segunda-feira, 31 de maio de 2010

Mombojó faz lançamento virtual de "Amigo do Tempo"


A banda Mombojó faz o lançamento virtual do seu novo CD, "Amigo do Tempo", no próximo dia 07, em site oficial ( http://www.mombojo.com.br/ ), e os fãs poderão fazer o download gratuito . Confira o realese feito por Luciano Meira:

AMIGO DO TEMPO É O NOVO CD DA BANDA MOMBOJÓ.

Caso o tempo fosse simplesmente a somatória de instantes matematicamente marcados numa linha, o que passou teria ficado definitivamente para traz. Mas a MOMBOJÓ insiste em pregar peças no tempo e reinventá-lo em outros sentidos. Quem é AMIGO DO TEMPO se interessa menos pela soma dos instantes e muito mais pela duração das coisas, pelo fluxo contínuo das regularidades que fazem emergir o novo, pela mudança que nos faz reconhecer até aquilo que permanece, como a lembrança dos amigos queridos.

Depois de quase dez anos de trabalho, dois CDs muito bem recebidos pelo público e críticos (NADADENOVO, 2004; HOMEM-ESPUMA, 2006), alguns prêmios importantes ( duas vezes melhor banda da associação paulista de críticos de arte, 2005 e 2006) , participação em dezenas de festivais ( inclusive várias edições do ABRIL PRO ROCK e TIM FESTIVAL), além de outras inúmeras histórias para contar ( em shows, redes sociais, coletâneas e DVDs , como no MTV APRESENTA, 2008), a MOMBOJÓ lança o disco que dá um loop no tempo e faz o agora quinteto retornar às origens da banda independente, ao mesmo em que traz o futuro para o presente de uma maturidade conquistada com muita disciplina.

Nesse disco, Felipe/Chiquinho/Samuel/Marcelo/Vicente nos provocam com a possibilidade de um passado que está à nossa frente, pois podemos ver de novo algumas coisas que a MOMBOJÓ já fez, e de um futuro que nos persegue com a maravilhosa incerteza e novidade daquilo que ainda vamos experimentar. A montagem e produção deste disco têm essa marca do tempo: as faixas foram gravadas ao longo dos três últimos anos em pelo menos oito estúdios diferentes alguns montados do zero, como no cenário de uma granja na cidade de ALDEIA (Recife- PE). A banda incluiu neste novo trabalho, arranjos com mais instrumentos que aqueles usados nos dois CDs anteriores, executados por uma dezena de convidados, inclusive da Orquestra Jovem do Conservatório Pernambucano de Música e da Orquestra Sinfônica do Recife. A produção musical foi meticulosamente tecida entre a própria banda, Pupillo, Rodrigo Sanches e Evaldo Luna; tudo feito com recursos próprios, com a ajuda dos muitos amigos conquistados neste tempo , mas sem o patrocínio da lei ou contrato com gravadora.

AMIGO DO TEMPO também retoma sonoridades, estilos e recombinações que parecem estar em busca de um tempo perdido, impactantes como as lembranças que Marcel Proust conta das músicas de sua infância: “Talvez fosse porque não sabia música que viera a experimentar uma impressão tão confusa, uma dessas impressões que no entanto são talvez as únicas puramente musicais, inextensas, inteiramente originais, irredutíveis a qualquer ordem de impressões”. Na sequência, Proust completa esta passagem de “em de em busca do tempo perdido” como se descrevesse as harmonias e sutilezas rítmicas que marcam a música da MOMBOJÓ: “num lento ritmo ela, a música, o encaminhava primeiro por um lado , depois por outro, depois mais além para uma felicidade nobre, ininteligível e precisa.

Por outro lado, se você sabe música, certamente reconhecerá de novo, neste disco, as nuances de rock, bossa nova, eletrônica, jazz, além dos modos únicos e sempre inovadores da arquitetura musical da MOMBOJÓ. Mas este disco faz principalmente outra coisa com a música: usa-a como instrumento para aproximar as pessoas, para montar diálogos e possibilidades, para rever os amigos, mesmo os que já se foram.

No mais, depois de três anos juntando a grana, ensaiando, gravando, produzindo, mixando, finalizando e se divertindo muito com tudo isso, AMIGO DO TEMPO leva a marca do trabalho inquieto e paciente que faz valer o dístico “no fim da tudo certo, se ainda não deu certo é porque não chegou ao fim”, sabendo que “o fim” é apenas uma forma de dizer que todos almejamos ser amigos do tempo!

De Recife para todo mundo, calor absurdo, sonhando em dormir na geladeira.

Luciano Meira

Um comentário: