segunda-feira, 23 de abril de 2012

Cobertura Abril Pro Rock 2012


Sexta 20/04

Abril Pro Rock comemora 20 anos dividindo as atenções com os shows de peso de Chico Buarque e Paul McCartney. E o APR até que se saiu bem. Na primeira noite de festival, cerca de 15 mil pessoas foram ao Chevrolet Hall para assistir ao show do Los Hermanos, escalada para encerrar a as comemorações da sexta-feira.

 A noite contou ainda com três atrações de abertura: a banda Somato, vencedora do concurso Bis Pro Rock, o pernambucano Tibério Azul, que soube aproveitar muito bem o espaço e apresentou o seu trabalho solo para o público dos Los Hermanos, e A Banda Mais Bonita da Cidade, que não justificou em nenhum momento a escalação para a festa de 20 anos do APR. Apresentação fraquíssima.

 A noite era mesmo dos Hermanos. Em mais uma “volta” dos cariocas para realizar uma série de shows em algumas cidades do Brasil, a apresentação em Pernambuco não poderia ter lugar mais apropriado do que o Abril Pro Rock. A banda comemora 15anos e o festival ostenta o título de ser um dos principais eventos que projetou o Los Hermanos para o cenário nacional, além de contar com um relacionamento bem íntimo em suas histórias. Mas, de lá pra cá, muita coisa mudou. A indústria fonográfica não é mais a mesma, o APR não é mais o mesmo e o público dos Los Hermanos também não é mais o mesmo. Muita gente estava ali assistindo pela primeira vez a um show dos cariocas. E parece que tanto o público novato quanto os veteranos saíram felizes.

No palco, o grupo relembrou sucessos dos quatros discos e ainda apresentou algumas músicas novas, para aumentar a esperança de uma possível volta definitiva e a gravação do 5º álbum. Com um pouco mais de entrosamento do que no último show por aqui, mais ainda longe dos tempos áureos dos Los Hermanos, os músicos encerraram a primeira noite em clima de celebração.

 Sábado 21/04

 “Eu não sou dois, sou um só, não posso ta lá e cá”. Em virtude da realização da cobertura do show de Paul McCartney, não consegui cobrir o APR no sábado.

 Domingo 22/04

                                                 

 Diferente da sexta-feira, o domingo não arrastou multidões, mas as atrações foram de alto nível. O pequeno público que marcou presença no Chevrolet Hall no último dia das comemorações dos 20 anos do Abril Pro Rock foi presenteado com as ótimas apresentações de Ska Maria Pastora, Mundo Livre S/A, Antibalas e Otto.

A Ska Maria Pastora aproveitou a ocasião e lançou no palco do Abril Pro Rock o CD “As Margens do Rio Doce”. A musicalidade instrumental que mistura frevo e ska da banda olindense embalou o último dia de comemorações dos 20 anos.

 Outra apresentação que levantou o público na noite de domingo foi a da Mundo Livre S/A, banda que tocou na primeira edição do festival, há 20 anos. No repertório, sucessos como Meu Esquema e Computadores Fazem Arte, além de canções do disco novo, “Novas Lendas da Etnia Toshi Babaa”, como “Ela é Indie” e “O Velho James Browse Já Dizia”.  Pena que a apresentação foi curta.

 A americana Antibalas era uma das atrações mais esperadas da noite de domingo e não decepcionou. Animou o público com os bons arranjos do ritmo africano afrobeat executados ao vivo.

Em seguinda, foi a vez de Otto, que, acompanhado da sua excelente banda, fez uma apresentação digna de comemoração de 20 anos. E foi nesse clima que o músico pernambucano contou com a participação dos amigos Gilmar Bola 8, da NaçãoZumbi, e Ortinho, ex- Querosene Jacaré.
A banda responsável por encerrar as comemorações foi a portuguesa Buraka Som Sistema, com o ritmo Kuduro. A noite contou ainda com as apresentações de  Bande Dessinée, Leo Cavalcanti e Nada Surf.
Vida longa ao Abril Pro Rock!

Nenhum comentário: