verdadeiro filme de autor que nos serve imagens e sons de um absurdo palpável, com uma suavidade muito particular. O universo interno do personagem transbordado na mise en scene. Um filme que agrega artes e abre janelas que nos conectam ao passado do cinema sem nostalgia.

Melhor Imagem - NOCHE ADENTRO / NOITE ADENTRO, de Pablo Lamar (Paraguai – Argentina, 2009, 17’, cor, 35mm)
Justificativa: O impacto da imagem como potência, não a questão da fotografia técnica em si. Um filme de poucos planos que imprime o expectador. Fica na nossa cabeça a imagem de um corpo sobre outro. Uma vida ou uma morte em cima de outra? A reanimação cinematográfica por meio da respiração. Ilusão voluntária de enxergar vida e esquecer o extra-campo.

Melhor Som - DRÖMMAR FRAN SKOGEN /SONHOS DA FLORESTA, de Johannes Nyholm
(Suécia, 2009, 9’, cor, 35mm)
Justificativa: Um desenho de som que se destaca, um traço simples de animação que dá espaço para um recurso de som surpreendente. Nesse filme não há uma construção sonora pontualizada, mas um universo de sons penetrante que consegue dá ao filme a tonalidade de um conto peculiar de outro lugar.

Melhor Montagem - XIAO JIANG / ESCAPADA, de Charlotte Lim (Malásia, 2008, 26’, digital)
Justificativa: Um ritmo tão integrado e sutil que faz parecer não haver montagem nenhuma. Uma espécie de nova invisibilidade significativa na montagem, diferente dos clássicos filmes asiáticos. Filme de uma fluidez impressionante que nos absorve e não nos deixa sair dele.

Menção Especial - CICADA, de Amiel Courtin-Wilson (Austrália, 2009, 9’, 35mm-exibido em digital)
Justificativa: Um filme simples que compartilha acontecimentos presos na cabeça de um homem. Uma memória sofrida trepidamente viva que através da oralidade nos leva a visualizar e vivenciar aquelas lembrança. Ouvimos e vemos.

Prêmios do Júri Janela Crítica

Melhor Curta Internacional
– NOCHE ADENTRO / NOITE ADENTRO, de Pablo Lamar (Paraguai – Argentina, 2009, 17’, cor, 35mm)
Justificativa: Uma história de amor não convencional. Pela inegável capacidade de tirar o espectador de seu lugar confortável e confrontá-lo.

Melhor Curta Nacional – SUPERBARROCO, de Renata Pinheiro (PE, 2009, 17', cor, 35mm)
Justificativa: Pela capacidade de desconstrução da realidade e pela organicidade plástica ao fundir memória, fantasia e sentido.

Menção Honrosa – JLG/PG, de Paolo Gregori (SP, 2009, 8’, cor, digital)
Justificativa: Por construir um espirituoso confronto entre um cineasta brasileiro e seu ídolo francês, incorporar seu estilo no filme, e ainda por oferecer uma outra face de Jean-Luc Godard.

Prêmios do Júri Associação Brasileira dos Documentaristas e Curta-Metragistas (ABD – PE)

Melhor Curta Internacional – A LETTER TO UNCLE BOONMEE / UMA CARTA PARA O TIO BOONMEE, de Apichatpong Weerasethakul (Tailândia)

Melhor Curta Nacional – MATRYOSHKA, de Salomão Santana (CE, 2009, 9’, P&B, digital)

Prêmio Especial de Estímulo para o realizador pernambucano - CINEMA IMPÉRIO, de Hugo Carneiro Coutinho (Mostra Especial Janela Pernambucana) ganha 10 dias de empréstimo de equipamentos - câmera HD e acessórios, som e iluminação


Júri Federação Pernambucana de Cineclubes/FEPEC

Melhor Curta Brasileiro para Reflexão – MINAMI EM CLOSE-UP - A BOCA EM REVISTA, de Thiago Mendonça (SP, 2008, 19’, cor, 35mm)
Melhor Curta Internacional para Reflexão – NORA, de Alla Kovgan e David Hinton (Estados Unidos, 2009, 35’, cor, digital)

Nenhum comentário: