quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Kulturfest Itinerante, de 16 a 24 de agosto.


De 16 a 24 de agosto, o Recife recebe o projeto Kulturfest Itinerante, festival que traz a quinze cidades brasileiras uma semana de atrações culturais da Alemanha. Música eletrônica, teatro, performances, arte digital e cinema estão na lista de eventos que o Kulturfest apresenta na cidade. Iniciativa do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha e do Goethe-Institut, o Kulturfest Itinerante já passou por Ribeirão Preto, Blumenau, Florianópolis, Salvador, Fortaleza, Sobral, São Luis e Belém. Após o Recife, o projeto segue para João Pessoa, Campina Grande, Brasília, Goiânia, Belo Horizonte e São Paulo.
O Kulturfest Itinerante tem início no sábado, 16 de agosto, com apresentação musical ao vivo do DJ de música eletrônica Justus Köhncke, intregrante do coletivo Whrilpool Production e atualmente em trabalho solo com faixas lançadas pelo selo Kompakt, um dos mais importantes do gênero na Europa. Justus já trabalhou ao lado de artistas como Hot Chip, Erasure, Ladytron, Human League e Stereo Total, inclusive fazendo remixes. No show, que acontece a partir das 21h, na Torre Malakoff (Recife Antigo), o músico alemão se apresenta ao lado de DJ Dolores, cantando e tocando teclado e guitarra.
Cinema – Dez curtas e longas metragens em 35mm estão na programação de filmes do Kulturfest. Entre os filmes selecionados está o aclamado “Hotel Very Welcome” (2007), de Sonja Heiss, premiado no Festival de Cinema de Berlin, que retrata com humor e ironia o mundo dos viajantes “Lonely-Planet“ pela Ásia. Também na programação de cinema está o filme “ Yella” (2007), ganhador de vários prêmios no Festival de Cinema de Berlim, incluindo o Urso de Prata de melhor atriz para Nina Hoss, que interpreta o papel de uma jovem em meio ao fascinante mundo dos negócios em meio a estranhas verdades de seu passado. As exibições acontecem de 18 a 22 de agosto no Cinema da Fundação Joaquim Nabuco com cópias legendadas em português.
Teatro - Nos dias 21 e 22 de agosto, a partir das 20h, o Armazém 14, no Recife Antigo, se torna palco para o espetáculo Super Night Shot, da trupe Recrutas do Gob Squad. A apresentação, que faz parte do Kulturfest Itinerante, transforma o local em um set de filmagem para uma série de missões fantásticas com objetos do próprio lugar sendo utilizados para a filmagem, incluindo até mesmo a participação de figurantes do bairro, em uma espécie de "filme interativo em tempo real". Através de quatro tomadas únicas com quatro câmeras, o grupo busca viver os sonhos de pessoas anônimas que povoam a cidade, transportando-as para o mundo do cinema em cenas de mistério e ação.
Completando a programação do festival, o grupo multimídia alemão Slope apresenta a performance Voidensities. Trabalhando com som e imagens, o grupo estabelece um diálogo com a realidade local através de instalações multimídia e apropriações de espaços urbanos e transforma suas experiências em registros artísticos. O resultado é uma performance-instalação que mescla intervenções arquitetônicas, apropriações de espaço e instalações multimídia num único trabalho. As performances acontecerão no dia 17 de agosto (domingo), na Fundação Joaquim Nabuco e no dia 23 (sábado) na Torre Malakoff e na Praça do Arsenal (Recife Antigo).

Kulturfest Itinerante – Recife

Música, Cinema, Teatro e Artes Visuais
De 16 a 24 de agosto de 2008

Mais informações : http://www.kulturfest.com.br/

Nenhum comentário: