segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Mostra Visionários traz filmes e vídeos da América Latina ao Recife


Após estrear na sede do Itaú Cultural, em São Paulo, e passar por Fortaleza, a mostra Visionários - Audiovisual na América Latina chega à Fundação Joaquim Nabuco, no Recife, nesta terça-feira (16). Composta por 73 obras, a mostra exibe recorte representativo da produção experimental de filmes e vídeos da América Latina, incluindo países como a Guatemala, Honduras, Paraguai, El Salvador, Argentina, Colômbia, Cuba e Chile. O programa Paradigmas do experimental, de Arlindo Machado, abre a mostra às 16h. Em seguida, haverá uma palestra com os curadores Elias Levin e Roberto Cruz e o lançamento do livro-catálogo do projeto. A mostra segue até domingo (21) e a entrada é gratuita.


O projeto é resultado da pesquisa e curadoria coletiva do crítico de cinema Arlindo Machado, que fez uma antologia histórica desta produção desde os anos 60; Elias Levin (América Central, México e Caribe); Jorge La Ferla (Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai); Marta Velez (Países Andinos e Cuba); e Roberto Moreira S. Cruz (Brasil), gerente do Núcleo de Audiovisual do Itaú Cultural, que organizou o evento. Os nove programas que compõem a mostra reúnem os trabalhos a partir das regiões cobertas pelas respectivas curadorias, agrupados em propostas temáticas e conceituais. Neste mesmo semestre, a mostra estará presente também em Belo Horizonte, Salvador, Rio de Janeiro, La Paz (Bolívia), Cidade do México e Mérida (México) e Buenos Aires (Argentina).


Confira a programação completa

» Terça-feira (16) - 16h
Paradigmas do Experimental, de Arlindo Machado
Debate com os curadores Elias Levin e Roberto Cruz e lançamento do livro-catálogo Visionários - Audiovisual na América Latina

» Quarta-feira (17) - 16h
Relatos de la Frontera, de Jorge La Ferla
17h - Estados Alterados, de Marta Velez

» Quinta-feira (18) - 16h
No Zapping, de Elias Levin
17h - Trópicos Audiovisuais, de Roberto Cruz

» Sexta-feira (19) - 16h
Paradigmas da Latinidade, de Arlindo Machado
17h - Máquinas e Imaginários, de Jorge La Ferla

» Sábado (20) - 16h
De Domínio Público, de Marta Velez

» Domingo (21) - 16h
Otras Convergências, de Elias Levin


Fonte: JC Online



Nenhum comentário: