sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

"As Cores do Recife"

Uma câmera digital, e eu tenho a beleza, as cores do Recife em minhas mãos. A partir de hoje o Jornal Cultural inicia a série "As cores do Recife".São fotos noturnas mostrando a beleza da iluminação natalina, além de mostrar todo o histórico e o que funciona hoje, em cada ponto fotografado. E para começar:


O Palácio do Campo das Princesas:


Ciro Bezerra/especial


Onde Hoje funciona o Palácio do Campo das Princesas, foi justamente onde o Conde Holandês, Mauricio de Nassau, mandou erguer o Palácio de Friburgo, que seria a sede de governo Holandês em terras pernambucanas. Mas existe um porém: a construção do Palácio nassoviano, fica a uns 10m, à oeste, do atual Palácio das princesas, que se tornou sede do governo no mandato de Francisco Rego Barros, futuro Conde da Boa Vista.

Foi Justamente em 1841, período do mandato do Governador Francisco Rego Barros, que o engenheiro Firmino Herculano de Morais,reformou toda a estrutura palaciana, ampliando-se um área exclusiva para servir à administração do Conde( Erário Régio)

Ciro Bezerra/especial

E de onde vem o nome, Palácio das Princesas?

Foi Justamente na primeira reforma do Palácio.realizada apenas para receber o Imperador português, Dom Pedro II.E o palácio foi rebatizado de Paço Imperial, onde o Imperador e a Imperatriz, Dona Tereza Cristina, desfrutaram da beleza daquele Jardim e da calma do lugar. Mas o que realmente batizou o lugar de "Campo das Princesas"? Como as filhas dos Imperadores corriam e brincavam muito pelo Jardim, pelos salões, o lugar ficou conhecido como Palácio do Campo das Princesas. Quem passava via a alegria, o sorriso daquelas crianças e comentavam pela rua: " Olha, o Palácio das Princesas". Até hoje em dia é chamado de Palácio do Campo das Princesas.

Ciro Bezerra/especial

Hoje em dia


Nos dias de Hoje, o Palácio é a sede do governo do Estado. Lá o governador resolve as burocracias, articula propostas com o seu secretariado. Alguns governadores, como Moura Cavalcanti, chegaram a morar definitivamente no Palácio. Mas essa prática já está ultrapassada. Muitos acreditam que o palácio deveria funcionar apenas com centro de história ou museu,com exceção para eventos do governador com outras autoridades.Mas funcionar como residencia, já é coisa do passado. A primeira parte do "As Cores do Recife" vai ficando por aqui.


A nossa próxima parada será o palácio da Justiça. Até lá!


Por Afonso Bezerra

Especial para o Blog



Nenhum comentário: