quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Cobertura da MIMO 2010

Foto: Beto Figueiroa

A MIMO - Mostra Internacional de Música em Olinda - movimentou a cidade durante 6 dias, com concertos que foram do erudito ao popular, em igrejas e praças olindenses, além de Recife e João Pessoa. Tudo isso aliado à organização, ótima estrutura e programação de qualidade.
O que antes eram apenas mostras de vídeos com a temática música se tornou este ano o Festival MIMO de Cinema, dividido em diversas propostas; Cinema Mudo, Cinema Falado, Panorama Brasil, entre outros. Destaque para o documentário ‘Galo Preto, O menestrel do Coco’, de Wilson Freire, exibido no domingo. A sessão contou com a presença do Mestre Galo Preto, aplaudidíssimo pelo público ao final da exibição. Também no domingo, no Cinema Mudo, A Igreja da Sé recebeu a exibição do divertido filme ‘Os Sete Amores’, de Buster Keaton, cuja trilha sonora foi executada ao vivo por um pianista. Outro vídeo que merece destaque é “Jards Macalé – Um Morcego na Porta Principal”, de Marco Abujamra e João Pimental, exibido na segunda, que conta a brilhante e inusitada trajetória de Macalé.
Os concertos que integraram a programação da MIMO lotaram as igrejas e as praças de Olinda. No domingo, uma das apresentações mais disputadas foi a da Igreja da Sé, onde se  apresentou o pianista americano Mccoy Tyner, acompanhado pelo baixista Gerald Cannone e o baterista Eric Kamau Gravatt, além do convidado especial, o saxofonista Gary Bartz. Durante a apresentação, os músicos mostraram um repertório jazzístico sofisticado e cheio de solos e improvisos, que arrancou aplausos dos presentes.
Ainda no domingo, o experimentalista Tom Zé mostrou na Praça do Carmo por que era uma das atrações mais esperadas deste ano. O show contou com canções do seu novo trabalho “O Pirulito da Ciência”, além de clássicos de outros discos do músico.
A Igreja do Seminário recebeu na segunda-feira o saxofonista Leo Gandelman acompanhado pelo Novo Quarteto, formado por Maria Teresa Madeira (piano), Marcos Nimrichter (acordeom), Omar Cavalheiro (contrabaixo), Jurim Moreira (Bateria) e Henrique Cezes (guitarra e direção musical). No concerto, Leo Gandelman mostrou todo seu virtuosismo e apresentou obras de nomes como R. Gnattali, Bello de Carvalho e Tom Jobim.
A segunda ainda teve espaço para o espetáculo musical da Orquestra Contemporânea de Olinda, que reúne grooves latinos, afro beats, frevo e outros ritmos pernambucanos. O grupo animou o grande público presente na Praça do Carmo e provou por que é uma das bandas pernambucanas preferidas da atualidade. A apresentação ainda recebeu o toque especial do flautista Carlos Malta, que participou de algumas canções.    
Do último dia da MIMO podemos destacar João Gaspar Quarteto, que apresentou músicas autorais, além de músicas de outros artistas, como Jacob do Bandolim, Guinga e Ivan Lins. Apresentação foi bastante aplaudida pelo público.
Para encerrar com chave de ouro, a produção do festival escalou o guitarrista norte-americano Mike Stern (foto), que veio acompanhado por Tom Kennedy, no baixo, e Obed Calvaire, na Bateria. A escolha não poderia ser melhor. O guitarrista prendeu o público até o final com uma apresentação digna de encerramento.  O show ainda contou com a presença do brasileiro Leo Gandelman. Quando tudo chegou ao fim, o desejo de muita gente (inclusive eu) era de que tivesse um festival como a MIMO pelo menos uma vez por mês. 

Por: Tarcísio Camêlo

Nenhum comentário: