domingo, 17 de fevereiro de 2008

Cine PE tem recorde de inscrição


Com o fim do prazo de inscrições, foi feito o balanço do número de filmes cadastrados para as mostras competitivas do 12° edição do Cine PE Festival do Audiovisual, a Bertini Produções e Eventos (BPE), produtora do evento, anuncia o recorde de inscrições em relação a todas as edições do festival, nas categorias longas e curtas-metragens, com um crescimento de 54% e 8%, respectivamente, em relação à edição passada.
Este ano, foram inscritos 162 curtas em 35mm, 42 a mais que na edição anterior; 77 longas, 23 a mais; e 228 vídeos digitais, totalizando 467 películas. O diretor do Cine PE, Alfredo Bertini, diz que o resultado superou as expectativas da produção, que eram de 330 inscrições.
A cobertura geográfica foi bastante ampla, com as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste representadas integralmente por todos os Estados. Do Nordeste, apenas os Estados do Maranhão e Rio Grande do Norte não tiveram representantes na inscrição.
Da região Norte, há produções do Amazonas e do Pará. Considerando as três categorias, os Estados que mais tiveram produções inscritas foram: Rio de Janeiro (101); São Paulo (114) e Pernambuco (59). O Estado anfitrião do festival também fica na terceira colocação na observação isolada por categoria, com 11, 17 e 31, respectivamente, inscrições de longas, curtas em 35mm e curtas em vídeo.

O resultado da seleção dos curtas-metragens e vídeos inscritos será divulgado até o início do próximo mês (março). Já os longas-metragens que concorrerão no Cine PE 2008 deverão ser conhecidos até o início de abril. Os filmes inscritos serão submetidos a um criterioso processo de seleção, realizado por uma curadoria especial, que será conhecida após a divulgação do resultado.
O Cine PE 2008 será realizado no próximo período de 28 de abril a 4 de maio, no Teatro Guararapes, Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. Além das mostras competitivas, o Cine PE 2008 terá atividades como oficinas técnicas, seminários, lançamentos de livros, exposição, mostra infantil de cinema brasileiro, mostra em bairros populares e mostra de cinema latino. Durante as 11 edições anteriores, o evento somou um público de mais de 200 mil pessoas e quase 1.500 projetos exibidos.
Mais informações no site do festival:

Nenhum comentário: