segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

Retrospectiva 2007!

O final do ano chegou e o Jornal vai fazer uma retrospectiva do que aconteceu durante todo o ano de 2007 no mundo da música, na cultura pernambucana.

O começo de 2007 já foi uma conquista para o jornal, que circulava apenas por e-mails de nossos contatos que repassavam para os seus amigos e assim o jornal foi ganhando mais adeptos. No dia 25 de janeiro o Jornal Cultural torna-se blog. Além da agenda cultural do fim de semana, informações e entrevistas com artistas influentes da cultura pernambucana implementaram o nosso trabalho. Com a entrada do blog, o nosso objetivo, que é divulgar toda expressão cultural do nosso estado, ganhou mais força e visibilidade. Mais tarde o Jornal Cultural entra nas ondas do rádio. Tarcisio Camêlo passa a apresentar toda sexta o Jornal Cultural na rádio comunitária Alto Falante, Alto José do Pinho, ganhando assim outro meio de comunicação, nos fortalecendo na expansão da arte regional.

O Ano começa com as prévias de Olinda, uma pequena demonstração do que vai rolar no carnaval; No Recife tem o projeto O Frevo ,que reunia bandas da cena underground recifense, fazendo releituras do frevo.

A Feira Música Brasil e o Porto Musical movimentaram a cena nacional com novos contratos, lançamentos de CDS, grandes palestras e rodadas de negócios. E o carnaval 2007 comemora os 100 anos do frevo: as festividades de momo apagaram as velinhas do centenário do ritmo frenético, que foi marcado por belíssimos shows. Destaque para apoteose no Recife Antigo, onde subiram ao palco grandes nomes da música brasileira saudando o Frevo.

O Rec Beat, evento que acontece no mesmo período do carnaval, comprova a diversificação das festas no Recife, com shows das bandas Curumim, Parafusa e a Trombonada, do cantor Tom Zé, entre outros. No ano de 2007 o festival teve algo em especial: à homenagem a Chico Science, lembrando os 10 anos da morte do mentor do movimento mangue no Recife.

O baile de debutantes do Abril pro Rock foi marcado por transformações. O festival ganhou mais um palco, aumentando assim o número de atrações. Os 15 anos do Abril, finalmente, foi um marco para a banda The Playboys: Paulo André ouviu! O evento ainda contou com grandes nomes da música mundial com os Mutantes( na sua polêmica volta) e Marky Ramone, Baterista da clássica banda Ramones

A capital do agreste e do Forró, Caruaru, no ano de 2007 comemorou seus 150 anos. Uma cidade cheia de história e muita tradição recebeu grandes visitas e foi palco para grandes nomes da nossa cultura, comemorando seu aniversario. Em Recife tivemos o festival de Circo. Grandes artistas e malabaristas fizeram a festa na Veneza brasileira em diversos pontos da cidade.

O Jornal Cultural também esteve presente no Coquetel Molotov, que contou com grandes shows como o do cantor Wado, Cibelle, Volver, Nouvelle Vague entre outros. O coquetel Molotov vem se firmando com um grande festival na cidade.

A literatura também teve seu espaço nos eventos em Pernambuco. Em Porto de Galinhas tivemos a FLIPORTO, contando com grandes nomes da literatura latino-americana. Também tivemos o sucesso da Bienal do Livro, realizada no centro de convenções, com a participação de José Paes de Lira (Lirinha) e a comemoração dos 80 anos de Ariano.

E por falar em Ariano, o escritor paraibano teve sua obra interpretada em minissérie, no projeto quadrante, realizada pela Rede Globo.

E o nordeste foi beneficiado durante todo esse ano. A teledramaturgia teve seu espaço garantido com produções genuinamente pernambucanas, exibidas pela TV Jornal/SBT. Continuando na arte audiovisual, o filme Tropa de Elite causou impacto, tornando-se o mais assistido no Brasil, apesar de não ter sido recorde de bilheteria devido lançamento ilegal nas carrocinhas da pirataria.

A triste perda do músico O Rafa, da banda mombojó, deixou um vazio irreparável na música pernambucana no ano de 2007.

O lamentável fim do PE no Rock. O festival, que passou por várias perturbações no decorrer do ano, não teve um final feliz. Ainda surgiu uma possibilidade de outro evento, com outro nome, para substituí-lo, mas não aconteceu.

Pedimos desculpas se esquecemos de alguma coisa. O jornal deseja a todos um bom 2008, repleto de paz, saúde, felicidade e muita cultura.



Por todos que fazem o Jornal Cultural

Nenhum comentário: