quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Noticias sobre o audiovisual


MAIS NÓIA

Foram prorrogadas até 13 de setembro as inscrições para o 7ºNóia-Festival Brasileiro do Audiovisual Universitário. Este ano, acontecetambém a Mostra Cearense de Bandas Universitárias, que também teve suasinscrições extendidas, assim como a Mostra Nacional de Cinema e VídeoUniversitário, aberta a estudantes de todo o País, e a Mostra Cearensede Fotografia Universitária. O Nóia acontece no período de 28 de outubroa 1º de novembro em Fortaleza (CE).. Regulamento, inscrição e outrasinformações: www.festivalnoia.com/.

FESTIVAL EM MURIAÉ

Estão abertas as inscrições para o 3º Festival de Cinema eVídeo deMuriaé (MG). Os filmes e vídeos devem ser enviados até 27 de setembropara seleção das mostras ficção, documentário, animação, experimental ecriança. Além das exibições diárias, o Festival vai realizarapresentações artísticas, oficinas, palestras e debates sobre produçãoaudiovisual. Toda a programação terá acesso gratuito e aberto aopúblico. O evento acontece de 13 a 15 de novembro. Regulamento,inscrição e outras informações: www.faminas.edu.br/cinefestival/.

CINE GAIAE

stão abertas, até 22 de setembro, as inscrições para o CineGaia - 1ºFestival de Cinema Ambiental do Jardim Botânico (RJ), que será realizadode 31 de outubro a 9 de novembro. Serão selecionados filmes e vídeos queabordem a temática ambiental, sem restrições. Em sua primeira edição, ofestival vem tomar parte das comemorações do Bicentenário do JardimBotânico. Serão oferecidas ao público diversas atividades ligadas àconscientização ambiental. Todas as atividades e exibições serãogratuitas. Regulamento, formulário de inscrição e outras informações:www.cinegaia.org/.

MÍDIAS MÓVEIS

Até 5 de setembro
Estão abertas as inscrições para o Vivo arte.mov - 3º FestivalInternacional de Mídias Móveis, que acontece de 21 a 25 de novembro, emBelo Horizonte (MG), com realização de eventos em Brasília, Manaus,Porto Alegre, Recife e Rio de Janeiro. Além da Mostra Competitiva,aberta até 4 de outubro para obras audiovisuais brasileiras com duraçãode 20 segundos a três minutos, o Festival traz como novidade o PrêmioEspecial Mídias Locativas, aberto para projetos inéditos que explorem aspossibilidades criativas das mídias móveis. As inscrições para esseprêmio podem ser feitas até 5 de setembro. Regulamento, inscrições eoutras informações: www.artemov.net/.

OSCAR 2009

Até 8 de setembro
Estão abertas, até 8 de setembro, as inscrições para a seleçãode filmesde longa-metragem aptos a concorrer ao prêmio de melhor filme em línguaestrangeira na 81ª Premiação Anual promovida pela Academy of MotionPictures Arts and Sciences - Oscar 2009. Podem participar da seleção filmes lançados entre os dias 1º de outubro de 2007 e 30 de setembro de2008. Uma Comissão de Seleção, organizada pelo Ministério da Cultura,escolherá o filme brasileiro a ser indicado pelo pais. O nome daprodução escolhida será divulgada no dia 16 de setembro. Regulamento eoutras informações: www.cultura.gov.br/.

UP TO 3

Até 10 de setembro
Abertas as inscrições para o UP TO 3 Brazilian Short AnimationExhibition Of Toronto. A mostra de filmes de animação, que aconteceentre 6 e 9 de, novembro, no Canadá, durante o Festival de CinemaBrasileiro em Toronto, está aberta para filmes de até 3 minutos voltadosao tema "Relacionamento". As inscrições podem ser feitas até 10 desetembro. Inscrição e outras informações: www.upto3.ca/ .

JANELA INTERNACIONAL

Até 12 de setembro
Inscrições abertas para o festival Janela Internacional deCinema doRecife. O evento, que acontece de 13 a 20 de novembro, fica com asinscrições abertas até 12 de setembro. Para a mostra competitiva serãoselecionados curtas-metragens brasileiros e estrangeiros realizados apartir de 2006. Inscrições e outrasinformações:www.janeladecinema.com.br/ .

VITÓRIA CINE VÍDEO

Até 19 de setembro
Estão abertas, até o dia 19 de setembro, as inscrições para amostracompetitiva de curtas, médias e vídeos para o 15º Vitória Cine Vídeo,que acontece entre de 10 e 15 de novembro, em Vitória (ES). Serãoaceitos vídeos e filmes em 16mm e 35mm (curtas e médias-metragens), comaté 50 minutos de duração, finalizados a partir de 2007. Além da mostracompetitiva, a programação do festival conta com o lançamento delongas-metragens inéditos na cidade, o projeto Cinema na Praia, o 9ºFestivalzinho de Cinema entre outras atividades. Regulamento, inscriçõese outras informações: www.vitoriacinevideo.com.br/.

BRASIL-PORTUGAL

Até 22 de setembro
Estão abertas, até 22 de setembro, as inscrição para o Edital deCo-Produção Brasil-Portugal 2008. Serão selecionados dois projetos delonga metragem, em regime de co-produção luso-brasileira, nos gênerosficção, documentário ou animação, apresentados por empresa produtorabrasileira na qualidade de co-produtora minoritária que detenha atitularidade de, no mínimo, 20% dos direitos patrimoniais da obraaudiovisual. Cada um dos projetos selecionados receberá da Ancine ovalor equivalente em reais a US$ 150 mil. A concessão do apoiofinanceiro estará condicionada à disponibilidade orçamentária daAgência. Regulamento e outras informações: www.ancine.gov.br/.

CUCO II

Até 25 de outubro
Estão abertas, até o dia 25 de outubro, as inscrições para oFestivalCuco II - Curta Cinema Online. O Festival de Cinema e Vídeo brasileiroeste ano abre espaço para a categoria Animação. No total, serão cincocategorias premiadas: Cuco.Fic, Cuco.Doc, Cuco.B, Cuco.Art e Cuco.Anima.Regulamento, inscrições e outras informações:www.festivalcuco.blogspot.com/.
Fonte: Assessoria do MinC

Um comentário: