segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Cobertura da gravação do CD e DVD ao vivo de 20 anos da Devotos

Nunca fiz uma cobertura tão pessoal como esta, mas é que com a Devotos tenho uma relação particular. Há 20 anos atrás, quando a banda dava seus primeiros passos, eu também dava os meus. O som desses caras faz parte da minha infância, adolescência e deste momento que estou vivendo dentro da rádio Alto Falante, rádio organizada por eles e pelas bandas do Alto.

Foi lindo ver o Alto José do Pinho lotado com gente de todo lugar, Caruaru, Maceió, São Lourenço da Mata, Natal, Salvador, Curado, Jordão, Alto do Pascoal, da MTV, de programas de TV, de toda parte veio gente para conferir a grande festa.

Com os problemas que toda gravação tem, o show de Devotos foi perfeito. Começou com "Dia Morto" e logo de cara aconteceu um problema com o pedal da bateria nova, e Cannibal fala para o público que a produção fez uma cotinha para comprá-la alegando a outra muito velha; e ele diz: " Era melhor ficar com a velha", para o riso do público, e a banda tem que tocar a música de novo. Logo depois, começa "Nós Faremos que Você Nunca Esqueça", e passa o filme na minha cabeça do show de um projeto idealizado pela banda junto com a Nação Zumbi que se chamava Acorda Povo; a Devotos tocou lá em Camaragibe com esse projeto e essa foi a com que eles começaram a apresentação, por isso, quando a ouço, lembro desse show. Depois, a banda executa "Caso de Amor e Ódio" e a roda não pára um segundo.

A comemoração também contou com convidados e o primeiro a subir no palco foi Lirinha, do Cordel do Fogo Encantado. Ele cantou "Dança das Almas", música de que participa no disco "Flores com espinhos para rei", e logo em seguida, uma excelente versão para A Matadeira, canção do Cordel, executada pela banda e voz de Cannibal e Lirinha; levantou a platéia.

Adilson Ronrona, vocalista do Matalanamão e Coordenador da rádio Alto Falante, é apresentado por Cannibal, que diz "Adilson Ronrona agora está casado e não bate mais punheta", para riso da galera. Adilson canta a música "Sociedade Alternativa" e logo depois um clássico do Matala, "Mim Dái", fez o público vibrar.

Depois a banda chama o Afoxé Ilê de Egbá para participar no meio da música "Mas Eu Insisto", e deixa o Afoxé tocando sozinho. Depois a Devotos volta para encerrar a música; uma boa parceria de Afoxé e Punk Rock, coisas do Alto José do Pinho.

Músicas como "O herói", "Futuro Inseguro", "Tem de tudo", "Machado de Assis", "Meu País", "Eu tenho pressa", "Faz parte do Cotidiano, "Roda Punk" e "Meu bairro" entraram no repertório para a alegria do público presente que cantava afinadíssimo junto com a banda.

Cannibal chama Clemente, dos Inocentes, fala sobre o prazer de dividir o palco com ele e tocam "Alien"; no telão, a exibição do ótimo videoclipe da música. Logo depois, eles mandam uma versão de Pátria Armada, dos Inocentes, canção que Clemente afirmou ter feito na época do plano cruzado.

No final, mandaram a música "Punk Rock Hardcore" e o Alto todo canta em coro na mais perfeita harmonia. A banda ainda repetiu algumas músicas que ficaram ruins na gravação, como “Eu tenho Pressa”, "Mas Eu Insisto" (gravada com o Afoxé novamente), entre outras, inclusive "Punk Rock Hardcore".

Devotos faz parte da minha história, da história de todos os presentes e fez um show histórico que vai ficar na memória de muita gente.

Por: Tarcísio Camêlo

Nenhum comentário: