sexta-feira, 28 de maio de 2010

Curtas pernambucanos no Cinema da Fundação

Próxima segunda (31), acontece o lançamento dos curtas-metragens "Retinianas", de Luís Henrique Leal, e "Dia de Clássico", de Paulo Sano e Rafael Travassos no Cinema da Fundação. As obras apresentam olhares provocativos sobre as transformações urbanas do Recife. A sessão começa às 19h30 e a entrada é gratuita.

Informações:
Retinianas, de Luís Henrique Leal, é um ensaio que elabora uma reflexão sobre as relações dos edifícios e das memórias da cidade. Usando imagens captadas durante um ano e meio, o filme se debruça sobre uma compreensão pessoal da vida urbana.

Dia de Clássico, por sua vez, foi contemplado pelo II Edital do audiovisual da FUNDARPE 2009. É um filme sobre a cidade no dia de um dos mais importantes clássicos futebolísticos do estado (Sport X Náutico). Em uma proposta coletiva, os realizadores convidaram quatro fotógrafos para registrarem simultaneamente os acontecimentos do dia da partida, procurando evidenciar sua presença e interferência no ritmo da cidade, sem representações diretas do jogo.

Os projetos são resultados da parceria entre coletivos irmãos: Retinianas é uma produção da Parabelo Filmes com colaboração do Coletivo Asterisco (http://coletivoasterisco.blogspot.com/), e Dia de Clássico é um filme do Coletivo Asterisco com colaboração da Parabelo Filmes (http://parabelofilmes.wordpress.com/). Foram pensados, inicialmente, como projetos de conclusão de graduação em Comunicação Social, e representam bem o caráter colaborativo que tem se firmado como marca do modelo de produção audiovisual de Pernambuco, em que os coletivos superam as dificuldades de realização através da aproximação pessoal e do envolvimento coletivo.

SERVIÇO:

Retinianas (Brasil, 2010, 7′, cor, digital), de Luís Henrique Leal
Dia de Clássico (Brasil, 2010, 23′, cor, digital), de Paulo Sano e Rafael Travassos
Cinema da Fundação – 31 de Maio, às 19h30. Entrada Franca.

Nenhum comentário: