quinta-feira, 24 de julho de 2014

Cineclube Bamako

Começa nesta quinta-feira (24) a terceira temporada do cineclube Bamako. Na sessão de abertura, será feita uma homenagem ao centenário da poetisa Carolina de Jesus. E como é véspera do dia da mulher negra, latino-americana e caribenha também será exibido o filme 25 de Julho, que trata das várias experiências de vida de mulheres que estão na luta pelos seus direitos. A sessão será Oi Kabum! Escola de Arte e Tecnologia Recife (Rua do Bom Jesus, 147, Recife Antigo) e começa a partir das 19h. Após a exibição, será realizado um sarau, que tem como tema a mulher negra, seguida da discotecagem da DJ Preta One, com o melhor da música negra.

Carolina (Direção: Jeferson De, Documentário, 14 min, Ano: 2003)

O curta Carolina traz Zezé Mota no papel de Carolina de Jesus, mulher negra e ex-favelada, que denunciou a fome, o preconceito e a miséria em seu diário, mais tarde publicado com grande sucesso editorial.

25 de Julho – Feminismo Negro Contado em Primeira Pessoa (Direção: Avelino Regicida, Documentário, 63 min, Ano: 2013)

O filme surge por conta da curiosa situação de existir uma data tão significativa para as mulheres, em nosso contexto político social, o 25 de julho e mesmo assim o dia 8 de março ainda é mais reconhecido e comemorado por nossas guerreiras terceiro-mundistas. Assim o documentarista Avelino Regicida, junto com a Do Morro Produções lança em 2013 a proposta de desenvolver um documentário/pesquisa que trate sobre a data e diversas questões que a cercam.

Nenhum comentário: