quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Cobertura: 4º dia do RecBeat 2010


Última noite do Recbeat 2010 é pra deixar saudades. O festival completou 15 anos e a comemoração foi em grande estilo, recebendo excelentes shows nos três primeiros dias de folia; e na terça-feira também não foi diferente.
As duas primeiras atrações da última noite foram dedicadas ao resgate da cultura popular do coco de roda. Adiel Luna e o coco Camará iniciou a programação animando o público que chegou cedo pra dançar o ritmo com batidas marcantes e rimas de improviso. A apresentação contou ainda com a participação especial do Mestre Galo Preto (segunda atração dedicada ao gênero). Ao acabar o tempo da atração, Adiel e companhia deixaram o público marcando o compasso enquanto desciam pra fazer o coco de lá de baixo; e assim ficaram até a segunda atração ser anunciada.
Não é à toa que recebe o titulo de mestre. Galo Preto deu uma aula de variações de coco com um lindo sorriso no rosto e muita simplicidade. Já os "alunos" se divertiram muito com o aprendizado. Na aula, teve até conselhos de educação sexual pra falar sobre a Aids em ritmo de coco e de como vender um disco de forma bem humorada. O show ainda trouxe a participação do Rap Zé Brown para improvisar junto com o mestre. Uma apresentação bem bonita de se ver.

A terceira atração da noite vem de lá do Acre, o excelente trio instrumental Caldo de Piaba. A banda mostrou a mistura do Carimbó com a guitarrada do Pará, passeando por outros gêneros como ska, rock, brega e samba rock, em releituras dançantes e envenenadas, prendendo muito bem as atenções. Muitos apostam na atração como um dos destaques para 2010.

A Cidadão Instigado, apontada por quase todas (pra não dizer todas) as listas especializadas como um dos melhores discos da década, o "Uhuuu!" (lançada ano passado), fez um dos melhores shows do Recbeat 2010. O repertório foi quase todo em cima do elogiado CD e isso já era motivo para que o show fosse emocionante. E realmente não foi diferente; uma apresentação impecável, com letras que estavam na ponta da língua do público. A banda provou porque é uma das mais relevantes do país.

A Cabezas de Cera, do México, foi a última atração dedicada à música instrumental desta edição e fechou bem o ciclo. O trio apresentou arranjos bonitos, com diferentes instrumentos, para um público concentrado e atento à boa apresentação.

O encerramento do Festival não poderia ser melhor. As bandas Eddie e Orquestra Contemporânea de Olinda se uniram pela terceira vez (antes tinham tocado no Eufrásio e no Fortim, ambos em Olinda) no mesmo palco, formando a "Orquestra" Original Olinda Style, e fizeram uma apresentação apoteótica. Com a rua Madre de Deus super lotada, as bandas celebraram o carnaval pernambucano, juntamente com um convidado muito especial, Erasto Vasconcelos. Ninguém queria deixar a "Vida Boa" e lembrar que chegava a "Quarta-feira Ingrata". A emoção era visível e o público deu um espetáculo à parte. A edição do Recbeat 2010 terminou em grande festa; todo mundo cantando "Não vou em embora", com toda e maior sinceridade do mundo, pois ninguém queria ir embora dali mesmo.

Nenhum comentário: