sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Noticias sobre o audiovisual


Fundarpe e PCR lançam edital de concurso de roteiros para curtas-metragens.


Na primeira metade do Século 20, Ary Severo e Firmo Neto fizeram parte do grupo de cineastas pernambucanos pioneiros na valorização de temas regionais na produção audiovisual. Se naquela época, fazer cinema noBrasil e, sobretudo, em Pernambuco era um desafio, hoje as esferas estadual e municipal se unem para incentivar a produção local e dar a ela mais visibilidade. Dessa forma, a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e a Prefeitura da Cidade do Recife lançaram na última quinta-feira (9) o Edital do 10º Concurso de Roteiros Ary Severo/Firmo Neto.O concurso selecionará três roteiros de curtas-metragens pernambucanos,com duração de 15 minutos cada um, para recebimento de um incentivo de R$80 mil para a realização de projetos até o próximo ano. Só é permitida a inscrição de um roteiro por proponente. As propostas deverão ser entregues entre os dias 24 e 26 de novembro, na Gerência de Multimeios do Teatro doParque, localizado na Rua do Hospício, 81, Boa Vista, ou via Sedex, compostagem dirigida à Sede da Fundarpe até o último dia das inscrições. O regulamento e os formulários estarão disponíveis nos sites da Fundarpe eda Prefeitura do Recife, a partir do lançamento do edital. Os candidatos poderão se inscrever como pessoa física ou pessoa jurídica,vinculados a Organizações Não-Governamentais ou empresas produtoras comsede comprovada em Pernambuco. As pessoas físicas deverão ser residentesno estado há pelo menos dois anos. A novidade deste ano é que ofinanciamento sairá como patrocínio, ao invés de premiação, o que desobriga o desconto do imposto de renda por parte dos contemplados. A comissão julgadora será constituída por cinco membros – dois pernambucanos e três de outros Estados – que nunca julgaram o prêmio. A lista com os vencedores será publicada até o dia 13 de dezembro, no Diário Oficial.O concurso existe desde 99, com a junção do Prêmio Ary Severo, oferecido pela Fundarpe, e o Firmo Neto, oferecido pela PCR. Até hoje, o concurso já distribuiu R$1.020.000 para o incentivo da produção local. Entre os 23 filmes pernambucanos premiados, muitos alcançaram reconhecimento nacional e internacional, como o filme O Muro, de Bruno Bezerra, premiado no Regard Neuf, do Festival de Cannes de 2007, e Até o Sol Raiá, de Fernando Queiroz, que recebeu o prêmio especial do júri do Cine PE 2008, além de ser escolhido o melhor curta-metragem brasileiro no Anima Mundi 2007.


10º Festival de Vídeo de Pernambuco

Edital e regulamento disponíveis nos sites da Fundarpe e da Prefeitura do Recife.


Canne publica I Edital de Fomento ao Audiovisual


O Centro do Audiovisual do Norte e Nordeste (CANNE) publicou o I EDITAL DE FOMENTO À PRODUÇÃO AUDIOVISUAL INDEPENDENTE DO NORTE-NORDESTE, que tem como objetivo concederapoio técnico para a co-produção de obras audiovisuais independentes einéditas de curtas e longas-metragens, através da cessão dosequipamentos audiovisuais de filmagem e edição. Deverão ser selecionados, neste Edital, no mínimo sete curtas-metragens e um longa-metragem, a serem realizados com equipamento de 35mm; no mínimo sete curtas-metragens e um longa-metragem, a serem realizados com equipamento digital; e no mínimo dois projetos de curta metragem e um de longa metragem, para utilização da ilha de edição não linear.Todos os projetos deverão ser realizados no período de fevereiro a julho de 2009. 0O CANNE cederá apoio técnico e os seguintes equipamentos: uma Câmera cinematográfica de 35mm - Aaton III; uma Câmera de vídeo digital Sony HVR Z1; e uma Ilha de edição digital HD com plataforma Final Cut.


Informações e inscrições:Centro Audiovisual do Norte e Nordeste (CANNE)Endereço eletrônico: canne@fundaj.gov.brFone:(81) 3073.6720/6724

Endereço postal:Fundação Joaquim Nabuco - Campus Derby

Diretoria de Cultura - CANNE

Rua Henrique Dias, 609, Derby. Recife-PE. CEP: 52.010-100

Um comentário:

Anônimo disse...

A agenda dessa semana please!!
Sexta-feira dia 17-10-08