terça-feira, 28 de agosto de 2007

Oficina de Rádio Comunitária



O educador Paulo Xavier enviou o relatório da visita da oficina de rádio comunitária a rádio Universitária AM, no dia 14 de agosto.
O Jornal Cultural incentiva as oficinas do Programa Multicultural do Recife e divulga aqui o texto do Educador Paulo Xavier feito coletivamente com os alunos da Oficina de Rádio Comunitária.

O MUNDO MÁGICO DO RÁDIO
Alunos da Oficina de Rádio Comunitária visitam emissora AM
Localizada no prédio da reitoria da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a RÁDIO UNIVERSITÁRIA AM 820 Khz recebeu a visita dos Alunos da Oficina de Rádio Comunitária do Programa Multicultural do Recife, na tarde da terça-feira 14 de agosto. Eles conheceram a emissora, que tem sua programação diária com estilos variados. "A voz do sertão" é o sucesso da emissora, que traz nos finais de tarde a música regional.
O grupo de locutores é formado por estudantes de comunicação. Seu acervo musical tem raridades em vinil. Os equipamentos vão de transmissor de válvula até um computador. O alcance da rádio atinge até 150 km, chegando até os estados vizinhos. A rádio é composta de recepção, estúdios de locução e gravação e sala de redação. O núcleo de comunicação da UFPE é que mantém a emissora.
Para finalizar, descobrimos algumas curiosidades sobre a rádio: Ela foi inaugurada em 15 de dezembro de 1995. O local já foi à Casa do Estudante. No estúdio existe a "bola de cristal" que acende no centro da mesa para avisar aos locutores quando está na hora de falar. Existe uma mesa de som que é usada somente em rádios AM.
Texto coletivo Composto pelos alunos da oficina de Rádio Comunitária do Prog. Multicultural RPA 4 MICRO 4.2 com orientação do Educador Paulo Xavier

Nenhum comentário: