terça-feira, 25 de dezembro de 2007

Globo descarta minissérie sobre Mauricio de Nassau


Há menos de um ano, comemorou-se, no Estado, a intenção da rede Globo de Televisão de realizar uma minissérie sobre Maurício de Nassau.

A iniciativa gorou. Ela teria sido descartada em razão do custo alto.

Em entrevista à Folha de São Paulo, neste domingo, a escritora Adelaide Amaral falou sobre a decepção ao saber que a Globo abortara o projeto de sua série sobre Maurício de Nassau.

Autora das elogiadas "JK", "Um Só Coração" e "Os Maias", Maria Adelaide Amaral disse ter ficado muito desapontada.

“Quando ficou claro que Nassau não seria feita, fiquei muito desapontada. Durante um ano tinha pesquisado, viajado à Holanda e conversado com Evaldo Cabral de Mello, que seria o consultor, inúmeras vezes. Foi muito frustrante”, afirmou.

A Globo trocou Nassau por Queridos Amigos, da própria Maria Adelaide Amaral. A série estréia em fevereiro e não será histórica, como as anteriores.

Baseada em sua própria vida, narra o reencontro de um grupo de amigos em novembro de 1989. O protagonista, interpretado por Dan Stulbach, é inspirado no jornalista Décio Bar, amigo da autora, que se suicidou em 1991.

É sua morte que mobiliza a retomada da turma, que vivera intensamente os ideais da esquerda nos anos da ditadura militar.


De acordo com a autora, a história da troca começou no dia em que ela chamou o ator Dan Stulbach - o mesmo que faria o papel de Nassau- a sua casa, para dizer que infelizmente a minissérie havia sido adiada.

“Então o telefone tocou e era a diretora da Globo Denise Saraceni. Tinha perguntado se eu não tinha nada de minha autoria, passível de ser adaptado para minissérie. Nessa tarde estava particularmente irritada e respondi que não. E o Dan, que ouvia a conversa, observou que o romance "Aos Meus Amigos" daria uma minissérie. Considerei a idéia, escrevi um argumento e recebi sinal verde para fazer a sinopse. E então me dei conta de que estava fazendo o primeiro trabalho exclusivamente meu para a TV. No teatro e na literatura quase sempre fiz isso”.

Jornal do Commercio - Blog do Jamildo


Nenhum comentário: