terça-feira, 25 de novembro de 2008

VIRTUOSI 2008- Festival Internacional de Música de Pernambuco


O VIRTUOSI - Festival Internacional de Música de Pernambuco divulga sua programação e traz grandes nomes da música como o Quarteto de Brasilia e a Orquestra Jovem de Pernambuco. O festival homenageia o pernambucano Naná Vasconcelos e acontece de 17 a 21 de dezembro no Teatro de Santa Isabel. Confira o Realese do VIRTUOSI 2008 (abaixo) e a programação completa no site: http://www.virtuosi.com.br/?page_id=17

Realese VIRTUOSI 2008


O VIRTUOSI - Festival Internacional de Música de Pernambuco traz, mais uma vez ao Recife, nomes consagrados da música de concerto que vêm ao Brasil exclusivamente para o festival que acontece de 17 a 21 de dezembro no Teatro de Santa Isabel. Em seu décimo primeiro ano, o VIRTUOSI homenageia o pernambucano Naná Vasconcelos considerado, pela crítica especializada, um dos maiores percussionistas do mundo. Os ingressos do festival variam de 10 a 30 reais e estarão à venda nas lojas Mon Papier do Shopping Recife e Plaza Casa Forte a partir da próxima semana.
Nesta edição, o VIRTUOSI divide seu programa em três séries de concertos às 17h, 19h e 21h, com uma programação diferenciada reunindo o que há de novidade na produção erudita contemporânea, além de oferecer ao público pernambucano uma execução virtuosa de grandes peças como as obras de Chopin, Brahms, Mozart, Tchaikovsky, entre outras. A abertura do festival fica sob a responsabilidade do homenageado desta edição à frente da Orquestra Virtuosi. Naná apresentará, entre outras obras, o “Concerto para Berimbau e Orquestra". No dia 18 de dezembro, o pernambucano Antônio Meneses, destaque internacional no violoncelo, volta ao VIRTUOSI ao lado da pianista Celina Srvinsk, professora da Universidade Federal de Minas Gerais. O repertório será em cima do disco “Soirée Internationales - Villa-Lobos, Boulanger, Camargo Guarnieri, Martinu in Paris” que os músicos gravaram recentemente.
Destaque do VIRTUOSI 2007, o trombonista sueco Christian Lindberg volta à capital pernambucana com “Kundraan”, obra de sua própria autoria inédita no Brasil, finalizada quando o músico esteve no Recife. Considerado um dos maiores instrumentistas de sopro do mundo, ao lado de Miles Davis e Louis Armstrong, Lindberg se apresenta acompanhado da Orquestra Virtuosi, sob a regência do maestro Rafael Garcia, no dia 20 de dezembro. Lindberg ministra, ainda, uma Master Class na Livraria Cultura para músicos iniciados em instrumentos de sopro.
Artista Lírico do ano de 2007 na França, o contratenor francês Philippe Jaroussky é mais um destaque do VIRTUOSI 2008. Reconhecido por sua técnica virtuosa de melisma e pela interpretação de cantatas e óperas barrocas, Jaroussky conquistou aos 30 anos um lugar privilegiado no panorama da música internacional. O contratenor vem ao Recife com apoio do Consulado Geral da França e se apresenta no sábado, 20 de dezembro, com o pianista francês Jérôme Ducros. Outra atração de destaque, o violinista Nicolas Koeckert, primeiro artista alemão a receber um dos principais prêmios do Concurso Internacional Tchaikovsky em Moscou, se apresenta no dia 17 ao lado de sua esposa, a pianista russa Kristina Miller-Koeckert, detentora do prêmio Steinway de Munique. Ambos participam do festival sob os auspicio us do Consulado Geral da Alemanha no Recife.
O encerramento do XI VIRTUOSI traz a apresentação de dois quintetos para piano – Schumann & Dvorak – que serão executados pelo grupo formado por Ilya Gringolts, Anahit Kurtikyan, Rafael e Leonardo Altino e a pianista Marianna Shirinyan. Considerado pela crítica especializada como um dos melhores violinistas da atualidade, o russo Ilya Gringolts é a principal atração da última noite do festival. Até hoje, é mais jovem músico a receber o Prêmio Paganini. Com mais de seis CDs gravados para a Deutsche Grammophon, incluindo o "Concerto Tríplice de Beethoven" com Claudio Abbado, Ilya é um Hiperion Artist. No VIRTUOSI, Ilya realizará seu recital acompanhado da pianista Marianna Shirinyan.

Nenhum comentário: